VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

O VCC Eletrico vem para ficar

Compartilhe

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 419

O VCC Eletrico vem para ficar

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Sab Jan 16 2010, 23:43

Colegas e Veteranos

Tenho desde a minha filhação neste Fórum , procurar tudo quanto possivel for sobre VCC Eletrico , e acabo de receber dos Estados Unidos uma revista Backyard Flyer , e tem varios artigos sobre modelos VCC Eletricos , e a E-Flite acaba de lançar um ARF do PT 19 muito simpatico , aqui vai o link para os interessados .

http://www.e-fliterc.com/Products/RelatedParts.aspx?ProdID=EFL2675&Category=Completion%20Guides&SubCategory=Control Line Parts

Aqui vai o link do Timer da E-Flite que é adaptavel a qualquer Speed control , na saida que vai do Speed Control para o receptor .

http://www.e-fliterc.com/Products/Default.aspx?ProdID=EFLA172

A coisa não é tão cara quanto parece já estou comprando um conjunto de motor , speed control , e o timer , as baterias vou comprar de outro lugar , provavelmente em Hong Kong .

Más é isso colegas tudo que for novidade desta modalidade estarei postando aqui para que os colegas , possam alem de trocar ideias se familiarizar como Futuro.

100 + aquelê abraço aeromodelistico

Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 471

Re: O VCC Eletrico vem para ficar

Mensagem  marioverol em Sab Jan 16 2010, 23:52

Legal, Chará. Tenho muita curiosidade pelos elétricos.
    Abraços,
    Verol
    Augusto Afonso
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 41

Mensagem  Augusto Afonso em Qui Fev 10 2011, 12:31

Bem legal os links Mario,tbm estou projetando meu proprio VCC eletrico em isopor e depron.
    Abraços
    Augusto.

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Sex Set 09 2011, 00:41

Colegas e Veteranos

Parece que foi ontem estavamos nesse ultimo contato , que os eltricos vem com tudo isso é certo ; más ainda tem muito tempo ainda , se hoje você calcular pela quantidade de motores de 2 e 4 tempos que estão sendo fabricados , os eleletricos vão ter que esperar mesmo que as baterias de LiPo que já cairam de preço e muito , e já tem uma infinidade de baterias sendo testadas , e que terão preço bem mais barato isso tambem e certo , más até agora não fizeram uma bateria que não pegase fogo em um queda com modelo de VCC , para quem já viu três bateias de LiPo explodir bateria de 4 S de 4000 MhA em um acidente como eu já vi , imagina o calor do motor somado ao do Speed Control em um acidente a bateria tambem estara quente em uma queda já viu o que vai sobrar .
    Más vendo um artigo sobre VCC nos Estados Unidos , por sinal talvez uma copia de um outro artigo em um sait do Reino Unido , tem muita coisa ainda para ser desnvolvida ex: motores BL que aqueçam pelo menos a metade do que aquecem hoje , o mesmo com o speed control , e com as baterias , por isso os motores Glow vão dominar por um bom tempo ainda.

100 + Aquelê abraço aeromodelistico

Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 556

Mensagem  Mustrengo em Dom Set 18 2011, 21:19

Comprei baterias NanoTech de 2650mAh, fiquei impressionado com o peso e dimensão delas. Um dos grandes inconvenientes do VCC elétrico, na minha modesta opinião, é o peso das baterias. Os motores são mais leves que o glow, já as baterias são mais pesadas, mas como ficam muito próximas da asa, fica difícil acertar o CG sem que haja necessidade de por peso na frente. Agora com as baterias Nano, mais leves, vou ser obrigado a aliviar peso na cauda.

Mas o caminho está traçado. Agora que a OS, que é uma fábrica extremamente popular, lançou seu motor elétrico, muita gente vai se interessar um pouco mais e a evolução será mais rápida. Lei da oferta e da procura.

jorge pereira
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 18
    Comentários : Boa noite. Sou engenheiro aeronáutico aposentado.

Mensagem  jorge pereira em Seg Set 26 2011, 22:05

Éh! Tem gosto pra tudo, né??? O VCC vai se silenciando! Tirando toda aquela nostalgia de se descobrir o ponto de aceleração, o apito do motor! A destreza de trocar peças que se desgastam!
    Triste fim dos glows!!!!
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mustrengo em Ter Set 27 2011, 08:03

Os glows estão longe de acabar, Jorge. Até porque o custo inicial dos elétricos não é dos mais atrativos. Com relação os barulho, existem sistemas de som simples que simulam os sons dos Merlins, motores radiais, entre outros.
    O motor elétrico também tem seus segredos de trimagem, hélices, giro... vai longe ainda pra substituir o glow.
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3395

Mensagem  Morcegão em Ter Set 27 2011, 10:43

Apesar de ter de melhorar ainda, como alguns donos de aero elétricos falam, acho bem legal. Vi o Aspirante do Castrucci voar e gostei. Espero ver o do Sr. Luiz este fim de semana, se tudo der certo. Tenho os meus motores glow, mas pretendo fazer um elétrico em breve. Discutir sobre o que é melhor é inútil. Cada um na sua, que tem lugar para todo mundo e sem ofensas de preferência.
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Ter Set 27 2011, 12:43

Se o tempo ajudar no domingo, espero estrear meu Santana 1990 com o Oliver Tiger DIESEL de 1954, dar meus seis voos com o Aspirante (de 1977) ELÉTRICO e tentar ensinar meus moleques com a Flite com Enya GLOW (do ano). Cool Cool Very Happy

