VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Esses maravilhosos aeromodelistas e suas coisas voadoras

Compartilhe
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3365

Esses maravilhosos aeromodelistas e suas coisas voadoras

Mensagem  Morcegão em Dom Dez 19 2010, 20:55

Estive me lembrando de alguns fatos curiosos como um biplano feito sem planta e que usava um cansado Sassi .15. O aero decolou, deu uma volta e o motor perdeu a afinação, pousando e dando voltas como um carrinho. Catou os cabos de vários aviões (inclusive um meu) e foi um corre-corre danado.
    Tinha cada coisa que alguns talvez nem suspeitem que seja verdade, tipo um avião que um colega quebrou e outro aproveitou, consertando com o que tinha: palitos de picolé, caixa de morando e entelagem com... papel higiênico.
    Tinha Sassi .15 com camisa e pistão do Enya .15 IV, motor de carrinho adaptado e com cabeçote "feito a facão" e outras maravilhas da tecnologia dos durangos kid da época.
    Dá saudade, pois rimos muito com estas coisas.

Aluizio Morcegão
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5279
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Re: Esses maravilhosos aeromodelistas e suas coisas voadoras

Mensagem  Manicaca em Qua Dez 22 2010, 13:55

Morcegão, essa é a verdadeira essência do aeromodelismo..
    Parabéns por compartilhar suas estórias
    abraço
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qui Jan 20 2011, 19:07

Se forçar a memória vou lembrar de mais fatos engraçados. Tem um colega que comprou um avião barato, pois estava quebrado. Foi embora pensando o que diria para a esposa e chegando em casa falou que achou o avião no lixo e até hoje ele pensa que ela acreditou. hehehehehe
    Abçs a todos,

Aluizio Morcegão

Tira a poeira dos aeros e vamos voar.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5279
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Sex Jan 21 2011, 09:24

Morcegão, essa é a mais original que eu já ouvi na vida !!!!!!!! hehehehehehe....
    Excelente e... esfarrapada desculpa ! nota 10 pro teu amigo Very Happy
    abração
    Adriano
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 110

Mensagem  Luiz Henrique em Sex Jan 21 2011, 11:33

Morcegão,
    Eu me lembro um dia lá no Aeroclube do Bacacheri que chegou um pessoal com um PT17 semi-escala com um Sassi 15.
    Como o PT17 original tem um motor radial, o construtor não teve dúvida: recortou uma caneca e colocou no nariz do avião. Engraçado mesmo era o barulho que o motor fazia abafado dentro da caneca de alumínio.
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Sex Jan 21 2011, 13:14

Tem estória de todo tipo por aí. Na falta de material usamos o que está na mão. Tem uma cara que ficou apelidado de Chapeuzinho Vermelho em Vila Velha/ES, devido a chegar na pista para voar com um avião equipado com um Sassi .15 e o material dentro de uma cestinha de vime. O Sassi .15 participa das melhores mais pitorescas estórias no VCC.
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1446
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam

Mensagem  Alexandre Margonar em Ter Jan 25 2011, 18:44

Morcegão, eu também já aprontei muitas... drunken
    Eu tive um Ring Master com motor Enya 19, já muito cansado.
    Erá um parto de dar partida, mas quando pegava, o bicho era um raio!
    O problema que com o tempo, ele foi ficando cada vez pior, e era só virar no dorso que o velho Enya morria, me obrigando a pousar de dorso mesmo.
    Toda vez que isso acontecia, entortava a agulha e lixava alguns milímetros do leme e da ponta da asa direita.
    Já tinha feito até um protetor da agulha, com raio de bicicleta, para proteger a agulha, mas o leme estava indo embora aos poucos.
    Um dia encontrei em minha caixa de tralhas, um par de trens de pouso de arame, de um antigo Tamanco B-2, adivinha o que me veio na cabeça?
    No final de semana seguinte, lá estava eu no pátio do BAVEX (nessa época ainda morava em Taubaté) com o sofrido Ring Master com trem normal e para pousar de dorso.
    Era só eu conseguir dar partida no Enya, que todos paravam só para ver o pouso de dorso.
    Depois disso, todos os pousos desse Ring Master foram de dorso.
    Coisas de maluco mesmo. Rolling Eyes
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qua Jan 26 2011, 08:46

