VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

Compartilhe
    palonan
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 18

Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

Mensagem  palonan em Ter Ago 28 2012, 23:57

Marcus36X escreveu:Por que sera que brasileiro gosta de economia porca?
    Se linha de pesca fosse Tao bom, todo mundo usava.
    Nunca vi o Bene Rodrigues, Nelson Mari ou outro modelista top usando...
    Bom, cada um cada dois...
    Boa sorte!

Caro Marcos boa noite, como outros amigos já falaram, penso que cada um deve ter a liberdade de experimentar e comentar, não sei a quanto tempo pratica aeromodelismo, mas sou do tempo que tudo era muito difícil e escasso. Não vejo como economia porca, pode ser uma evolução, é fato que o cabo de aço é pesado, tem grande resistência ao ar, forma piques e pontas durante o uso. E o que usamos hoje em dia já evoluiu em muito, antigamente eram muito inferiores, aliás vale lembrar que:

- Rodas eram de madeira e hoje são de vários materiais resistentes e mais leves.
    - Combustível era mistura de Óleo de Rícino e Metanol, cheio de açúcar, o motor custava a pegar e por mais filtros que usássemos o motor vivia engasgando e dando problemas, o lemas era horas de dedicação para 5 minutos de prazer.
    - Starter de velas eram feitos de pilhas soldadas.
    - O avião era entelado com papel seda e Dope e se desse bobeira o dope torcia toda asa.
    Concluindo, eu poderia lhe dar vários exemplos de mudanças e evoluções em prol do nosso hobby e acredito que a linha possa ser mais uma delas, não é caso de quem tem mais razão e sim de experiências e busca de inovações.Quem resiste muito a novas idéias pode estar certo ou ficar ultrapassado e como dizia Raul Seixas, "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".

Muito obrigado Jorge sua ajuda valeu muito depois lhe falo os meus resultados.

Grande Abraço a todos do forum.
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Mensagem  Marcus36X em Qua Ago 29 2012, 06:18

Tenho um cabo pylon brand 64' que tem 27 anos de uso.
    E o cabo que uso hj no meu cheyenne que pesa 1,9 kg.
    No teste de tracao puxou 25kg e de boa.
    Cada um cada dois e chegado esse papo de old school comigo nao Cola.
    Depois te mando umas ftz dos tributos a Raul que ja fui ou tocando um Raul.
    Abc
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 230

Mensagem  JORGE em Qua Ago 29 2012, 09:04

palonan escreveu:
    Boa sorte!

Caro Marcos boa noite, como outros amigos já falaram, penso que cada um deve ter a liberdade de experimentar e comentar, não sei a quanto tempo pratica aeromodelismo, mas sou do tempo que tudo era muito difícil e escasso. Não vejo como economia porca, pode ser uma evolução, é fato que o cabo de aço é pesado, tem grande resistência ao ar, forma piques e pontas durante o uso. E o que usamos hoje em dia já evoluiu em muito, antigamente eram muito inferiores, aliás vale lembrar que:

- Rodas eram de madeira e hoje são de vários materiais resistentes e mais leves.
    - Combustível era mistura de Óleo de Rícino e Metanol, cheio de açúcar, o motor custava a pegar e por mais filtros que usássemos o motor vivia engasgando e dando problemas, o lemas era horas de dedicação para 5 minutos de prazer.
    - O avião era entelado com papel seda e Dope e se desse bobeira o dope torcia toda asa.
    Concluindo, eu poderia lhe dar vários exemplos de mudanças e evoluções em prol do nosso hobby e acredito que a linha possa ser mais uma delas, não é caso de quem tem mais razão e sim de experiências e busca de inovações.Quem resiste muito a novas idéias pode estar certo ou ficar ultrapassado e como dizia Raul Seixas, "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".

