VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

    Terceiro cabo e suas possíveis montagens

    Compartilhe
    avatar
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP

    Número de Mensagens : 155
    Idade : 52
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Terceiro cabo e suas possíveis montagens

    Mensagem  Beto escala em Seg Nov 19 2007, 23:49

    Terceiro cabo – como montar?

    Como eu expliquei em minha matéria anterior, a primeira coisa que devemos prestar atenção é a posição final do motor, pois a montagem do terceiro cabo depende exclusivamente dela. Devemos lembrar que ao puxarmos o terceiro cabo, ele deverá desacelerar o motor, ou seja, ele fechará a entrada de ar do carburador. Somente com estas duas informações: a posição exata do motor e puxando fechamos o carburador, é que definimos como será a montagem do terceiro cabo, pois estaremos usando uma regra da física para seu funcionamento: a alavanca.

    Os desenhos abaixo devem dar uma luz sobre o caso:







    Volto a afirmar que devemos prestar e muita atenção na forma que vamos montar o nosso terceiro cabo. Pelos desenhos acima, temos duas opções de montagem: o que difere em cada uma delas é a posição do balancim que servirá de comando para o sobe e desce do modelo, ou seja, ou ele estará em uma ponta do balancim de aceleração, ou na outra. Vejam estes desenhos abaixo que exprimem melhor :





    Aproveito para dizer que irei adotar apenas uma das montagens acima para continuar a explicação, pois senão, o texto tomará um vulto enorme colocando sempre duas imagens representando as duas possíveis montagens, ok? Eu escolhi para continuar a montagem 2.

    Devemos notar que nos desenhos aparece um batente de alta velocidade. Por quê? Bem, não podemos esquecer que em nossa montagem normal, o balancim é pivoteado em uma base dura, seja uma plataforma de compensado, seja uma madeira dura em cima e embaixo, certo? Então se voarmos normalmente, todo o esforço do balancim estará centrado em seu ponto de apoio central, enquanto que ao voarmos com o terceiro cabo, este ponto de apoio central estará na ponta do balancim inferior, ou seja, o ponto de apoio estará suspenso, incorrendo em uma certa fragilidade do mesmo.

    Então se voarmos sem acionarmos o terceiro cabo, ou seja, com o motor a pleno, o balancim inferior estará sofrendo uma força perpendicular ao seu eixo e com isso, poderá flertir já que não é feito para sofrer tal força. A forma mais fácil de evitarmos que o balancim sofra este tipo de desgaste, é colocarmos um batente de madeira dura quando ele estiver totalmente acelerado, pois com isso, estaremos dividindo o esforço de apoio com o batente.

    Uma outra coisa é que devemos medir as hastes de comando com o balancim na posição de todo acelerado, pois é assim que voamos normalmente. Eu sempre meço a haste do acelerador primeiro, antes de medir a do comando do flap e profundor.

    Uma outra observação a ser feita é que neste movimento de vai e vem, podemos perceber que a ponta do balancim de apoio não vai para a frente e para trás em linha perfeita mente reta, perceberam? Pois como o movimento é de alavanca, existe uma espécie de arco no movimento, e este arco atrapalha um pouco o uso do terceiro cabo, pois causa um certo afrouxamento dos cabos.

    Isto podemos observar nos desenhos abaixo:





    Este afrouxamento não chega a causar grandes prejuízos a montagem, mas a sua interferência é perceptível. Existem outras formas de montagem do terceiro cabo aonde procuramos minimizar este efeito, e também, temos os balancins da Brodak que auxilia bastante na montagem, pois funcionam com um sistema mais diferenciado, mas que não é o assunto abordado neste texto. Estamos abordando o terceiro cabo de maneira convencional, para que possamos entender o seu funcionamento básico.



    O que devemos entender é que voar com um terceiro cabo é totalmente diferente de voar com apenas dois cabos, por incrível que pareça...

    Até aprendermos a utilizar um dos dedos no gatilho de redução do motor e saber o ponto exato da aceleração que é suficiente para o modelo pousar tranqüilo, perdemos muito tempo mesmo treinando e ajustando o motor e o modelo. Vocês não fazem idéia de como o conjunto – piloto – motor – modelo – deve ser equilibrado e treinado. Por isso eu adoro o terceiro cabo, pois é um treinamento constante, um desafio sem fim.

    Aproveito para colocar o terceiro cabo que estou montando no piper que estou reformando para usar um motor CB .25 com tanque de duas onças. Ao utilizarmos o terceiro cabo podemos agregar outras funções: spoilers, freios aerodinâmicos, trem retrátil, etc...



    Já circula na internet imagens de possíveis montagens diferenciadas utilizando o terceiro cabo. Espero que este texto ajude os colegas a montar o seu e voar. Aguardo imagens e depoimentos...

    Abços
    avatar
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 3615
    Idade : 54
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Re: Terceiro cabo e suas possíveis montagens

    Mensagem  Morcegão em Seg Maio 14 2018, 20:53

    Pois é...
    Considero este tópico muito útil para quem deseja montar um aero com o terceiro cabo.
    O saudoso Marcus também estava montando um aero com esse sistema, mas creio nem conseguiu terminar. Outros tantos já procuraram informações sobre o assunto e por este motivo resolvi ressuscitar o tópico. Very Happy
    avatar
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 2258
    Idade : 56
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Re: Terceiro cabo e suas possíveis montagens

    Mensagem  Sérgio Daeuble em Seg Maio 14 2018, 22:38

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!
    - Este sistema com dois balancins funciona lega!!!!!
    - O Pedro do Rio de Janeiro usava em um Tamanco com Sassi 25 RC..... Show!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
    - Decolava e pousava várias vezes no mesmo voo!!!!! Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes cheers cheers cheers cheers


    cheers cheers cheers cheers cheers
    avatar
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 3615
    Idade : 54
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Re: Terceiro cabo e suas possíveis montagens

    Mensagem  Morcegão em Ter Maio 15 2018, 13:40

    Já estive em vias de colocar um terceiro cabo em um de meus aeros. A ideia era esta mesma. Fazer vários pousos e decolagens.
    Outra coisa em que pensei antes de parar a primeira vez, foi comprar um dispositivo que permitia recolher o trem de pouso alguns segundos depois de apertado um botão. Ao parar o motor, o trem abria. Tinha uma revista nacional pequena em que havia uma matéria sobre isso, mas não guardei a mesma infelizmente.
    avatar
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 5568
    Idade : 54
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Re: Terceiro cabo e suas possíveis montagens

    Mensagem  Manicaca em Qua Maio 16 2018, 12:51

    Beleza Comandantes, o sistema de terceiro cabo é um show, permitindo variar a velocidade em voo e até mesmo como o Bats e o Sérgio relatam fazer toques e arremetidas e pousos e decolagens em diversas configurações

    Com toda certeza vale muito a pena
    avatar
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

    Número de Mensagens : 3615
    Idade : 54
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Re: Terceiro cabo e suas possíveis montagens

    Mensagem  Morcegão em Qua Maio 16 2018, 18:33

    Eu tenho um avião (Madruguinha original) que de tão estável que era, permitia tocar o solo e com cuidado percorrer um pequeno trecho e decolar novamente. Hoje depois de alguns consertos  já não está tão bom. 
    Boa parte das vezes não dava certo e quebrava a hélice, principalmente pela posição do trem de pouso, deixando pouca margem para erros. Chegava a percorrer quase 1/4 da pista. Não é história de pescador... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Conteúdo patrocinado

    Re: Terceiro cabo e suas possíveis montagens

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Jun 17 2018, 22:44