Boa essa. Foi original mesmo. Dá para juntar todo mundo e fazer um livro sobre soluções malucas no VCC e o uso de materiais alternativos na falta de grana. O cara do biplano, de que falei acima, tinha mania de levar peças de reposição para seus Sassi .15 e enquanto todos voavam ele ficava ali trocando cabeçote, eixo, carburador e outros. No caso dele nada adiantava e num vôo em conjunto com quatro aviões ele e o tal Sassi com camisa e pistão do Enya .15 foram o motivo de vários sustos e rizadas.
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Luiz Henrique em Qua Jan 26 2011, 12:19

Morcegão,
    Uma vez aqui em Curitiba fizeram um vôo com 7 ao mesmo tempo.
    O engraçado mesmo foi a hora que um avião virou pro lado dos pilotos. Sei que ele passou por baixo da perna de um e entre outros 2.
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 471

Mensagem  marioverol em Qua Jan 26 2011, 19:42

Bom já que é para contar as mazelas, que seja.
    Uma vez no Aterro, um cara chegou para mim e disse que eu tinha que ter um avião com uma asa 4cms maior que a outra, que era muito melhor. Dai eu ia realmente aprender a manobrar. Eu tinha 13 ou 14 anos. dai cheguei em casa e começei um projeto de um avião com uma asa maior que a outra... Mas durante a construção pintou a dúvida; qual a asa seria a maior? Naquele tempo não existia a internet.... Bom, não pensei muito para chegar a um veredicto... Bom, só pode ser a de fora a maior, pois ficará mais pesada...Bom daí dá para tirar as conclusões do que aconteceu na estreia do avião com uma asa maior que a outra...Para finalizar a estória, tive que ser rápido para fugir daquele avião em minha direção... kakakakakaka
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qui Jan 27 2011, 07:36

Avião correr para cima do piloto só vi uma vez, que eu me lembre. Tinha feito um Manicaca I para aprender a voar e um amigo meu decolou o avião para ver se estava tudo certinho. Deu uma ou duas voltas e resolveu voar invertido, sendo que ao iniciar a manobra lembrou que aquele avião não era feito para isto e tentou consertar, mas já era tarde e o cabo afrouxou. O modelo veio para dentro com tudo o que o Fox .15 permitia batendo praticamente onde meu colega estava. Todos riam menos eu é claro. hehehehehehe
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Alexandre Margonar em Qui Jan 27 2011, 16:57

Pessoal, segue mais um causo..