Diga NÃO ao preconceito !!!!
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mustrengo em Ter Set 27 2011, 13:56

HAHAHAHAHAHA

Eu vejo vantagem no elétrico na questão praticidade. Agora com a chegada o horário de verão, deixo o modelo no carro, qunado dá 17h vou pro parque, faço uns vôos, volto pra casa, deixo as baterias carregando e nem tiro o avião do banco de trás. Aí é vantagem... hahahahha
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Ter Set 27 2011, 15:14

Castrucci é o aeromodelista de todos os tempos. Aeros de todas as décadas. KKKKK
    Com tanto aeromodelos eu espero mesmo que o tempo esteja bom e possamos todos ter um domingo eletrizante e por falar em motores diezel, o Arthur está para entrar em contato contigo, Castrucci. Ele quer mandar os seus motores e os meus.
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Ter Set 27 2011, 16:15

A maior vantagem do elétrico é exatamente poder ir à pista, e em meia hora dar alguns voos e voltar para casa, levando somente o modelo, o cabo e uma bateria reserva. Sem necessitar de ajudante.
    Nem acredito que o Arthur terminou os motores, lá vem mais uns motorzinhos diesel de antes de eu ter nascido...
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Ter Set 27 2011, 16:18

Estive conversando com ele sobre os meus motores e acabamos falando sobre os seus. Tem um diesel que ele disse ter tido de fazer pistão e biela, se não me engano. Falou que iria entrar em contato, mas pode ser que ele não tenha mais seu e-mail. Ele andou tendo problemas com o computador dele.

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Seg Out 17 2011, 14:17

Colegas e Veteranos

Que os motores eletricos vem isso é certo , más que dominarão o mercado somente a longo prazo , a OS MAX já lançou seus motores BL são uma verdadeira joia simplesmente pefeitos, más ainda o que é bom custa caro um OS que dependendo da configuração equivalente a um motot de 25 a 30 de 2 tempos custa U$79.98 , e um similar da Hohhy king da Turnig custa entre U$16.50 a 19,00 , ai fica uma pergunta no ar vale a pena investir barato ? até que para teste vale tudo , quanto as baterias este é outro ploblema bateria que presta e é confavel ainda é cara : Tunderpower , EM , Fligt Power, Todas tem para TX e Rx e para motores BL são as melhores do mercado mundial , apenas um detalhe a de melhor qualidade na Hobby King custa em media de 20% do preço das de 1º linha é algo a se conciderar .
    Tem um ouro poblema que um praticane de VCC citou em artigo artigo nos Estados Unidos , voar com modelo eletrico tem muitas vantagens ,e silêncioso , não polui , funciona tranquilamente ; mas tem um poblema para quem esta acostumado a voar com o barulho do motor de 2 e 4 tempos escutando os tempos da batida do motor , o eletrico tem uma aceleração só é completamente silencioso, esta adaptação da forma de voer não é muito facil requer tempo e dedicação , este aeromodelista de Charllot Carolina do Norte, não tem nada de expecial não é nenhum campeão , más com toda sua simplissidade elê tem razão no que escreve .
    E por outro lado para eletricos você vai precisar de um Bom ou Exelente carregador e balanceador de baterias , isso é a vida das baterias não tem como fugir ,e a variação de preço vai de. U$150,00 a U$ 400.00 .
    Importante estes preços estão em Dolar para compra nos Estados Unidos e China não esta incluido correio nem possiveis impostos .
    Por isso eu ainda acho que vai demorar para os eletricos dminarem o VCC , é muito diferendo do que esta acontecendo no RC não te como comparar , os motores de 2 e 4 tempos reinaram por muito tempo ainda no VCC , disto eu tenho plana certeza

100 + Aquelê abraço aeromodelistico Mario Zuffo BRA-00076

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Ter Fev 07 2012, 12:17

Colegas Veteranos e Comandantes

Tive a confirmação de um amigo que reside na Alemanha em Munique onde não se pratica o U-Control; porem em berlin e Frankfurt é muito praticado e é de la que vem a noticia; os alemães estão desenvolvendo uma "especie de giro eletronico", que reduz a aceleração do motor quando o modelo esta sem carga , ou seja quando você decola o motor esta a plena potência, você vai fazer um loping quando o modelo esta saindo da manobra,e o modelo perde a carga o motor reduz a potência em 75%, e quando você retoma o voo horizontal normal o motor retoma a rotação, más ainda estão em testes porque as baterias tem que ter carga de no minimo 40 C constante, durante todo o voo e este tem que ser limitado em 7 a 10 minutos de voo.
    Por outro lado os motores eletricos creio eu que deverão ser expecificos para o U-Control, devido a sua maneira de trabalho ser diferente dos motores atuais, com certeza deverão ter os estatores bem mais ventilados e com uma ventoinha como nos atuais motores de Pylon Race, e rolamentos bem melhores que suportem o alto rendimento dos motores em trabalho constante com a alta temperatura.
    Na verdade os modelos eletricos deverão ter pelo menos alguns sensores, de temperatura do motor, temperatura da bateria, e do speed control, para desligarem o sistema em caso de super aquecimento, visto que estes motores voam do começo ao fim do voo, não tem como interromper este sitema sem uma telemetria com sensores , esta é minha opinião visto que voo RC com motores eletricos a dez anos , e tenho alguma experiência neste sentido.
    Com certeza muito brevemente teremos novidades neste sentido; pois as leis ambientais na alemanha são bem mais severas do mundo .

100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg Dez 18 2017, 03:59