VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Elétricos...

Compartilhe
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 556

Re: Elétricos...

Mensagem  Mustrengo em Qua Jan 05 2011, 22:10

Bom pessoal, analisando os videos de meu Tucker com motor elétrico cheguei a algumas conclusões.

O motor Turnegy 35-42 1250kV, segundo o catálogo do fabricante, corresponde a um .30 glow com hélice 11x5, ideal para modelos de ate 2.000gr. Maaaaaaaaas, no VCC a coisa é um pouco diferente, temos rotação constante por um bom tempo, precisamos levar em consideração o arrasto, peso e comprimento dos cabos (18 metros, ideal seria 17m), mais o desvio da deriva e do motor. O Tucker pesava 1280gr, levando em consideração os arrastos, ventos, passo de hélice, podemos considerar um arrasto total de 170gr. Então, prum VCC, o mesmo motor terá rendimento de um .25. Esqueça hélice de 11x5 com esse motor, é muita carga para o chinesinho. Coloquei-o num dinamômetro eletrônico e ele saiu de cara consumindo 38A/seg a 9000rpm, o que dá algo em torno de um minuto de carga, que era o que estava acontecendo mesmo. Sinal que o modelo ideal para este motor seria um perfilado menor.
    Passei todo o conjunto prum Ringmaster, motor Turnegy 35-42 1250, ESC de 40A, bateria de 3S 2650 20C, hélice 10x5, pelos cálculos o consumo deverá ser de 10A/seg, algo em torno de 5 minutos de vôo por bateria. O jeito agora é testar e ver se dá um rendimento bom.

Segue um link com o video do tucker elétrico, notem que o vôo não dá mais de 1min 30seg
    http://www.youtube.com/watch?v=RDUuFf3__SA

Abrassss
    Augusto Afonso
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 41

Re: Elétricos...

Mensagem  Augusto Afonso em Qui Fev 10 2011, 12:52

Ola gente,
    tambem quero contribuir com o forum então la vai:
    Não sei se atualmente voces andaram pesquisando o material sobre eletricos no Brasil,pois bem,atualmente,pelo menos aqui em S.Bernardo,os preços estão assim:
    Motores como o Emax 2215/20 BL estão na faixa de R$35,00
    ESC:entre 20 e 30 reais um de 30A
    Bateria 3s 1800mah se não me engano esta em 30 ou 60 reais,não me lembro direito.
    POREM,estes preços são de vendores da pista de RC que eu frequento,nas lojas como a Hobby Delivery o preço quase triplica,infelizmente.
    Abraços e espero ter ajudado.

Data/hora atual: Sab Out 21 2017, 16:43