VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

ARF, Ser ou não ser?

Compartilhe
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Número de Mensagens : 155

ARF, Ser ou não ser?

Mensagem  Beto escala em Ter Jun 01 2010, 09:46

Pessoal,

Eu tenho acompanhado as listas de discussão de alguns fóruns estangeiros e pude perceber que está surgindo uma certa repulsa sobre os modelos ARFs em campeonatos de escala.

A grande discussão gira em torno da falta de capacidade das pessoas de darem aquele toque pessoal nos detalhes dos modelos, colocando assim, apenas "verdadeiros brinquedos" para competirem com modelos mais elaborados.

O grande problema é que devido a julgamentos considerados errôneos pela maioria dos pilotos destes modelos, está havendo uma certa movimentação para adaptar o regulamento para permitir que este tipo de modelo, o ARF, possa competir de igual para igual com os scratchbuild, ou seja, existem pessoas querendo que um modelo pré-fabricado possa com seus detalhes já impressos nele, competir com o mesmo valor com um modelo que o cara teve de fazer os arrebites manualmente, dentre outros detalhes.

A questão é que nos grandes campeonatos, está cobrando-se mais os documentos relacionados aos modelos, ou seja, na regra FAI e AMA é necessário que o piloto informe as peças que ele não fez e as que ele executou algum trabalho ou criou, essa é a parte mais importante do regulamento, em minha opinião, pois com isso, é possível representar o que é escala e o que é pré-fabricado.

Nada disso funciona se não houverem juízes capacitados e sem vícios de julgamentos de acrobacia. Devemos atentar a isso, pois até uma coisa esquisita por lá, eu ainda não ví e nem lí nenhum regulamento promocional de qualquer modalidade, existem regulamentos A, B ou C, mas promocionais, com a liberalidade que costumam exigir, isso eu não conheço, mas é papo para outro tópico.

Abraços
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 556

Re: ARF, Ser ou não ser?

Mensagem  Mustrengo em Qua Jun 02 2010, 13:00

Sinceramente, eu curto bastante os escalas, mas se fosse pra eu voar um, certamente não optaria por um ARF. Na minha modesta opinião, Escala tem que ser desenvolvido do scratchbuilt, porque faz parte da modalidade a habilidade de construção do modelista. Afinal, é esta habilidade que torna os VCCistas e adeptos do vôo livre um pouco mais aeromodelistas que os demais.
    Apesar de meu último modelo ter sido construído pelo Marlo, fui eu quem redesenhou e vetorizou a planta e programei o corte laser. Cada um no seu quadrado, se eu tivesse construído, ficaria bem mais ruim que o modelo que tenho hoje... heheheheheheheh

abrasss
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP

Número de Mensagens : 155

Mensagem  Beto escala em Dom Jun 06 2010, 15:15

Mustrengo,

Concordo em número e grau com você, mas também temos de encarar a realidade de hoje. As pessoas estão cada vez mais naquela de que vale mais comprar do que fazer, devido a grande facilidade disso hoje em dia.

Agora, quanto aos escalas mesmo, os verdadeiros, posso dizer que nada compensa mais do que você passar um tempo enorme bolando aquela geringonça e no final, ver ele rolar a pista e ganhar os ares.

Eu sinceramente, prefiro ficar de fora do círculo nos primeiros vôos, somente observando o comportamento da criança, para que eu possa regula-lo a contento e depois meter a mão e voar.

A adrenalina dos primeiros vôos com ele nas mãos, tira toda e qualquer atenção mais acurada, pelo menos de minha pessoa, funciona assim: se eu der o primeiro vôo, nem percebo defeitos (rs, rs, rs, rs...), afinal, filho feio não tem pai.

Este meu yak está tomando todo o pouco tempo que tenho livre, mas as coisas estão muito mais adiantadas do que nas últimas fotos, mas como sou meio preguiçoso em ficar batendo fotos durante a montagem, deixo a dever as novas imagens.

Só para localizar quem acompanhava o desenvolvimento: as hastes de comando de asa para os ailerons, já estão nos lugares e funcionais, as mesas dos balancins dos flaps, também estão nos seus lugares, faltando apenas as hastes e o servo para ajustes finos; a haste de comando do profundor, já está sendo fixada de maneira correta e funcional, já que a asa, o profundor e o leme serão removíveis; e já estou em fase de construção da estrutura da cabine que será em tubo quadrado de 1/4 (isso sim está dando trabalho!!!!).

No momento é só...

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Set 22 2017, 03:04