VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

quem fabricava os Sassi?

Compartilhe
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Re: quem fabricava os Sassi?

Mensagem  betocastrucci em Qua Mar 24 2010, 18:28

Um vizinho tinha um desses Sassi do anuncio. Até que funcionava, meio fraquinho para um 15 tanto que o usavamos em modelos para motor 09, mas a camisa que era rosqueada na base soltava com a vibração! A solução dada pelo pessoal da Mobral foi colar a camisa na base com cianoacrilato!!!! O pior é que funcionou mas nunca mais esqueci da gambiarra!
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5262
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Qui Mar 25 2010, 13:36

Beto, grato por dividir essas memórias !
    Excelente lembrança, o cilindro era rosqueado sim!. O lay out de construção dele lembrava ao de um Cox Medallion, creio que eles devam ter se "inspirado" em algo desse estilo. Na nossa turma da ápoca tinha uns 5 ou 6 desses. O meu era bom, mas acabou quebrando a biela dentro do período de garantia por 2 vezes !! heheheh...
    O de outro amigo nosso, queimava vela adoidado. A família dele era de Curitiba e de vez em quando mandavam aquela "tripa" de velas pra ele, lembro que a irmã dele se não me falha a memória ia lá na Fedato Esportes e comprava um monte de velas pra ele hehehehe.....(nem sei se a Fedato existe ainda) Creio que com o dinheiro que ele gastou em velas dava pra comprar pelo menos uns 4 ou 5 Fox 35, que era "A máquina" naquela época..
    Fomos descobrir depois que o dele tinha uma taxa de compressão absurda, por isso queimava tantas velas
    O meu Sassi 15 I no segundo retorno do conserto em garantia, quando fui buscá-lo na loja, me encantei com um Fox 35 Stunt cromado zero KM que estava a venda no balcão de peças. Amor a primeira vista!! Dei meu Sassi recém chegado da fábrica e mais um bom dinheiro em troca do Fox 35, que tenho e vôo até hoje.
    Creio que a Sassi substitui esse modelo I pelo II que é uma cópia do Enya 15 II devido ao elevado número de quebras, porque o calcanhar de aquiles dele era o cilindro que ou afrouxava ou entortava levando a inúmeras quebras de bielas. Isso deve ter tornado o modelo anti-econômico pra eles.
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2209

Mensagem  Sérgio Daeuble em Qui Mar 25 2010, 19:21

Já tive alguns motores nacionais..... Era o que tia mos! Atualmente os CB's são umas belezas!
    Tenho comprado motores chineses (ASP) a custos muito inferiores aos motores nacionais (Cbs). Isto quebra qualquer um...... Muito imposto para produzir aqui no Brasil. Pagando frete e imposto de importação o motor importado fica com custo menor!
    CB-46 VCC (motor excelente) Tenho dois!.
    Abs.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sex Mar 26 2010, 14:26

É isso mesmo Sérgio.
    Os nossos CB 25 e 46 são máquinas excelentes. Ainda não pude adquirir nenhum deles, mas com certeza logo terei os dois.
    Tive o prazer de ter feito inúmeros vôos nos teus modelos e posso comprovar isso (Tupynike Jr, Mig)
    Ví duas pessoas voando com o 46 na versão de RC, e eles elogiaram bastante, principalmente pelo fato de girar hélices bem acima do normal para um 46 (ótimo torque)
    é isso aí..
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 549

Mensagem  adriano em Sex Mar 26 2010, 14:50

bom e barato 30 dias a traz cotei o preço dos vccs : cb25 r$170,00/ cb46 r$250,00 ,direto da fabrica achei bem atrativos, abraços
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 549

Mensagem  adriano em Sex Mar 26 2010, 14:53

me desculpem os preços que me refiro acima sao dos motores cb
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sex Mar 26 2010, 15:24

Beleza Adriano, vc vai gostar muito, os motores da CB são Excelentes !!
    abraço

Eldon Gustavo
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 23

Mensagem  Eldon Gustavo em Sab Mar 27 2010, 08:27

Sobre o CB já tive uns 8 cb 25 e 1 46.... Um deles era do Bim e estava com folga na biela, era um cavalo kkkkk. Também veio de quem né??? Hoje tenho um na caixa (RESERVA) e um no Tupinyke Jr. Fora ótima qualidade esteticamente não encontrei 25 mais bonito que os CBs. Minha opinião é: ótimos motores nunca tive problema.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Seg Mar 29 2010, 14:54