No início deste ano, se não me engano tivemos um acidente grave com um colega , se não me engano o Edu que estava ensinando uma criança a pilotar e na tentativa de salvar o aeromodelo, teve o cabo de aço enrolado no seu dedo que foi completamente decepado.Pergunta a êle e ao Verol que treina seu filho, o que eles preferem agora usar.Pergunta aqueles que moram em cidades onde chove muito e com descargas elétricas frequentes, o que preferem utilizar. Eu usei muito os dois tipos de cabo (mais de 1000 vôos com cada um delses)e prefiro o de Spectra (são mais seguros; duráveis;mais simples de se fazer os terminais; mais fáceis de ajustar o comprimento durante os treinos;não exigem tantos cuidados como os de aço; são 15X mais resistentes a tração do que os cabos de aço do mesmo diâmetro).Quem nunca comparou os dois na prática está dando opinião na base do achismo ou por ter ouvido falar.Existem interesses econômicos por traz da não legalização para competições em F2B, embora seja permitido e acho que até obrigatório no Combate. Penso ser só uma questão de tempo. Vários top americanos já usam o Spectra em treino, o Martin sabe disso, e não demora muito os top brasileiros estarão também usando.
    ....Só quem é capaz de pensar é capaz de mudar de opinião....
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qua Ago 29 2012, 10:20

JORGE escreveu:
    palonan escreveu:
    Boa sorte!

Caro Marcos boa noite, como outros amigos já falaram, penso que cada um deve ter a liberdade de experimentar e comentar, não sei a quanto tempo pratica aeromodelismo, mas sou do tempo que tudo era muito difícil e escasso. Não vejo como economia porca, pode ser uma evolução, é fato que o cabo de aço é pesado, yen grande resistência ao ar, forma piques e pontas durante o uso. E o que usamos hoje em dia já evoluiu em muito, antigamente eram muito inferiores, aliás vale lembrar que:

No início deste ano, se não me engano tivemos um acidente grave com um colega , se não me engano o Edu que estava ensinando uma criança a pilotar e na tentativa de salvar o aeromodelo, teve o cabo de aço enrolado no seu dedo que foi completamente decepado.Pergunta a êle e ao Verol que treina seu filho, o que eles preferem agora usar.Pergunta aqueles que moram em cidades onde chove muito e com descargas elétricas frequentes, o que preferem utilizar. Eu usei muito os dois tipos de cabo (mais de 1000 vôos com cada um delses)e prefiro o de Spectra (são mais seguros; duráveis;mais simples de se fazer os terminais; mais fáceis de ajustar o comprimento durante os treinos;não exigem tantos cuidados como os de aço; são 15X mais resistentes a tração do que os cabos de aço do mesmo diâmetro).Quem nunca comparou os dois na prática está dando opinião na base do achismo ou por ter ouvido falar.Existem interesses econômicos por traz da não legalização para competições em F2B, embora seja permitido e acho que até obrigatório no Combate. Penso ser só uma questão de tempo. Vários top americanos já usam o Spectra em treino, o Martin sabe disso, e não demora muito os top brasileiros estarão também usando.
    ....Só quem é capaz de pensar é capaz de mudar de opinião....

Pois e, Como nao sou pescador, resolvi perguntar a alguns amigos que praticam pesca esportiva de forma seria e regular, pessoas que entendem do assunto.
    A resposta de todos foi vc ta louco? Linha de pesca e pra pescar...
    Nunca vi em um carro ou maquina fio de nylon, spectra ou a porcaria que seja substituir um cabo de aco. Se fosse assim Tao bom, Como que cabos de freio de Mao ainda sao de aco e nao de spectra?
    Acho que ficar falando que e melhor esse do que aquele deve se ter Como provar, e a pratica PROVA que linha de pesca so serve para pescar.
    Quer usar pra voar? Phodase, problema seu, eu nao voo quando chove e ate linha de pipa corta, ja viu acidentes com motoqueiros? Linha 10 que se parte facilmente com a Mao degola pescocos sabiam?
    Continuo com a mesma opiniao, economia porca e Como dizia Raul, o problema e muita "estrela" pra pouca constelacao...
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  JORGE em Qua Ago 29 2012, 12:02

Aqui apresentei um pouco da minha experiência pessoal, acho que é para isso que serve um fórum. Ninguém é obrigado a fazer o que é melhor para mim, cada um decide o que quer ou não usar segundo suas necessidades e convicções. Não é necessário partir para agressões nem usar palavrões, o melhor seria apresentar opinião um pouco mais embasada.
    Para quem realmente quiser saber um pouco mais o que é Spectra=Dyneema (na realidade é um nome fantasia do HMPE) e saber que esta fibra é usada na fabricação de material bélico; coletes a prova de balas; velas de barco; cabos de barco; fios cirúrgicos; próteses ortopéticas entre outras, digita no Google a frase abaixo:
    high-modulus polyethylene (HMPE)
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 485

Mensagem  Mantovani em Qua Ago 29 2012, 14:06

A enérgica discussão me deixou curioso: o que seria referente ao cabo de aço de 0,15 para 18, 19 metros?

