VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Ajuste ângulo de motor X ângulo leme

Compartilhe
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 230

Ajuste ângulo de motor X ângulo leme

Mensagem  JORGE em Seg Jan 31 2011, 11:15

Gostaria de aprender como ajustar o desvio do eixo do motor para fora do círculo de voo em conjunto com o ângulo de desvio do leme. Quanto de um, quanto de outro ?. A príncipio para mim ambas as regulagens parecem cumprir o mesmo objetivo, que é principalmente de ajudar a manter cabos esticados principalmente na ascendente e topo do wingover em dia com vento,e na saída do wingover em dias sem vento, considerndo hélice, potência e carburação corretas. Question Question
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2156

Re: Ajuste ângulo de motor X ângulo leme

Mensagem  Sérgio Daeuble em Seg Jan 31 2011, 12:22

Tentativa e Erro!
    Cada modelo apresenta caracteristicas diferentes.
    Um "pouquinho" de inclinação do motor ajuda! Um "pouquinho" de leme ajuda! Um "pouquinho" de asa interna a mais ajuda! Saidas dos cabos ajustaveis ajuda bastante! Um motor com 4-2-4 definido ajuda bastante tambem! Contra peso na asa externa ajuda!
    Combinar todos estes "ajustes" que é conplicado!
    Este procedimento de ajuste chamamos de "trimar" o modelo! (É um termo de eletronica, mas quebra um galho no Aeromodelismo!).
    Sérgio
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Ajuste ângulo do motor X ângulo leme

Mensagem  JORGE em Seg Jan 31 2011, 12:49

Obrigado pela pronta resposta Sérgio !
    Estava leigamente admitindo a possibilidade da existência de sinais que indicassem (durante o processo de tentativa/erro/acerto)quando estivesse com excesso de leme e ou excesso de desvio do eixo de tração, considerando hélice; potência; carburação; ajuste de saída de cabos; comprimento de cabos; equilíbrio latero-lateral e antero-posterior (CG) "corretos" e constantes. Se não existe tais sinais, então vou coninuar , na tentativa e erro que é o que me cabe na atual fase de meu desenvolvimento, visto que minhas chances de acerto são muito remotas. Embarassed
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 110

Mensagem  Luiz Henrique em Seg Jan 31 2011, 20:58

Jorge,
    Mude uma coisa, faça um vôo e veja a diferença.
    O importante nesse processo é mudar uma coisa só de cada vez, para não se perder, pois pode acontecer de uma coisa que você mudou melhorar o vôo e a outra piorar e você não ver qual fez o quê.
    Mas o importante mesmo é ir pro campo e voar. Se puder tomar nota das mudanças é uma dica também.
    Abraços
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  JORGE em Seg Jan 31 2011, 21:13

Obrigado pela dica Luiz Henrique.
    Possivelmente irei a sua cidade para participar do Aerofolia e poder conhecer pessoalmente a turma.
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Luiz Henrique em Seg Jan 31 2011, 21:51

Venha mesmo.
    Será muito bem vindo!
    eduscorrea
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 26

Mensagem  eduscorrea em Sex Fev 11 2011, 14:19

Sérgio Daeuble escreveu:Tentativa e Erro!
    Cada modelo apresenta caracteristicas diferentes.
    Um "pouquinho" de inclinação do motor ajuda! Um "pouquinho" de leme ajuda! Um "pouquinho" de asa interna a mais ajuda! Saidas dos cabos ajustaveis ajuda bastante! Um motor com 4-2-4 definido ajuda bastante tambem! Contra peso na asa externa ajuda!
    Combinar todos estes "ajustes" que é conplicado!
    Este procedimento de ajuste chamamos de "trimar" o modelo! (É um termo de eletronica, mas quebra um galho no Aeromodelismo!).
    Sérgio
    Sérgio, de eletronica só conheço o uso, mas trimar é usado em aviões também. Em portugues a tradução correta é compensador, e em ingles é trim mesmo... Trimar é a tradução direta que acabou de difundindo bastante.... Acho que deve ser o mesmo em eletronica....