Logo que mudei aqui para Matão, tive que me desfazer de vários aeromodelos que eu tinha, pois a casa aqui ainda não tinha o meu “hangar”, então o que sobrou foi para a parede da lavanderia e em cima dos guarda roupas do meu quarto e das minhas filhas.
    Fazendo algumas amizades por aqui, os aeromodelos na parede não passaram a despercebido por que entrava em casa.
    Um dos meus amigos, o Deivide (DVD), ficou muito interessado em ver os aeromodelos voando, e um dia me convidou para um churrasco na fazenda de seu avô, e me garantiu que lá havia espaço para o vôo do aeromodelo.
    Resolvi então levar o meu Miss Dara com o Enya 35 (esse ai do avatar), para um võozinho na fazenda.
    Lá chegando, a família dele toda reunida, o Miss Dara foi o centro das atenções, o churrasco parou, pois todos acho que nunca haviam visto um aeromodelo de VCC.
    O local para o vôo era justamente o pasto das vacas, que tinha um curral de cada lado, mas o piso era muito irregular, não permitindo uma decolagem, então falei que não seria possível voar ali. Foi uma decepção total.
    O DVD então deu a idéia de usar as placas de Eucatex que havia em um deposito de matérias, para fazer a pista. Foi colocado três placas uma ao lado da outra em curva, onde resultou em uma pista plana de aproximadamente uns 6 metros, e eu gostei da idéia.
    Como de um lado havia um capim mais alto, eu pensei que ali seria o pouso.
    Tudo resolvido, galera animada, avião abastecido, briefing efetuado, Enya 35 acionado e vamos avua..
    Decolagem perfeita, galera vibrando, mas antes de completar a primeira volta, o Enyão reclama rateia e para.
    Imediatamente lembrei-me da área de pouso e estiquei o planeio para chegar lá, mas nessa operação eu andei muito, e encontrei uma cerca de um dos curais.
    Para minha sorte, passei entre dois arames farpados e somente o leme ficou para trás, sem nenhum outro dado ao avião.
    Como o motor havia ficado parado por uns três anos, eu deveria ter girado o Enya um pouco antes de tentar um vôo, mas na empolgação e “pressão”, deixei de fazer isso.
    Com o leme solto, disse que não poderia voar mais, e o pessoal ficou mais decepcionados ainda, pois aquela única volta, os deixaram super interessados.
    De repente um dos tios do DVD, me aparece com um tubo de super bonder, que havia ido buscar de moto em uma vendinha a uns 5 km da fazenda.
    Pensei, poxa vida tenho que fazer pelo menos um vôo.
    Leme colado, Enyão apitando, e lá vou eu para mais uma decolagem, que dessa vez deu tudo certo e pude fazer varias acrobacias, para o delírio da galera toda.
    O pouso foi no mesmo local da decolagem, muito bom ! Very Happy
    Victor Gomes
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 40

Mensagem  Victor Gomes em Qui Jan 27 2011, 21:20

Alexandre, parece narrativa de filme!
    Muito bom esse causo, rsrsrsrs... é isso mesmo, no interior o estusiasmo pelo hobby e muito positivo e a gente não pode frustrar a expectativa dos nossos futuros aspirantes, tem que fazer bonito!
    Esse avião é um Miss DARA de KIT ou vc fez de planta??
    Para minha surpresa faz muito tempo que não ouço o nome do ícone dos primordios Pilon Race ser pronunciado, Miss Dara ( Dayton Air Race ).
    Em kits de aero originalmente chegou a ser produzido pela House of Balsa lá pelos anos 70, sei que existiu este kit porque montei um em 75, para um fabricante de aeros RC daqui do Rio Chamado Tonny, achei interessante as nervuras com altura muito fina e largas na raiz da asa afinando nas pontas.
    Lembro que copiei as nervuras que originalmente combatia o momento fletor na raiz com dois tubos de fibra compósito, e fiz uma adaptação desta asa montada num instrutor que voou muito bem com um COX 0.15 Medalion, ainda tenho os negativos das fotos deste bicho, vou dar um jeito de scanear para postar.
    Um causo chama outro! rsrsrs
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Sex Jan 28 2011, 07:46

Estou feliz com tantas estórias que estão aparecendo. Com esta do pasto lembrei de que certa vez no aterro da Condusa, aos pés do Convento da Penha em Vila Velha/ES depois de algum tempo parados, fomos voar e encontramos o capim meio alto e resolvemos tentar assim mesmo. Tinha um capitão da PM com um avião perfilado e feito em ABS com um Sassi .15 (olha ele aí outra vez), que preparou tudo, ligou o motor e ao tentar decolar o cabo do avião ficou preso a um talinho de uma planta, fazendo o avião virar e correr para cima do piloto. Nós do lado de fora gritamos: mata, mata que o bicho está louco! O cara ficou bravo e queria pisar no avião e quanto mais todo mundo ria, mais bravo ele ficava. hehehehe
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Alexandre Margonar em Ter Fev 01 2011, 18:50