Vou voar um SuperStar com motor 40.

Abraços.
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mantovani em Qua Ago 29 2012, 14:07

As de 200 lbs que vi tem 0,75 mm.

carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  carlão eckert em Qua Ago 29 2012, 14:50

use cabo brodak 0,15 de 18,5 que não vai ter problemas nos seus próximos 12 meses, isso é garantido. caraca um cabo não custa 50 lascas e é feito para isso.
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qua Ago 29 2012, 15:28

Gostaria de salientar o fato de que a discussão é sempre boa quando se tira algo de positivo.
    Foram apresentados n motivos pelo qual todos deveriam voar com "spectra" ou sei lá o que.
    O fato, e contra fatos não há argumentos, é que para todos os meus amigos/alunos que são engenheiros, perguntei se algum deles trocaria um cabo de aço por um "spectra sei lá o que", todos unanimes em suas respostas: NUNCA.
    O que acontece é que os brasileiros tem essa necessidade de "inventar" sempre, por isso que quando vamos as pistas, é tanta gambiarra que se ve, em todos os sentidos.
    Ai, alguem até falou que sabe dar um nó melhor do que o descrito no livro da AMA...
    Do mesmo jeito que se colocaram motivos para se usar linha de pesca, existem o dobro de motivos para não se usar.
    Só lembrando que quando um peixe arrebenta a linha, ele só foge, já um aeromodelo, pode até causar um acidente de proporções terriveis.
    NUNCA vi trilheiro desatolando jipe com linha de pesca, spectra ou sei lá o que, NUNCA vi guindastes ou gruas usando HMPE, NUNCA vi equilibrista ou trapezista usando também, então...
    Só acho que quem quer usar linha de pesca não deveria dizer que cabo de aço não presta, pois isso não é verdade.
    Fica parecendo que quem usa cabo de aço é troxa e quem usa HMPEPQP é esperto, e não é por ai, porque aqui não tem nenhum troxa.
    Mas isso a gente ve direto, o cara compra carro importado, audi, mercedez, e depois abastece com gasolina comum.... A galera por aqui adora fazer isso. Bom, o cara gasta 1500 dilmas pra fazer um avião, mas vai economizar no cabo... affraid
    Eu, Marcus, se estiver em uma pista que tenha alguem usando essa linha, não fico perto quando o avião for voar.

Com dizia Raul: "E pra quem provar que eu estou mentindo... eu tiro meu chapeu..."
    Wagner
    Admin
    Admin

Número de Mensagens : 724
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.

Mensagem  Wagner em Qua Ago 29 2012, 17:37

Senhores.

Chego um tanto atrasado, mas tenho minhas prioridades e o VCC não é uma delas.

Ou se debate de forma educada ou não se debate, não vou trancar tópico nenhum, e o uso de palavras de baixo calão ou ofensivas tem que ser evitado.

Peço o seguinte favor: se for para debater mais, que seja com cavalheirismo e respeito mútuo, senão esta estrutura perde sua finalidade.

Agradeço à todos.

Wagner

Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    palonan
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  palonan em Qua Ago 29 2012, 23:43

JORGE escreveu:
    Aqui apresentei um pouco da minha experiência pessoal, acho que é para isso que serve um fórum. Ninguém é obrigado a fazer o que é melhor para mim, cada um decide o que quer ou não usar segundo suas necessidades e convicções. Não é necessário partir para agressões nem usar palavrões, o melhor seria apresentar opinião um pouco mais embasada.
    Para quem realmente quiser saber um pouco mais o que é Spectra=Dyneema (na realidade é um nome fantasia do HMPE) e saber que esta fibra é usada na fabricação de material bélico; coletes a prova de balas; velas de barco; cabos de barco; fios cirúrgicos; próteses ortopéticas entre outras, digita no Google a frase abaixo:

Jorge vamos continuar o papo, acho que o amigo Marcos se excedeu e não é meu interesse brigar por razão de nada ainda mais quando se falta com respeito. Voltando ao assunto, por minha experiência de uso de multifilamentos a dyneema é menos abrasiva do que a spectra viu Jorge, não acredito que para finalidade que queremos terá mais durabilidade e segurança.
    palonan
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  palonan em Qua Ago 29 2012, 23:47

Mantovani escreveu:As de 200 lbs que vi tem 0,75 mm.

