VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

Compartilhe
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 765

Re: Linha multifilamentos 200lbs, ao invés de cabo de aço.

Mensagem  martin em Seg Jan 16 2012, 21:23

Só para esclarecer:

O Regulamento AMA EXPRESSAMENTE PROIBE uso de Linhas Spectra em Competição, é permitido somente para voo sport e de demonstração, a não ser que as regras especificas de um evento permita expressadamente uso de linha Spectra.

Tirado do Regulamento AMA:

"Lines made of Spectra fiber, made of gel spun ultra high molecular weight polyethylene are permitted for sport flying and demonstration purposes. Spectra lines are not permitted in competition unless the specific rules for the event flown expressly permit such use.

Regulamento da FAI eu ainda não pesquisei.

Martin
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 230

Mensagem  JORGE em Seg Jan 16 2012, 21:32

martin escreveu:Só para esclarecer:

O Regulamento AMA EXPRESSAMENTE PROIBE uso de Linhas Spectra em Competição, é permitido somente para voo sport e de demonstração, a não ser que as regras especificas de um evento permita expressadamente uso de linha Spectra.

"Lines made of Spectra fiber, made of gel spun ultra high molecular weight polyethylene are permitted for sport flying and demonstration purposes. Spectra lines are not permitted in competition unless the specific rules for the event flown expressly permit such use.

Martin

Olá Martin,
    Por acaso explicam o motivo de se poder usar em sport flying e não em competition ?
    Abraço,
    Jorge
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Seg Jan 16 2012, 21:43

JORGE escreveu:

Martin

Olá Martin,
    Por acaso explicam o motivo de se poder usar em sport flying e não em competition ?
    Abraço,
    Jorge

Ola Jorge,

Não falam nada sobre os motivos. Mas como sabe os EUA são cheio de problemas com o direito civil. Isso não quer dizer que Spectra seja boa e nem ruim. Simplesmente pela regra da AMA Spectra não pode ser usado em Competição.

O Beto fez uma excelente pergunta, que estava esperando voce responder. Se pegar oleo de como fica o cabo Spectra? E agua, o fio absorve alguma coisa e muda de peso? acho que não por ser de pesca mas fico na dúvida.

Martin
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 471

Mensagem  marioverol em Seg Jan 16 2012, 22:02

100% resistente a água (não acumula água)...Oleo eu não sei...
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  JORGE em Seg Jan 16 2012, 22:44

betocastrucci escreveu:Jorge,

o óleo do motor impregna nesses cabos, ou basta uma limpadinha que sai tudo? Qual a marca e tamanho que você está usando?
    O grande problema do cabo de aço para mim é que marca com muita facilidade, e tem efeito mola, depois de um bom tempo guardado fica espiralado.

Abraços,
    Beto Castrucci
    Olá Beto,
    Tudo bem ?
    Quanto ao óleo não sei, porque o óleo não atingiu meus cabos de spektra nestes mais de 500 vôos até agora com eles. Quanto a água, as boas marcas não absorvem água porque se absorverem água, além de ficarem mais pesadas dificultando os arremessos longos ficam também mais aderidas nas bobinas das carretilhas de pesca o que também atrapalha nos arremessos.
    Comecei usando num Banshee marca Vexter de 25 libras e aproximadamente 0.15mm de diâmetro. Usei por aproximadamente 300 vôos e estão em perfeito estado.
    Fiz 500 vôos aproximadamente com Pathifinder perfilado + Vector usando cabos de 19 metros CC de multifilamento marca Tryumph de 80 libras e 0,44mm de diâmero. Estão em perfeito estado (mais achei o diâmetro grande e absorvia um pouco de água). Mais 500 vôos com os mesmos modelos usando cabo de aço transado 0.15mm que já rompeu 1 dos fios do trançado e não estão mais confiáveis para voar com eles.
    Há duas semanas estou usando um fio marca SPIDERWIRE modelo high performance braid de 50 libras e 0,17mm de diâmetro que parecem não absorver água.Não sei ainda a durabilidade.
    Conheço fios de alta performance há mais de 30 anos por força da prática de Tiro com Arco, modalidade que já tive a honra de representar o Brasil em vários campeonatos internacionais, sendo 4 mundiais, 2 Panamericanos e na Olimpiada de Seoul. Usamos este tipo de fios para confeccionar as cordas dos arcos.
    O impacto do arco sobre a corda a cada tiro é cerca de 50 libras. Num único treino diário um atleta olímpico dá de 300 a 1000 tiros. Fios que distendem; se rompem com facilidade; sejam pesados; absorvam humidade, não servem. Assim conheço porque utilizei o Dacron; O Kevlar; o Mylar e o polímero de polietileno de alta densidade (Spektra ou Dyneema) que no tiro com arco já utilizamos a mais de 5 anos e é de longe o melhor fio até o momento.
    Entretanto, existem diferentes fabricantes de fios de polímero de polietileno e alguns fazem blends com outros polímeros para acentuar determinadas características úteis para essa ou aquela finalidade e também existem fabricantes que conseguem fazer fios com menos espessura e mais resistência que outros.Alguns inclusive fazem fios mais "elásticos" (que não são adequados para VCC) e outros fios quase inextensíveis.
    Conclusão: Não basta sair comprando qualquer fio de Spectra e colocando no seu modelo TOP.Recomendo que antes e colocar um fio de Spektra no seu aeromodelo faça também seus próprios testes de segurança para não terem dissabores.E atenção também ao nó que irá usar porque se der nó indevido, o fio se rompe.
    Um grande abraço,
    Jorge Canela RS
    --------------------------------------
    O conhecimento é limitado, ilimitado mesmo é a ignorância.
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Ter Jan 17 2012, 01:19

