VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Enya 25 Diesel

Compartilhe
    Gerson_Fett
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 79
    Comentários : Espero poder voltar ao VCC/Modelismo

Enya 25 Diesel

Mensagem  Gerson_Fett em Sab Out 31 2015, 18:29

Pessoal, eu aprendi voar usando WB 2.5 do meu pai e um Manicaca I e deste então sou apaixonado por motores diesel, mas como aqui temos dificuldade de comprar Eter nunca mais fui atrás. esta semana voltei a ver coisas de VCC, motores, modelos e afins e deparei-me com este anuncio na ST do Martin Enya 25 diesel pensei em compra-lo para colocar no meu falcão ou fazer algum outro modelo pequeno, mas vi que o motor equivale a um 46Glow. Alguém tem este motor, já usou, já viu ? É bom pra acrobacia ?
    Obrigado
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5190
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Re: Enya 25 Diesel

Mensagem  Manicaca em Sab Out 31 2015, 19:41

Oi Gerson, os Enya são todos exepcionais motores ...
    Entre em contato com o Martin na Stunthobby, que é a revenda Enya no Brasil
    Ele poderá sanar dúvidas ou te recomendar um produto adequado as suas necessidades
    Pode comprar tranquilo, vendedor top ! Very Happy
    www.stunthobby.com
    grande abraço Very Happy
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Sab Out 31 2015, 21:32

Existe uma confusão sobre essa equivalência de motores. Um motor diesel tem mais torque do que um motor glow do mesmo tamanho por conta da maior taxa de compressão, e com isso consegue virar uma hélice maior. Mas a rotação é menor e a potência no máximo se equivale (potência é rotação x torque). Basta pegar qualquer teste da época em que se usava mais o diesel e o glow estava começado a crescer para ver a diferença entre o mesmo motor glow e diesel. O Manicaca pode nos ajudar com isso.
    A maior vantagem é o consumo que é bem menor por conta do poder calorífico do querosene (ou óleo diesel) muito maior do que o do metanol. Em compensação a velocidade de chama do metanol é maior e permite rotações mais altas. Pelo consumo o diesel acaba sendo obrigatório nas corridas em conjunto (Team Race F2C). Nas demais modalidades somente em categorias específicas para motor diesel como o combate diesel (F2E) e um team race simplificado (F2F).
    Para F2B motor de alto torque parece ser interessante, pois pode-se usar uma hélice maior com bom empuxo estático e menor velocidade de pitch, permitindo um voo mais lento mas com tração, como se usássemos um cambio com marcha mais baixa em um carro. O problema de se conseguir éter para o combustível é contornável assim como a maior vibração do motor. Se fosse mais competitivo que os motores glow, todos o estariam usando.
    Infelizmente o Richard Bromberg, que estava preparando um modelo F2B com motor diesel e estudando bem esse assunto, nos deixou no inicio deste ano. Gostaria de ver um modelo desses.
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1735

Mensagem  TAPXURE em Sab Out 31 2015, 22:45

O Beto e Manicaca estão com razão! O éter sulfúrico eu comprei no M. Livre! O aditivo,
    "cetan booster", comprei direto no site da Bardhal, com o nome de "POWER DIESEL"!

Abraços!!!
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  betocastrucci em Dom Nov 01 2015, 07:32

Nessa conversa de diesel me deu vontade de colocar para rodar os meus motores... Hoje no Naftalina vou levar um modelinho voo livre da década de 50 com um motor Elfin diesel de 0.5 cc de 1951.
    Gerson_Fett
    Usuário Master
    Usuário Master

Éter graças a Deus pra mim não será um problema

Mensagem  Gerson_Fett em Dom Nov 01 2015, 08:46

Apesar de hoje não morar mais em SP e os éteres estão lá no meu pai onde ele faz uso com os velhos WBs, eu trabalhava no instituto de química da USP e eu comprei 4 litros de éter, como se fosse pra meu uso em trabalho, mas comprei em meu nome e com meu salário a dificuldade foi leva-los pra casa mesmo sendo meus.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Nov 01 2015, 11:44