Mantovani boa noite, amigo 200 lbs é muito exagerado, seria uma pressão de um peso de 100kg. Vou testar a uma linha de 30lbs de 0,22mm, para motor 35, o que representa praticamente menos de 50% do cabo convencional numero 15 que mede aproximadamente 0,52mm.
    palonan
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  palonan em Qua Ago 29 2012, 23:48

Wagner escreveu:Senhores.

Chego um tanto atrasado, mas tenho minhas prioridades e o VCC não é uma delas.

Ou se debate de forma educada ou não se debate, não vou trancar tópico nenhum, e o uso de palavras de baixo calão ou ofensivas tem que ser evitado.

Peço o seguinte favor: se for para debater mais, que seja com cavalheirismo e respeito mútuo, senão esta estrutura perde sua finalidade.

Agradeço à todos.

Wagner

Obrigado pelas palavras Wagner, compartilho do mesmo objetivo e sentimento.
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qui Ago 30 2012, 18:58

Mais um tópico no stunthangar sobre o assunto, esse focando 1/2A

http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=25825.0

Eu prestaria muita atenção aos nós das terminações...
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mantovani em Qui Ago 30 2012, 19:29

palonan escreveu:

Mantovani boa noite, amigo 200 lbs é muito exagerado, seria uma pressão de um peso de 100kg. Vou testar a uma linha de 30lbs de 0,22mm, para motor 35, o que representa praticamente menos de 50% do cabo convencional numero 15 que mede aproximadamente 0,52mm.

Falei das 200 lb por ser o título do post. Obrigado por clarear!

Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mantovani em Qui Ago 30 2012, 19:31

Marcus36X escreveu:Mais um tópico no stunthangar sobre o assunto, esse focando 1/2A

http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=25825.0

Eu prestaria muita atenção aos nós das terminações...

Minha conta ainda está inativa. Vou checar assim que liberar.

palonan
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  palonan em Sex Ago 31 2012, 01:20

Mantovani escreveu:
    palonan escreveu:

Falei das 200 lb por ser o título do post. Obrigado por clarear!

Amigo Montovani bom dia, checando as minhas tralhas achei uma linha da Berkley de 50LB de 0,21mm, é uma ótima opção.
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  JORGE em Sex Ago 31 2012, 09:02

Palonan,
    Acho que a Berkley é a que tem menor diâmetro com relação a libragem, o que seria vantagem pois provoca menos arrasto. Ainda não experimentei.
    A Spider achei muito flexível e não gostei.É bom para pescar Robalos e outros peixes que "sugam" a isca, desde de que coloque um lider de fluorcarbobono, mas para VCC não gostei.
    A Vexter experimentei e gostei.
    A Triumph é a que estou usando no momento é é muito boa, embora com diâmetro não muito pequeno com relação a Berkley. Pouco flexível,precisa fazer uma tração forçada primeiro até ela parar de ceder para depois usar. Usando a Triumph em comparação com aço 0.15, não existe diferença nenhuma quanto ao arrasto e sensibilidade de comandos, só que é um conjunto mais leve e assim vai precisar de menos pêso na asa externa.
    Esses fios não são aceitos para competições que seguem regras AMA (NATS por exemplo), mas não sei nenhuma restrição nas regras FAI com relação ao tipo de fio.Quem estiver com tempo, faz o favor de dar uma conferida.
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sex Ago 31 2012, 09:49

palonan escreveu:
    JORGE escreveu:

Jorge vamos continuar o papo, acho que o amigo Marcos se excedeu e não é meu interesse brigar por razão de nada ainda mais quando se falta com respeito. Voltando ao assunto, por minha experiência de uso de multifilamentos a dyneema é menos abrasiva do que a spectra viu Jorge, não acredito que para finalidade que queremos terá mais durabilidade e segurança.

Em primeiro lugar, se houve excessos foram de todos os envolvidos, incluindo vc, então seja homem e segura a sua onda.
    Pra mim, linha de pesca e coisa de durango kid e já tenho EVIDENCIAS mais do que o suficiente para não usar.
    E meu nome é MARCUS, não é marco e nem marcos.
    Acho engraçado, o cara fala um monte como se fosse o dono da verdade e depois se faz de vitima, coitadinho.
    Vira homem!!