Fala Eldon.
    Motor do Bim, são "mexidos" até na porca de hélice !!!!! hehehehehehe........
    Deixa eu te contar uma. Teve um encontro desses em Gaspar e a gente tava lá, a turma toda. Apareceu um menino com um treinador e queria voar. Só que o CB dele tava quebrado e não funcionava (biela quebrada creio). O Bim gentilmente tirou o CB 25 de um dos aviões dele e emprestou pra gente colocar no avião do rapaz, assim ele podia dar uns vôos e ir aprendendo e tal. A gente instalou o CB no avião do rapaz e vomos pro vôo.
    MEEEEEEEUUU o que era aquilo !!!! Não era CB não, pra mim aquilo era um CBR 1000 !!!! hehehehehehe.....
    Resultado, o motor era brabo, e pra amansar um pouco coloquei uma das minhas hélices pra 35 e fomos voar, mesmo assim tava forte !! hehehe...
    Coisas do Carlão !!
    Grande amigo e uma excelente pessoa
    eduscorrea
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 26

Mensagem  eduscorrea em Ter Set 21 2010, 18:00

Eu comprei um CB 25 a poucos meses atrás e estou muito satisfeito com o motor. Pega fácil e não foi difícil carburá-lo. Liguei esta semana na fábrica e não tem nenhum CB-25 em estoque, me disseram que talvez em dois meses. Ach que de vez em quando eles resolvem faz um lota e quando acaba, acabou. Se for o 46 ai sim tem pra entregar....
    Mário
    Usuário
    Usuário

Número de Mensagens : 2

Mensagem  Mário em Qui Out 21 2010, 11:34

Bom dia,

Sou novo por aqui, mas em conversa com um amigo que hoje mora no Japão, ele me falou que realmente a fábrica da Sassi era em Presidente Prudente, porém essa não era sua instalação quando começou a fabricar os motores.

Eles eram feitos em Curitiba, no bairro Santa Quitéria, em uma empresa de garagem, com 2 portas de aço, de forma bem artesanal. egundo as palavras dele:

Will diz:

a fabrica da Sassi era em Ctba
    depois eh que mudou
    ficava na Santa Quiteria
    o cara tinha 2 tornos para fazer os motores
    um tambor com concreto
    que era o forno para derreter o aluminio
    para o bloco do motor
    os tornos para o virabrequim e camisa
    furadeira de bancada e fresadora para o carburador
    e uma garagem.
    duas portas de garagem
    e o cara morava em cima no fundo
    o dono era um engenheiro
    faliu
    aquele motor para Ctba era temperamental
    tempo umido
    funcionava 10 minutos
    e depois nada
    um empregado deles me ensinou como ligar os motores
    prendia na morsa
    usava aqueles recepientes plasticos de catchup
    colocava um pouco no carburador
    um pouco na janela de saida do motor
    girava a helice 3 vezes
    ligava a bateria de flash na vela
    batia uma vez na helice
    regulava o carburador
    e na proxima jah estava funcionando
    ouvia o chiado da vela

Acho que o motor não era temperamental somente para Curitiba, mas para quase todos os lugares.
    E se formos considerar que na época em que ele foi lançado achava-se quase que somente motores importados para modelismo, acho que até que ele não era assim tão ruim, analisando o custoi benefício...

Sou aficcionado por automodelismo, e me lembro bem que quando conheci um carro de perto, adquirido por meu primo em 87 ou 88, ele pagou na época aproximadamente U$1500 por um carro usado, com controle Futaba de 2 canais. Lembro que para comprar pneus era muito caro e difícil de achar, e ele "fazia" os pneus colando mantas de borracha umas nas outras e depois recortando e colando nas rodas do carro, que tinha como bolha uma capote de Opala Stock Car, que era considerado o máximo em tecnologia...

Espero ter colaborado um pouco com a pesquisa.

Saudações

Mário

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 419

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Seg Nov 29 2010, 12:14

Aqui vai uma pequena Historia dos motores fabricados no Brasil

No Brasil foram fabricados alguns motores porem o que mais resistiu o tempo : primeiro foram os WB diesel uma copia dos Taifun Bison Alemão fabricados em Apucarana Parana , Depois tiveram os motores ATF fabricados pelo Toninho hera uma imitação do Enya 19 foi um bom motor , Depois tivemos o Vimo Diesel fabricado pelo meu grande Amigo Victor Garutti muito bom motor , Depois veio o Welington Sassi como motor Sassi 15e 35 motor muito bom para iniciantes , Depois o Thomas com os motores TM que tiveram tambem tiveram sua epoca , e Hoje temos os motores CB exelentes motores baixo custo , esta resistindo a concorrência porque os motores são vendidos na fabrica direstamente .