Martin

inhóóóóóó O Luiz já tinha mencionado sobre a AMA na pagina anterior e não tinha visto. sorrryyyyy

Martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Ter Jan 17 2012, 01:31

Jorge,

Vou pegar um pouco dessa linha que voce me arrumou e vou colocar um pedaço atras de um pipadinho cuspidor de oleo para ver o que acontece. Que é o que acontece no dia a dia nas pistas por aqui. Depois mando para uma analise na NASA kkKKkkkk

Abraço,

Martin

lcdmf40
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 314

Mensagem  lcdmf40 em Dom Jan 22 2012, 19:19

Quanto ao oleo tambem não sei. Minha experiencia e so com o eletrico. Vamos aguardar o teste do Martin.

Ja foi dito aqui que semente de capim, aquela que gruda na calça da gente tambem gruda no multifilamento.

Outra limitação é quanto a temperatura. Como os fios são extremamente finos tem uma superficie enorme para entrar em combustão.

Uma vez eu estava tentando colocar tubinho termo-contratil na emenda. Fui chegando o isqueiro lentamente e antes de a luva encolher o cabo literalmente se evaporou na minha mão.

Cuidado com fumantes na pista!!

Abraços

Luiz Carlos

palonan
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 18

Mensagem  palonan em Qui Ago 23 2012, 00:15

Amigos boa noite, gostei da novidade. Sou novo no forum e pratico vcc desde 1985, mas estava parado a 15 anos ou mais rsssss. Sou pescador tb e fui representante de material de pesca, conheço muito bem as linhas de multifilamento, sempre pensei algo melhor que cabos de aço, alguém poderia me mostrar como estão fechando os ilhós nas pontas?
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  JORGE em Qui Ago 23 2012, 10:41

palonan escreveu:Amigos boa noite, gostei da novidade. Sou novo no forum e pratico vcc desde 1985, mas estava parado a 15 anos ou mais rsssss. Sou pescador tb e fui representante de material de pesca, conheço muito bem as linhas de multifilamento, sempre pensei algo melhor que cabos de aço, alguém poderia me mostrar como estão fechando os ilhós nas pontas?

Na página CLG-6 do regulamento AMA encontrado no link abaixo voce tem o que procura. Como és pescador, vais ver que se trata de nó de correr.
    www.modelaircraft.org/files/2011-2012CLGeneral4.pdf
    PS.: Curioso verificar que alguém da lista acha estranho usar fio de "pesca" para VCC e a vida toda tem usado "arame de música" sem se dar conta. O cabo de aço é "Music Wire".
    Abraço,
    Jorge
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Mensagem  Marcus36X em Qui Ago 23 2012, 18:31

Um tópico sobre o assunto no stuka

http://www.clstunt.com/htdocs/dc/dcboard.php?az=show_topic&forum=103&topic_id=377493&mesg_id=377493&page=

Foi observado que a linha de pesca tem a tendencia de se tornar abrasiva e poderia acabar se cortando, com o enrrolamento dos cabos e o movimento de controle.

Abç
    palonan
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 18

Mensagem  palonan em Sex Ago 24 2012, 01:16

Obrigado Jorge foi de grande valia a informação na verdade é um nó bem parecido com os que dou no anzol, vou até preferir usar o meu rsssss. Realmente achei genial, as linhas de Dyneema são menos abrasivas que as de Spectra, acredito que devam ser mais interessantes, são extremamente resistentes a tração, durabilidade muito grande, extremamente leves, respostas super rápidas e resistência ao ar muito menor que o cabo, bom no uso para pesca esportiva tenho grande experiência hehehe. Vou usar com certeza, tenho muita linha em casa e sem falar que é um absurdo o preço que é vendido um cabo para VCC, sem falar seus vários inconvenientes.

Abraços.
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sex Ago 24 2012, 07:49

Por que sera que brasileiro gosta de economia porca?
    Se linha de pesca fosse Tao bom, todo mundo usava.
    Nunca vi o Bene Rodrigues, Nelson Mari ou outro modelista top usando...
    Bom, cada um cada dois...
    Boa sorte!
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sex Ago 24 2012, 07:51

JORGE escreveu:
    palonan escreveu:Amigos boa noite, gostei da novidade. Sou novo no forum e pratico vcc desde 1985, mas estava parado a 15 anos ou mais rsssss. Sou pescador tb e fui representante de material de pesca, conheço muito bem as linhas de multifilamento, sempre pensei algo melhor que cabos de aço, alguém poderia me mostrar como estão fechando os ilhós nas pontas?

