VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Terceiro Cabo

Compartilhe
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Número de Mensagens : 155

Terceiro Cabo

Mensagem  Beto escala em Ter Out 23 2007, 23:21

Terceiro cabo, uma utopia ou uma realidade?

Em primeiro plano, devemos atentar que a utilização de mais um cabo em nossa manete, incorre em mais um fator de arrastro durante o vôo. Com isso, devemos pensar que alguma coisa deverá ser alterada no seu contexto, ou a carburação do motor, ou a dimensão do avião, etc...

Normalmente, o que mais ocorre é nada ser mudado, por incrível que pareça...

Porquê? O fator predominante em nossos modelos é o excesso de potência em relação ao modelo construído, ou seja, as pessoas estão acostumadas com o critério "de mais leve possível" e isso ajuda em certo ponto a nossa idéia do terceiro cabo, pois com o avião mais leve e sem a alteração da motorização, temos potência de sobra que compensará, em parte, o arrastro do terceiro cabo.

Para se ter uma idéia, eu montei um Paul Defiant para o CB 25 e o modelo tinha o peso final de 1,8 kg. Ficou espantado? Tudo bem, ele tinha luzes de navegação, acendia os faróis de asa, a cabine, o painel de controles, a torre de metralhadora girava 360º, as metralhadoras subiam e desciam, a rampa frontal e a traseira depois da torre de metralhadoras subia e descia, etc...

Era um peso considerável pensando-se em um modelo com pouco mais de 1,20 metros de envergadura e um CB 25, mas era todo forrado com chapas de 1/8, tinha detalhes que doíam os dedos depois de prontos - rs, rs, rs - aquelas coisas que só os doidos fazem, rs, rs, rs...

Ele fazia acrobacias? Não. Nem o modelo original o fazia, então pq o escala deveria fazer? Ele voava e muito em 45º, fazia um engoover pesadão e pousava e decolava mansamente. Este modelo existe até hoje no museu de um amigo, pois após mais de ano de vôos diretos, sempre aos finais de semana - este modelo ralou comigo, todo sábado eu o levava a voar, sem falta e, voava 5, 6 ou 7 vezes por dia - com isso, aconteceu o inevitável: o montante de madeira dura rachou ao meio deixando o motor meio solto, por isso eu resolvi aposentar a criança antes de ele ser destruído de vez.

Como naquela época usar resina, fibra de carbono, etc... ainda não era conhecido, ficou melhor deixar o bichinho aposentado mesmo. Este amigo meu abriu outros furos no montante e colocou um motor antigo no nariz e repintou o modelo, ficou lindão mesmo pendurado na parede.

Voltando ao assunto principal, o terceiro cabo. Este modelo usava um sistema comum de terceiro cabo e baixava o spoiler debaixo da asa quando desacelerava o motor, causando uma impressão de ralidade bacana.

Então vamos a matemática: modelo de 1,20 mt de envergadura, peso total, cerca de 1,8 kg - puts, pesa mais do que os acrobáticos de hoje com motor .51, motor CB 25, hélice 9 x 5, tanque de 2 onças, combustível 3 x 1 - isso mesmo, o caretão 3 x 1 sem metanol, etc... Tudo isso para um motor 25 e voava, então o que podemos fazer para um motor, digamos 40?

O principal em um terceiro cabo é saber que você deve desacelerar o motor quando puxa o terceiro cabo, para poder manter a tração e quando afrouxar o cabo, os outros possam ser tracionados também, mantendo o vôo do modelo o mais estável possível...

Bem, como primeira parte do artigo, acho que já escrevi demais, esperem a próxima que irei colocar algumas imagens.

Abraços

Beto escala
    Joaquim
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 78
    Comentários : O aeromodelismo vcc é a minha prinsipal divers

Re: Terceiro Cabo

Mensagem  Joaquim em Qui Mar 29 2012, 00:00

Eu tenho um avião com terceiro cabo que eu fiz tá com um mês. Está voando mauito bem, aliás, um pouquinho de peso de cauda, mas vou corrigir isso no domingo quando for voar. O avião é um PIPER PA28 arrow II, mais conhecido no Brasil como Tupi avião de quatro passageiros monomotor. Quer ver o vídeo no you tube digite: CASA vcc, e depois escolher o video: Kim e seu tupi.
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Mensagem  Marcus36X em Qui Mar 29 2012, 06:57

Ae Kim

Finalmente postou hein!!

abraço

Conteúdo patrocinado