Sem + Nem - aquelê abraço aeromodelistico

Mario Zuffo BR-00076 VCuiaba MT
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Sérgio Daeuble em Seg Nov 29 2010, 18:48

Beleza!
    Tenho quatro CB 25 e dois CB 46! Gosto deste motores.
    Pena que no mercado temos motores Chineses com qualidade muito superior e com preços atrativos.
    Isto acaba com a industria de pequenos equipamentos Nacionais! Sem mencionar os impostos......
    Tenho um ASP 46 que já usei bastante..... E o motor esta inteiro! Praticamente sem desgaste!
    Nada tira a nostalgia de uma Flite com CB 25 (par perfeito)!!!!
    Sérgio.

Eugênio
    Usuário
    Usuário

Número de Mensagens : 5

Mensagem  Eugênio em Seg Jan 03 2011, 22:55

Em 1986 comecei no VCC com um Cheyenne 15 powered by Sassi 15. Tinha vôos em que perdia a conta dos loops, 8s e vôos invertidos. O motor pegava de primeira e funcionava com o que vocês chamam de combustível "careta" 4x1 feito em casa, sem nada de nitrometano ou óleo sintético.
    Sou do tempo das baterias FOTAX. Quem já usou uma destas? Era uma porcaria!!!
    Hoje pratico R/C de vez em quando. Tenho um asa alta simplezinho powered by CB 46. Certa vez fui a um evento com muitos aeromodelistas e, de longe, muitos pensaram que meu motor era 4T, devido à tão baixa rotação e "redondeza" da lenta. Espantaram-se quando souberam que era um CB. Sem contar que pega de primeira. É incrível como muitos modelistas brasileiros torcem o nariz para os produtos nacionais. Esse pessoal é muito fresco e não sabe como é bom usar um produto bom e barato. O problema dos CB é comercial. São poucas lojas que os vendem. E está difícil comprar um .25 VCC para o Falcon do meu filho. Vou acabar tendo de comprar um Enya.
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Sérgio Daeuble em Ter Jan 04 2011, 09:40

Tenho quatro CB25, sendo que um deles é RC. So muda a junta do cabeçote que no RC é apenas uma. Subistitui o carburador por um de OS 20 e o Cbzinho ficou um reloginho na bancada. Estou montando um Falcon 20 (Antigo kit da Mobral). Estou até redesenhando a planta em CAD para corte a laser. Este modelo deve ficar bom com motor elétrico......
    Experimentei um carburador RC de FP40 no CB25 e o motor ficou um cavalo na bancada com uma helice 9x6 APC. Irei usar em um modelo VCC com treis cabos (modelo escala - Corsair F4U-1 kit da Sterling- USA). O Sr Pedro no Rio curte bastante modelos com treis cabos! Pousa e decola varias vezes! voa acelerado e quase caindo....É um barato curtir o Pedro curtindo seus voos.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qui Jan 06 2011, 12:23

Fotax??? hehehehehehe.....
    Eugênio, perdí a conta de quantas velas eu queimei com essa "mardita"...
    As velas da Fox pareciam "flash" de máquina de foto. PUFFFFFF Embarassed
    Só que nós eramos gurizada na época e até descobrir que esta bateria de 2 volts era muito forte e que era preciso uma resistência par abaixar um pouco a tensão, muuuiiiiiitaaaa vela queimou $$$$$$$$$$
    Mas a bateria era boa, era só manter o nível de água certinho e não guardar descarregada que durava um bom tempo
    abraço
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3365

Mensagem  Morcegão em Ter Fev 22 2011, 08:24

Tenho um WB com o Velho Arhur para ser recuperado, tenho alguns Sassis .15 guardados (nunca testei), tenho também CB .25 e um TM .20, que nunca nem tentei ligar. Nos anos 80 tinha um Sassi que funcionava muito bém, mas somente com pressurização e nunca tive problemas com os CB, já quanto aos TM que vi, nenhum funcionou. Quanto as velas que usava na época, foram as AC Correa (cartelas azuis e vermelhas), todas muito boas.
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 230

Mensagem  JORGE em Ter Fev 22 2011, 20:11

Já que estamos falando de história,
    Meu primeiro motor de aeromodelo comprei com o Sr.Marimoto quando a Hobbylândia ainda era no Tabuleiro da Baiana, hoje Largo da Carioca no Rio de Janeiro. Isso em 1965. Era um WB.29 glow fabricado em Apucarana no Paraná. Motorizei um falcão 29 com ele. Usávamos aquele pilhão de telefone como glow start.Antes disso voava com um Tamanco motorizado com um motor diesel emprestado, como o combustível era éter com óleo de rícino, meu Tamanco pegou fogo no asfalto quente no verão do Rio, na pista de Manquinhos (a pista do aterro não existia ainda). Era ruim mas era bom ! Tanta felicidade que lembro até hoje.
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1446
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam

Mensagem  Alexandre Margonar em Qua Mar 16 2011, 20:50

Pessoal, só para constar, ainda hoje, tenho dois Sassi 15, rodando e mais um 15 e um 35 travado de tanta craca.

