VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Glow Lighter com pilhas comuns. Por Ferenc.

Compartilhe
    Wagner
    Admin
    Admin

Número de Mensagens : 724
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.

Glow Lighter com pilhas comuns. Por Ferenc.

Mensagem  Wagner em Qui Out 25 2007, 15:23

Pessoal – algum tempo atrás, vi em um fórum Americano um equipamento que me remeteu ao passado, fazendo-me lembrar de um recurso que usávamos quando não tínhamos acesso a “glow lighters” como os que hoje usamos corriqueiramente.

Trata-se da utilização de pilhas comuns (grandes, ou “D”) para acender nossas velas. Embora hoje haja total disponibilidade de equipamentos mais modernos, é um excelente quebra-galho para solucionar eventuais “glow lighters” descarregados ou indisponíveis, por qualquer razão.
    Embora a fotografia seja auto-explicativa, seguem alguns comentários:

# Duas ou três pilhas em série paralelo, garantem amperagem e longevidade maiores que uma pilha única.

# O terminal de contato com a vela/motor pode ser substituído por duas garras “jacaré”, encontradas em qualquer loja de eletrônica.

# Não há nem necessidade de solda. Como se vê na foto, basta montar a “trapizomba” com fita isolante (ou outro tipo de fita), tomando cuidado para que haja contato seguro dos cabos com as pilhas (observem que os cabos que ligam as pilhas são bem grossos, conectados à parte flexível e terminal).

Em suma, uma solução barata, instantânea (quase), disponível em qualquer local. VIVA A SIMPLICIDADE!!!

Nota: Aqui em Londrina, temos utilizado este sistema há muitos anos, sempre tem um de reserva na caixa de campo, o interessante que é uma coisa simples e eficaz, os meus tem garras jacaré, são mais chatas que este adaptador da foto, mas funcionam.
    Certa tarde, todos os Ni-Starters estavam com carga zero, foi só ir no "buteco" comprar pilhas, fazer a gambiarra e voar, salvou a tarde da rapaziada! Podem ser utilizadas pilhas médias também, pilhas de telefone, ou mesmo pilhas recarregáveis, depende do que você tiver disponível. "Ao Sr Ferenc, os agradecimentos por disponibilizar o material."

Última edição por Wagner em Ter Dez 23 2008, 08:17, editado 1 vez(es)

Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Felício
    Mestre
    Mestre

Número de Mensagens : 5

Re: Glow Lighter com pilhas comuns. Por Ferenc.

Mensagem  Felício em Seg Dez 22 2008, 10:33

santa
    Grande Wagner,
    Só uma pequena correção no seu artigo, se me permite.
    A montagem é em paralelo (como está na foto), não em série.
    Em série colocamos negativo com positivo e somamos a voltagem.
    []'s

Felício
    Wagner
    Admin
    Admin

Número de Mensagens : 724
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.

Mensagem  Wagner em Ter Dez 23 2008, 08:11

Salute Master Felício!

Como está?
    Muito obrigado pela correção, o artigo original é do Ferenc, que pediu para eu postar aqui, daí acrescentei minha experiencia com este procedimento!!!

O Fórum precisa de artigos sobre corrida, velocidade e uso de materiais compostos, se puder e tiver interesse contribuir, nós ficaremos gratos, e a comunidade de aeromodelismo também!

Um abraço e Feliz Natal, muita saúde, prosperidade e felicidade para você e sua família! santa

Wagner

Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Nosralla
    Usuário
    Usuário

Número de Mensagens : 3

Mensagem  Nosralla em Ter Fev 03 2009, 14:47

10 anos atras eu so usava esse "artificio" para ligar meu cox 0.49,
    depois comprei uma Fotax!!!! achava ela o maximo eheheh

Bons tempos.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Jun 21 2018, 13:19