Que é complicado, isso sem duvida... Pelo menos pra mim, que ainda engatinho no VCC.
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 762

Mensagem  martin em Sex Fev 11 2011, 22:49

Angulo no motor deve ser no Maximo de 2o para compensar o torque, que alias inverte quando passa dos 90º e começa a entrar no dorso. Leme sugiro que deixe 1o só para ter certeza que não esta virado para dentro. A não ser que a fuselagem esteja torta a -5o KkkkKkK

Acima disso, quanto mais angulo colocar no motor e no leme vai causar MENOS tensão no cabo no topo do wingover e manobras sob a cabeça. Não vou entrar nos detalhes técnicos, de vetores e resultantes que acontecem, mas quem voa sabe que isso é verdade.

Primordialmente a tensão no cabo = massa x velocidade, as outras forças são de grandeza menor.

Na maioria dos casos cabo fica frouxo quando o motor não tem torque para manter a velocidade durante a manobra, considerando que o modelo foi trimado para voar com a asa nivelada.

Martin
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2156

Mensagem  Sérgio Daeuble em Sab Fev 12 2011, 15:54

Quando eu era iniciante, tinha um modelo com o leme muito virado para fora! Certa vez quebraram meu leme quando o modelo estava no solo! A vontade de voar era tanta que voei sem leme! O modelo melhorou bastante nas manobras em cima da cabeça!!!! Quando colei o leme, com pouca inclinação para fora! Maravilha!!!!! Desta maneira notei que cada modelo é diferente na hora de ajustar (trimar). A maneira tentativa e erro realmente não parece uma recomendação muito legal! (trabalho pra caramba!!!!!). No inicio é mais facil com modelos (kits) conhecidos e seguir as recomendações das plantas. Certamente o Projetista experimentou (trimou) o modelo.
    Sérgio.
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  JORGE em Dom Fev 13 2011, 20:38

Obrigado pessoal.
    "Voei"com e sem vento, inclusive com chuva,experimentando diferentes regulagens, mantendo hélice e carburação constante.
    Conclusão : Voa melhor com cabos esticados o tempo todo com 2 gráus para fora de motor e sem desvio nenhum para baixo e com leme reto. Era justamente ao contrário do que eu pensava. Desculpem se vou proferir impropérios e fazer Isaac Newton se inquietar no túmulo, mas penso que o que importa é a velocidade tangencial e assim sendo, o leme se é que serve para alguma coisa no VCC, é só para fazer arrasto. Talvez, fazer arrasto possa ser um recurso útil em algumas ocasiões.
    Martin, vou te enviar o filme que minha mulher fez do vôo na chuva. O título é : Enya cantando na chuva.
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Luiz Henrique em Seg Fev 14 2011, 12:17

Jorge,
    Não são impropérios não. O princípio de funcionamento do leme é jogar a cauda pra dentro, com isso girar o avião e fazer o nariz apontar pra fora do círculo.
    No nosso caso temos uma restrição ao giro que são os cabos. Com isso o leme joga a cauda pra dentro e pode ser que os cabos impeçam o avião de girar e o avião todo seja jogado pra dentro mesmo.
    Enfim, pode acontecer de tudo, só testando pra saber.

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 416

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Ter Fev 15 2011, 22:00

Colegas e Veteranos

Com o decorrer do tempo agente vai vivendo e aprendendo, pondo em pratica e muitas vezes saindo com uma nova teoria, um pouco diferente da inicial que é evolução natural de um projeto.
    Eu me lembro como se fosse hoje o meu grande Mestre Felicio Cavalli da Mobral, me deu umas três aulas sobre deriva no VCC e o principal hera a deriva do motor em 1º ou 2º e o leme ao redor de 1º, ai quando montei o meu primeiro Nobler eu realmente aprendi a fazer a deriva do leme, ver a importância dela no projeto como é fundamental ; pois ela trabalha na linha de centro vertical do modelo, o leme é plano na parte externa e tem perfil na parte interna, como em uma asa plano convecsa ou seja o leme tem que estar em consonancia com a deriva do motor, o resultado é espetacular que até hoje eu uso este sistema e nunca tive qualquer poblema .

100 + aquelê abraço aeromodelistico

Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Jul 23 2017, 21:49