Beleza Tripulação

Realmente a compra do éter dificulta um pouco as coisas, mas não é impossível
    Uma das vantagem dos diesel é que consomem bem menos combustível que um glow equivalente
    Logo com 1 litro da mistura dá pra voar um monte
    Beto, depois se possível nos mantenha informados dos voos lá do Naftalina, deve ser um encontro imperdível cheers
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Nov 01 2015, 11:53

Dei uma olhada agora a pouco nos manuais de motores que tenho e tenho tanto o manual do Enya 25 SS Diesel como também um review do mesmo, mas como estão em PDF infelizmente não tem como anexar aqui no fórum (fórum não aceita formato PDF No )
    Se alguém precisar só me passe um MP com o endereço de email que eu envio...
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Dom Nov 01 2015, 18:20

Lembro que como o éter é extremamente volátil, devemos fazer sempre pequenas
    quantidades de combustível, para usar rapidinho! Combustível velho perde muito o
    éter e fica mais difícil de fazer o motor ligar!

cheers cheers cheers
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sex Dez 25 2015, 20:10

Galera, só pra constar, um Enya 25 SS diesel desses voou semanas atrás no encontro de Gaspar e posso dizer pra vcs, que máquinão !!!
    Levou um Banshee da SIG de prop do Cmdte Eduardo de Curitiba e funcionou na perfeição cheers
    O dele levava uma hélice 12/6, cavalar pra um 25, mas estava tranquilão fazendo todas as manobras com folga
    Aprovado !!! cheers cheers cheers
    No filminho do Sérgio do encontro consta o modelo voando, muito legal ...
    Gerson_Fett
    Usuário Master
    Usuário Master

Nosssaa 12x6 ???

Mensagem  Gerson_Fett em Sex Dez 25 2015, 23:53

É muita potência mesmo... E como é um motor leve, deve fazer um avião com 1.45m de asa voar fácil .
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  betocastrucci em Sab Dez 26 2015, 06:44

Gerson_Fett escreveu:É muita potência mesmo... E como é um motor leve, deve fazer um avião com 1.45m de asa voar fácil .

Não existe mágica, um avião de 1,45 m de asa vai precisar de um motor 40 bem forte ou um 46. O que carrega o modelo é potência que é torque x rotação. O fato de rodar uma hélice do mesmo tamanho que um motor bem maior não significa ter a mesma potência, pois tem um giro bem menor. E foi isso que decretou a troca dos motores diesel por motores glow no aeromodelismo. É mais ou menos a mesma coisa que escuto que um CB 25 é mais forte do que um Fox 35, que leva o mesmo modelo. Ok, mas com o mesmo cabo? Usa um cabo de 18 metros num Nobler com CB 25 e veja se vai voar bem.
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Sab Dez 26 2015, 09:59

Excelente explicação Beto!!!

cheers cheers cheers
    Gerson_Fett
    Usuário Master
    Usuário Master

Beto

Mensagem  Gerson_Fett em Ter Dez 29 2015, 08:17

Ótimas informações, bem, realmente a história do CB 25 é um fato, eu voando ele com o falcão 20 e cabo de 18m, o avião fica lento e pouco preciso.
    O que me deixou digamos "anestesiado" em relação ao enya 25 diesel não só a hélice que ele roda, mas sim a potência 0.8 HP a 9.000 RPM, é muita potência pra um motor 25, por isso que acabei sendo induzido a fazer a pergunta.
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  betocastrucci em Qua Dez 30 2015, 00:27

Gerson_Fett escreveu:Ótimas informações, bem, realmente a história do CB 25 é um fato, eu voando ele com o falcão 20 e cabo de 18m, o avião fica lento e pouco preciso.  
    O que me deixou digamos "anestesiado" em relação ao enya 25 diesel não só a hélice que ele roda, mas sim a potência 0.8 HP a 9.000 RPM, é muita potência pra um motor 25, por isso que acabei sendo induzido a fazer a pergunta.  

Desculpe a piada, mas 0.8 hp a 9000 rpm num .25? Tá mais com cara de 25 cc.... Se ao menos fosse a uns 15000 ou 18000 rpm seria mais verossímil. Na verdade os caras são bem desonestos com os números, eles colocam o motor num dinamometro com baixa carga e jogam a rotação lá no alto e acham esse número de potência. Depois colocam nas especificações que o motor vai até 9000 rpm induzindo a acreditar que a potência foi conseguida nesta rotação. Se a coisa fosse tão mágica assim, todo mundo estaria usando...
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2191

Mensagem  Sérgio Daeuble em Qua Dez 30 2015, 10:54

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    O motor que voou em Gaspar foi um Enya 30!!!!! Motorzão!!!!!!