Olá Victor Gomes, o meu Miss Dara, é um kit da Mac’s modelismo, que eu comprei as duas ultimas unidades em 1991 direto do fabricante.
    A montagem desse kit foi feita em 1993 pelo Norberto da Reno Model Factory em Moema São Paulo.
    O outro eu repassei para um amigo em Taubaté que também o tem até hoje.
    Pelo que pesquisei a respeito desse avião, o original era um midget racer com o nome de Special 1951, construído pela R&R Special e projetado por Edward Walker em Dayton, com um motor de 85hp Continental C-85, e matricula N88M.
    O avião caiu no seu primeiro vôo em 1950 e um ano depois estava totalmente reconstruído, quando foi adquirido e remodelado pela DARA e voou nas corridas da Dayton Air Race Associates 1958 a 1959 com o nome de Miss Dara.
    Em 9/4/66 caiu novamente em Frederick MD devido a uma falha estrutural da asa, matando o piloto Oliver Arquilla.
    No aeromodelismo, hove versões para VCC e R/C nos Estados Unidos, mas no Brasil eu só conheci a versão de VCC.
    O meu modelo, foi montado em 1993 e eu tenho até hoje em perfeitas condições de vôo, inclusive a planta original.
    Em 1999 durante um vôo, eu bati a hélice no chão (o trem de pouso é muito flexível) durante um raso, e incrivelmente quebrou apenas uma pá da hélice, e o bravo Enya 35 não morreu, provocando uma vibração tão grande, que a parte dianteira da fuselagem se separou da fuselagem traseira.
    Tal dano me obrigou a refazer toda a frente do avião, mas ele continua como o original da planta.
    O outro acidente foi a perda do leme, na cerca da fazenda como já relatei, mas também já reparado como “original de fabrica”.
    Como ter um avião de acrobacia de alto desempenho (pelo menos para mim é), sempre foi o meu sonho, após o acidente da hélice e a recuperação, desde então ele traz no nariz a seguinte frase: “The sweet dream is back” abaixo do nome MISS DARA.[img][/img][img][/img]
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 549

Mensagem  adriano em Ter Fev 01 2011, 21:55

que maquina,lindo aviao e pelo jeito deve ser um canhao
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Alexandre Margonar em Seg Fev 07 2011, 18:44

Grande Cmte Adriano.

Realmente o conjunto Miss Dara e Enya 35 é fabuloso.
    Esse avião com o motor apitando e com pouco vento, quase decola na vertical, pois tem um flap enorme. No pouso é a mesma coisa, se você estica o planeio até o stoll, quando toca o solo já está quase parado. Em manobras é muito violento, um verdadeiro animal. Já fiz looping invertido, partindo de não mais do que 5 metros de altura, e ainda deixei alguns centímetros de folga na parte baixa. Dá até medo.

Adriano aproveito para pedir desculpas por não ter lhe enviado ainda a planta do Olímpia, pois eu só desenhei a nova fuselagem,então tenho que copiar a planta original, para que você tenha como fazer a asa, mas ainda não encontrei uma copiadora que tire copia daquele tamanho. Não esqueci não, estou em debito com você.

Esse final de ano foi uma loucura, trabalhei iguala um cavalo antes das férias, depois veio as férias, retornei ao trabalho e de novo uma loucura, e ainda tive a formatura de uma das minhas filhas, já viu né,

Tenha paciência que eu vou lhe mandar a planta.
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 549

Mensagem  adriano em Seg Fev 07 2011, 21:40

valeu amigao nao tem pressa vai de boa hora que der certo vc me envia ,ate
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Número de Mensagens : 155

Mensagem  Beto escala em Seg Fev 07 2011, 22:11

Se é para contar causos, vamos nessa:

A alguns anos atrás (ô coisa velha!!!!!) quando tínhamos uma galerinha pimentinha nas pistas, era uma molecada de 10, 12 anos que não se intimidavam con nada. Tinha um garoto de nome Marcelo, que chamávamos de Marcelinho, que possuía um daqueles Corsair da Cox.