Quanto a bateria Fotax, é do meu tempo, e uma coisa que ainda não falaram, é que invariavelmente ela deitava no chão, pois era muito estreita, e naquela afobação da partida, já viu né... O negocio é quando isso acontecia, vazava a água interna e ao levantar a bateria após a partida, molhava a mão, então correndo para a manete, enxugava a mão na calça ou na bermuda.

Quando se chegava em casa, alem da bronca da esposa, por passar a manha toda e parte da tarde na pista, levava outra bronca pelos furas na roupa. kkkkkkkkk

E como disse o Jorge, “Era ruim mas era bom ! Tanta felicidade que lembro até hoje.”
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qua Mar 16 2011, 21:18

Também usei as baterias Fotax e tive pelo menos quatro. Todas vazaram com as trincas que apareciam com o tempo, mas a primeira bateria que usei foi aquelas pilhas grandes de telefonia. Gastei a dita cuja tentando fazer um Fox .15 pegar. A pilha já se foi faz tempo, mas o Fox .15 tenho até hoje.
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Qua Mar 16 2011, 22:41

O meu Fox 15 (de 1975) sempre foi encrenca para pegar, era uma droga de motor comparado com o contemporaneo OS Max 15 III (de 1974). Mas recentemente usei combustivel com nitro, vela OS 3 e um painel de campo da Hobbico ligado numa bateria 12V. Pegou facilmente e funcionou muito bem. O que faltava era combustivel mais "forte" e muita energia na vela.
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Seg Abr 11 2011, 20:37

Tenho um Fox .15 comprado em 1978 e somente coloquei para funcionar em 1984. Sofri para ligar o famigerado e nunca segurava a rotação. Um colega tinha um Cipola e metido como era a entender de tudo, chegou a conclusão de que meu motor estava com a compressão baixa precisando de um rebaixamento de cabeçote. Caí fora do serviço e nas mãos de um amigo, que trocou o carburador por um de Sassi (ele mesmo), o motor passou a funcionar bem e sempre gastando todo o combustível. Com o carburador original não teve jeito não, mas já ví vários com o que veio de fábrica e funcionam bem. Provavelmente o meu tinha algum defeito de fábrica, algo que ninguém explicou para mim até hoje.

Gustavo Giarolla
    Usuário
    Usuário

Número de Mensagens : 2

Mensagem  Gustavo Giarolla em Sab Fev 11 2012, 23:57

Boa Noite a todos!

Sou Aeromodelista do tempo dos WB2,5 e me dedico ao Hobby sem interrupção desde aquela época..
    Não sou muito dedicado a Foruns, mas nessa turma gostei muito da seriedade e simplicidade e gostaria de Parabenizar a todos!

Realmente poucas pessoas praticam Aeromodelismo há mais de 30 anos para saber como era aquela época.. Além de todas as dificuldades acima relatadas, era muito caro!
    Mas na época não havia reclamação, porque era o que a gente tinha de disponível.. A dificuldade era parte do hobby.
    Comprar itens do combustível na farmácia e misturar em casa era comum.
    Eu tive a maioria dos motores nacionais comentados: WB, Sassi, TM, ATF e outros nacionais como o AB20 (Aerobras 20).
    Também conheci os motores nacionais HR e Mobral.40

Todos motores funcionavam bem e tinham seus problemas, mas era realmente um grande orgulho da nossa indústria nacional!

Nada daquela época chega perto das facilidades do Aeromodelismo dos dias de hoje.. desde preço, papel e dope, cola aerobras, vela a/c correa, pilha de telefone na partida, até mesmo pistas e local adequado para a pratica do hobby.
    Abraços a todos e Bons vôos!

Luiz Ferceli
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 10

Mensagem  Luiz Ferceli em Dom Fev 12 2012, 09:06

Amigos, moro a 90km de presidente prudente, quando comecei no vcc ou nossos motores eram fox ou sassi, por ser próximo a fábrica compravamos lá, o problema é que a cada 10 motores 0,5 funcionava perfeitamente e 1 funcionava quando dava vontade, acho que no caso da sassi eles faliram mesmo foi por falta de motores bons, a CB veio com bons motores e está até hj pena que é complicado de comprar, poucas lojas revendem.
    um grande abraço.
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Dom Fev 12 2012, 10:03

Eu tive um Sassi que funcionava muito bem e vi outros colegas que tinham bons motores também. O problema do Sassi foi falta de controle de qualidade, isto ao meu ver. O CB é um bom motor e tenho dado bons voos com ele aqui onde estou de férias, mas realmente não tem muitas pessoas vendendo, a não ser o Allen.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Nov 17 2017, 23:50