- Não existe milagre nestes motores!!!!!! Como o combustivel demora mais tempo para "queimar" e liberar a energia em forma de calor que "dilata" os gases comprimidos na camera de combustão (Nitrogênio, CO2 e vapor de agua), o grafico (ciclo) do motor diesel é bem diferente........ Apresenta a região de melhor rendimento em rotações menores aos motores Glow.
    - Atualmente temos motores diesel que não deixam nada a desejar em relação aos glows!
    - Os motores nacionais WB não são bons exemplos de motores diesel!!!!! Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz Razz
    - Atualmente os Russos fabricam os melhores motores com esta tecnologia. Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
    - O motor Enya 30 que o Eduardo usou em Gaspar apresentou um rendimento formidável!!!!! Laughing Laughing Laughing Very Happy Very Happy Very Happy - Fora o fato de "Bateu pegou" realizou voos de 12 minutos com um tanque que realizava 5 minutos com um LA-40....Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

- O Emilio está importando 3 motores Russos de 2,5 cm3 que vai equipar dois Playboy da Hobbylandia! O modelo que o Eduardo vai montar ele ainda não falou!!!!!! Proximo encontro vamos ter 3 modelos nostálgicos com motores diesel 2,5 cm3......Laughing Laughing Laughing Laughing

- O Eter já está na geladeira e o kit do Playboy já cortado!!!!! O Emilio já esta montando o kit dele!!!!

affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid

betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  betocastrucci em Qua Dez 30 2015, 11:17

O legal dos diesel é que possuem torque maior em baixa rotação do que os glow, permitindo hélices maiores e mais eficientes. O poder calorífico do diesel ou querosene é praticamente o dobro do metanol, por isso consome bem menos. E como podemos alterar a compressão, permite uma gama enorme de hélices. Em compensação mais uma regulagem para "atrapalhar" os que não são muito chegados em escovar bit de motor. Eu adoro o barulho e o cheiro, mas a sujeira dá mais trabalho para limpar do que a do Fox 35. E outra vantagem, não ataca a tinta duco, não sendo necessário envernizar.
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qua Dez 30 2015, 23:00

Legal!!! Boas informações!!!

lol! lol! lol!
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Sérgio Daeuble em Ter Maio 10 2016, 23:44

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    - Playboy da Hobbylandia com MVVS Diesel 2,5 Team Race..... affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid

affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qua Maio 11 2016, 09:25

Que motor bacana!!!! Está saindo meu PLAYBOY, projeto de um tal Sr. Daeuble!
    Você conhece!!?? Very Happy

lol!
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qua Maio 11 2016, 11:02

Que legal
    Bacana o Playboy Sérgio, com motor diesel então nem se fala
    O Taps fez um também, vai de Ohlsson Rice 23
    Não é isso Taps??
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qua Maio 11 2016, 14:52

Isso!!! Em breve posto fotos! Pedi para um companheiro entelar com
    Monokote!!!

farao
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Sérgio Daeuble em Qua Maio 11 2016, 21:56

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!
    O Projeto é do Sr. Morimoto, Pai da Mie!
    Apenas desenhei em CAD! Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Modelo Projetado na época dos WB's.......... pirat pirat pirat pirat pirat pirat pirat

cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qui Maio 12 2016, 11:04

Isso mesmo Sérjão, Shigemi Morimoto, um pioneiro e um génio do esporte
    Sou mega fã dele, só saiu aviãozaço da prancheta dele
    No tocante ao teu trabalho, sou suspeito pra falar, mas vc fez e faz um trabalho incrível
    Já cortei os gabaritos do Mustang pra vc, te entrego na primeira chance

Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Sérgio Daeuble em Qui Maio 12 2016, 13:20

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!
    - Encontrei os gabaritos do Mustanguinho!!!!! Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
    - Vou montar um em deprom.......
    pirat pirat pirat pirat pirat pirat pirat pirat pirat pirat pirat pirat
    affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Set 24 2017, 19:59