MARCUS
    palonan
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  palonan em Sab Set 01 2012, 01:49

JORGE escreveu:Palonan,
    Acho que a Berkley é a que tem menor diâmetro com relação a libragem, o que seria vantagem pois provoca menos arrasto. Ainda não experimentei.
    A Spider achei muito flexível e não gostei.É bom para pescar Robalos e outros peixes que "sugam" a isca, desde de que coloque um lider de fluorcarbobono, mas para VCC não gostei.
    A Triumph é a que estou usando no momento é é muito boa, embora com diâmetro não muito pequeno com relação a Berkley. Pouco flexível,precisa fazer uma tração forçada primeiro até ela parar de ceder para depois usar. Usando a Triumph em comparação com aço 0.15, não existe diferença nenhuma quanto ao arrasto e sensibilidade de comandos, só que é um conjunto mais leve e assim vai precisar de menos pêso na asa externa.
    Esses fios não são aceitos para competições que seguem regras AMA (NATS por exemplo), mas não sei nenhuma restrição nas regras FAI com relação ao tipo de fio.Quem estiver com tempo, faz o favor de dar uma conferida.

Pois é Jorge é a Triumph que eu representava, a spider é feita de spectra e as outras de dyneema, já a informação de bitóla e resistência de caixa da Berkley não pode se considerar real, existe algo estranho ali.
    Quanto ao uso, como calculamos a força de tração do modelo?
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  JORGE em Sab Set 01 2012, 13:10

palonan escreveu:

Pois é Jorge é a Triumph que eu representava, a spider é feita de spectra e as outras de dyneema, já a informação de bitóla e resistência de caixa da Berkley não pode se considerar real, existe algo estranho ali.
    Na prática, que eu saiba ninguém calcula a força de tração que o modelo está exercendo, todos procuram, para obedecer o regulamento, um fio que suporte no mínimo 10 vezes o pêso em kilogramas do aeromodelo que é a carga que será exercida sobre seus cabos conectado ao aeromodelo durante o teste de tração que é realizado antes de cada vôo FAI. Como em média o pêso máximo dos aeros que estão competindo na FAI fica em torno dos 2Kg, então neste caso no teste de tração vai ser exercido 20Kg. Assim estou usando fios de 80lbs (40Kg) o que está exagerado para meu modelo que pesa 1,75 Kg, no futuro vou passar a usar fios de 60lbs (30Kg)lógicamente de menor diâmetro.
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Seg Set 03 2012, 21:59

Mais um tópico no stunthangar sobre cabos.
    Interessante descobrir que os top na verdade usam cabo sólido, aquele cabo liso.
    Da um trabalho, mas segundo Bob Hunt, é muito mais preciso.
    Apesar de ter perguntado sobre as linhas de pesca, bem poucos se manifestaram sobre o assunto... Question Question lol!

http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=28378.0

Abc

palonan
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  palonan em Ter Set 04 2012, 00:28

JORGE escreveu:
    palonan escreveu:

Na prática, que eu saiba ninguém calcula a força de tração que o modelo está exercendo, todos procuram, para obedecer o regulamento, um fio que suporte no mínimo 10 vezes o pêso em kilogramas do aeromodelo que é a carga que será exercida sobre seus cabos conectado ao aeromodelo durante o teste de tração que é realizado antes de cada vôo FAI. Como em média o pêso máximo dos aeros que estão competindo na FAI fica em torno dos 2Kg, então neste caso no teste de tração vai ser exercido 20Kg. Assim estou usando fios de 80lbs (40Kg) o que está exagerado para meu modelo que pesa 1,75 Kg, no futuro vou passar a usar fios de 60lbs (30Kg)lógicamente de menor diâmetro.

Exatamente Jorge, é carga do aeromodelo mesmo 10X como disse eu tb faço o teste assim, porém as linhas são classificadas pelo ponto de ruptura ou seja acima daquele peso especificado ela irá romper e no caso da Berkley ela tem uma libragem maior que realmente suporta, não por erro, longe disso a Berkley é uma marca excelente e uma empresa muito séria, mas é que eles usam uma tabela de referência diferente, então convém agente colocar uma margem de segurança.

Abraços.
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Ter Set 04 2012, 13:16

Outro sobre spectra, esse com resultado positivo

http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=28401.0

Abç
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Dom Out 07 2012, 14:04

Mais Stunthanger

http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=28711.0

abç

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Ago 20 2017, 23:45