Este modelo dele tinha mais bonder do que plástico na fuseca!!!!! Era cada tombo e o bicho se desmanchava todo!!!! A molecada corria atrás dos pedaços e o que quebrava, colavam na hora com bonder!!!

Eram cenas de você ficar rindo até o dia acabar, parecia um quebra-quebra geral!!! E haja bonder!!!

Ele também tinha um outro modelo, que não me lembro bem se era um ciclone ou um olímpia, esse então, tinha papel de biscoito de polvilho, palito de sorvete, o que achávamos para consertar, pois tinha é que voar!!! Caía, quebrava, ralava a asa e lá íamos nós fazer vaquinha para comprar picolé, biscoito, o que fosse possível para colar e continuar voando!!!

Um outro garoto, Rodriguinho, passou uma calça justa que foi uma coisa que eu nunca vou ver de novo!!!! Ele estava no centro de nossa pista grande, aonde voamos com cabos de pelo menos 18 metros, e o pai coruja todo satisfeito do garoto voando na "pista grande"!!!

Afinal, voar naquela pista significava que você era um bom piloto!! Então o pai babão ligou o motor, colocou o modelo na pista, esperou o sinal e soltou o avião, até aí tudo ok, a não ser por um pequeno detalhe: os cabos agarraram naqueles benditos "pés de galinha" e o modelo correu para dentro da pista!!!!

Eram bem uns quatro adultos correndo atrás do modelo na grama e ele dando voltas e olés neles, eu sentei no chão de tanto rir, pois era uma cena de filme do Charlie Chaplin!!!!

4 adultos, barbados, correndo atrás de uma "avião de cordinha" e morrendo de medo de colocar a mão nele!!! E o Rodriguinho paradinho no círculo central, então o modelo deu uma volta completa de novo, esticou os cabos e decolou!!!!! o Rodriguinho ainda deu "esporro" nos marmanjos para saírem da pista!!!!

Pessoal, essa foi de lascar!!!! Os marmanjos, suados, cansados e o moleque voando como se nada tivesse acontecido!!!!

Se eu lembrar de mais algumas posto aqui também.

Abraços
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Seg Fev 07 2011, 22:34

Certa vez comprei um Fox.19 de um colega com um Aspirante e emprestei o mesmo (o Fox) para o antigo dono que tinha um outro avião com a furação deste motor. Fomos a um lugar em Vila Velha para colocar o avião recém reformado para voar, ligaram o motor e lá pela segunda volta fez um barulho estranho e parou. No pouso, logo que estava para tocar o solo, a frente inclinou para baixo e a hélice saiu. Corri gritando que ele havia esquecido de apertar a porca, mas chegando perto vi que o spiner saiu junto e pegando o avião gritei que o eixo havia partido. Todos romperam na gargalhada e eu com o avião e a hélice, spiner e eixo na mão babando de raiva. Quanto mais riam, mais nervoso eu ficava. Tempos depois achei um eixo novo para ele, mas nunca mais funcionou direito e até hoje os caras riem do acontecido. Depois disto peguei a mania de tirar fotos das lenhas e mandar para os chorosos donos dos aeros por vin]gança... hehehehehe . Apelidaram minha máquina de "maldita" e escondiam os aviões de mim com medo de caírem depois de fotografados.
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Luiz Henrique em Ter Fev 08 2011, 19:05

kkk
    Certa vez um amigo nosso resolveu inovar e colocou um trem triciclo no seu Tamanco B.
    Até aí tudo bem, pois ficou até bonito. Na hora de decolar, não é que o cabo enroscou na grama e o Tamanquinho saiu correndo atrás do piloto? O mais engraçado de tudo é que o tal do piloto tem 2 metros de altura e levou um corridão de um aviãozinho de nada.
    Victor Gomes
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 40