Na página CLG-6 do regulamento AMA encontrado no link abaixo voce tem o que procura. Como és pescador, vais ver que se trata de nó de correr.
    PS.: Curioso verificar que alguém da lista acha estranho usar fio de "pesca" para VCC e a vida toda tem usado "arame de música" sem se dar conta. O cabo de aço é "Music Wire".
    Abraço,
    Jorge

As definicoes de arame e cabo sao bem diferentes...
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sex Ago 24 2012, 07:57

Mas se a galera ta afim de algo diferente, e so contatar o Peter Parker AKA Spiderman,
    E pegar a formula do webfluid ( fluido de teia) que ele inventou, deve ser bom...
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 485

Mensagem  Mantovani em Sex Ago 24 2012, 09:37

Concordo com os que são céticos às mudanças. O que funciona simplesmente funciona.
    Adrianogardini
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 86

Mensagem  Adrianogardini em Sex Ago 24 2012, 12:00

Desde que o VCC era U-control sempre usaram cabo de aço, não acho que agora iria mudar. Eu nunca iria tentar usar uma linha dessas, sei lá, derrepende estoura e fere alguem.

Adriano
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  JORGE em Sex Ago 24 2012, 12:03

Marcus36X escreveu:
    JORGE escreveu:

Abraço,
    Jorge

Veja no regulamento AMA página CLG-2 na tabela diz "Music Wire Size" tradução de wire = arame ou fio music= música, arame; fio ou cabo , não é de pesca mas é de música.KKKkkkkkkkkkkk
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3323

Mensagem  Morcegão em Sex Ago 24 2012, 12:49

kkkkkkkkkkkkkkkk
    Cavalheiros, por favor... kkkkkkkkkkkk tongue
    Depois de tudo isto não sei se pesco ou afino meus cabos para tocar... huahuahua
    Very Happy Very Happy Smile
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  JORGE em Sex Ago 24 2012, 17:00

Morcegão escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkk
    Cavalheiros, por favor... kkkkkkkkkkkk tongue
    Depois de tudo isto não sei se pesco ou afino meus cabos para tocar... huahuahua
    Very Happy Very Happy Smile

Se estressou ? Tá nervoso ? VAI PESCAR ! KKkkkkkkkkk
    Adrianogardini
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Adrianogardini em Sex Ago 24 2012, 17:03

Essa linha é da boa, mil e uma utilidades:

1- Cabo para VCC;
    2- Linha de pesca;
    3- Corda para violão;
    4- Corda para varal, deve dar certo;
    5- Corda para amarrar coisas em rack de carro;
    6- Corda para prender a mulher ao pé da mesa, a melhorrrrrrrrrrrr.

Adriano
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sex Ago 24 2012, 17:30

JORGE escreveu:
    Marcus36X escreveu:
    JORGE escreveu:

Abraço,
    Jorge

Veja no regulamento AMA página CLG-2 na tabela diz "Music Wire Size" tradução de wire = arame ou fio music= música, arame; fio ou cabo , não é de pesca mas é de música.KKKkkkkkkkkkkk

O Music wire ou piano wire é assim chamado por ser a "corda" do piano e é um arame sólido, como muita gente já usou no passado, era o cabo "liso", e inclusive é usado para pesca, no filme Jaws (Tubarão) o piano wire é citado 2 vezes...
    O cabo trançado que a maioria usa para voar é diferente, portanto, agora é só jogar a isca e esperar...

O ruim é que a maré não ta pra peixe!KKKKKKKKKKK

Abç
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3323

Mensagem  Morcegão em Sex Ago 24 2012, 18:05

Jorge, eu estressado? To é morrendo de rir disto tudo. Acho que cada um deve usar aquilo que quer usar e mais uma vez entramos numa daquelas em que não vamos jamais chegar a um acordo.
    Não defendo nenhum dos lados neste caso, já que até hoje só usei os cabos tradicionais. Também não pretendo ofender ninguém com minhas piadinhas. Eu sou assim mesmo. kkkkkkkkkkkkkkkkk Very Happy
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 400

Mensagem  Nandoflb em Sex Ago 24 2012, 21:36

quem quer gastar pouco(500doletas pedido minimo) e ter estoque de cabo para 3 vidas.. é só acessar esse site e comprar!

100% garantido padrão Brodak Pylon, RSM e cia ltda.

http://www.cablestrand.com/products/fly-by-wire-control-line/
    Adrianogardini
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Adrianogardini em Seg Ago 27 2012, 08:11

Eu comprei dois desse agora em Maio quando fui para Orlando, paguei 25 dolares cada rolo desses. Comprei um de 0,18 e outro de 0,15.

Adriano

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg Out 23 2017, 01:11