Mensagem  Victor Gomes em Qui Fev 10 2011, 00:21

Alexandre Margonar escreveu:Olá Victor Gomes, o meu Miss Dara, é um kit da Mac’s modelismo, que eu comprei as duas ultimas unidades em 1991 direto do fabricante.
    A montagem desse kit foi feita em 1993 pelo Norberto da Reno Model Factory em Moema São Paulo.
    O outro eu repassei para um amigo em Taubaté que também o tem até hoje.
    Pelo que pesquisei a respeito desse avião, o original era um midget racer com o nome de Special 1951, construído pela R&R Special e projetado por Edward Walker em Dayton, com um motor de 85hp Continental C-85, e matricula N88M.
    O avião caiu no seu primeiro vôo em 1950 e um ano depois estava totalmente reconstruído, quando foi adquirido e remodelado pela DARA e voou nas corridas da Dayton Air Race Associates 1958 a 1959 com o nome de Miss Dara.
    Em 9/4/66 caiu novamente em Frederick MD devido a uma falha estrutural da asa, matando o piloto Oliver Arquilla.
    No aeromodelismo, hove versões para VCC e R/C nos Estados Unidos, mas no Brasil eu só conheci a versão de VCC.
    O meu modelo, foi montado em 1993 e eu tenho até hoje em perfeitas condições de vôo, inclusive a planta original.
    Em 1999 durante um vôo, eu bati a hélice no chão (o trem de pouso é muito flexível) durante um raso, e incrivelmente quebrou apenas uma pá da hélice, e o bravo Enya 35 não morreu, provocando uma vibração tão grande, que a parte dianteira da fuselagem se separou da fuselagem traseira.
    Tal dano me obrigou a refazer toda a frente do avião, mas ele continua como o original da planta.
    O outro acidente foi a perda do leme, na cerca da fazenda como já relatei, mas também já reparado como “original de fabrica”.
    Como ter um avião de acrobacia de alto desempenho (pelo menos para mim é), sempre foi o meu sonho, após o acidente da hélice e a recuperação, desde então ele traz no nariz a seguinte frase: “The sweet dream is back” abaixo do nome MISS DARA.[img][/img][img][/img]
    Alexandre, que aeronave linda! Very Happy
    Desculpe a demora no retorno, fiquei 2 semanas direto entre trabalho e oficina de carro.
    Excelente pesquisa do Miss Dara, boas fontes, vou futucar para saber mais. O histórico deste avião de corrida é único, e superar obstáculos para se aproximar da perfeição é a regra dos obstinados! Aliás a maior parte das aeronaves de esportes radicais tem muitos acidentes exatamente por testar regimes críticos de aerodinâmica.
    Mas este não é o foco da modalidade acrobática de VCC, a asa do seu Miss Dara tem um perfil bem mais espesso que os de RC que parecem mais próximos do escala 1:1, e são mais concordante nas manobras acrobáticas combatendo melhor a flexão na raiz da asa, mas mesmo assim acho que os projetistas de aviões devem sentir uma ponta de orgulho quando veem sua criaturas gerando filhotes. rsrsrs
    O que é bom atravessa o tempo e vira ícone para ser admirado!
    Saudações aeronáuticas e bons Vôos.
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Seg Jul 24 2017, 18:49

Aqui faltam as histórias do Cremon, que estão em outro tópico.
    Pena não ter na época os recursos de hoje para filmar. Teve um voo de uma Delta projetada e construída por um colega que foi um parto. Motor rateando, calda pendurada no cai não cai e o piloto rezando para o combustível acabar logo.
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2210

Mensagem  Sérgio Daeuble em Seg Jul 24 2017, 19:42

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Nov 24 2017, 13:46