VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Motores de VCC - OS Engines - Fora de linha - Tower Hobbies

Compartilhe
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1735

Re: Motores de VCC - OS Engines - Fora de linha - Tower Hobbies

Mensagem  TAPXURE em Ter 14 Abr 2015 - 7:46

A "picanha" não seria tão valorizada e saboreada, se não houvessem as "carnes de pescoço"!!!
    Preocupa não Sérgio; às vezes a gente muda o cardápio e não fica tão bom! O importante é
    tentar, mudar... curtir!

Laughing Laughing  Laughing

cheers
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5190
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Ter 14 Abr 2015 - 9:08

Engraçado. é a primeira vez que ouço falar no problema relatado pelo Sérgio com o Avistar 61 "ABC"
    Em geral os cilindros/pistões "ABC/ABN" chineses e taiwanêses são de boa qualidade
    Mas se está assim como o Sérgio relata, com a parte de baixo do cilindro vazando (pouca) compressão e travando no PMS (o que é bom) concordo com o Martin, deve haver ovalização, o que levaria ao problema citado
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5190
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Ter 14 Abr 2015 - 9:43

Beleza, publico aqui a página do catálogo de 1990 da OS Engines contendo os agora"saudosos" motores de VCC, hoje totalmente abandonados pela marca No No No
    Eram 9 opções incluindo aí mais o pequeno 11 CZ-P, que servia como motor para pylon/speed vcc a alguns países que
    Usavam a categoria 1.8 cc como limite
    Os "Tops" da marca eram os 46/40 SF-S roletados seguidos então pela excelente e popular linha FP, motores leves, com muito torque, econômicos e amplamente usados ainda nos dias de hoje no mundo todo

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qua 15 Abr 2015 - 7:59

Estava pensando... como que uma peça feita num torno em alta rotação,
    pode sair "ovalizada"!!??

Shocked study
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 765

Mensagem  martin em Qua 15 Abr 2015 - 12:47

Taps,

Depois de usinado tem que niquelar/cromar e depois brunir a camisa, se isso não for muito bem feito dá esses problemas.

Abraço,

Martin

Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2191

Mensagem  Sérgio Daeuble em Qua 15 Abr 2015 - 13:00

Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Sad Verdade Sad Sad Sad Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad What a Face What a Face What a Face What a Face bom bom bom bom bom
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Qua 15 Abr 2015 - 17:35

Sergio,

Voce comprou esse motor recentemente direto da Brodak, ou é um motor da primeira safra?

Pegunto isso porque acabei de falar com um cliente que esta super feliz com seu Avistar 61 e me contou uma história que não sabia a respeito desse motor. Segundo ele os motores da primeira safra eram assim mesmo mas que os novos vieram muito melhor, e se for isso mesmo vamos voltar a recomendar o Aviastar!

Alias meu caro, se precisar de qq coisa da Brodak me da um toque pois posso mandar direto de la para você, e ainda te dou um desconto sobre o preço do motor ou qq outro produto. Posso dar esse desconto porque a Brodak me da um desconto de revendedor autorizado e posso ceder parte dele para meus clientes.

Preciso agora verificar a veracidade dessa história e obter melhor informação sobre essa nova leva de motores Aviastar 61. Se esse seu motor foi comprado recentemente ai essa história não procede.

Agora mesmo fui pesquisar no StuntHangar sobre Aviastar e achei meu próprio "post" falando bem do Aviastar 61, mas em 2010. Pois me baseava na experiencia do Bello. Tive com ele varias vezes no Ibira e vi o motor em ação e senti o motor não mão. Na época achei o motor bom então coloquei no site e acabei vendendo uns 2 ou 3 motores, mas de cara as reclamações começaram, todos os motores exatamente como o seu! Então tirei do site e parei de vender e recomendar esse motor.

Sei que um ou outro, além do Bello, deu sorte e pegaram um motor bom. Para tentar resolver o problema dos meus clientes eu pedia camisa e pistão novos para Brodak sob garantia, mas não resolvia o problema tudo a mesma coisa. Para um cliente chegamos a trocar 3 vezes camisa e pistão, e nada!

Sei que de um camarada do Ibira que queria por que queria ter um motor bom desse e acabou comprando 5, mas nenhum veio bom que eu saiba.

Lamento muito que tenha comprado esse Limão.

Abraço,

Martin
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Sérgio Daeuble em Qua 15 Abr 2015 - 19:28

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!
    Este motor comprei do Carlão Eckert de Campo grande. Estava zerinho! nunca foi ligado. Veio meio "ressecado". Apliquei DW-40 e dois dias depois desmontei para limpeza interna.
    Não tinha sujeira ou rebarbas de usinagem. Mas a usinagem das aberturas na camisa pareciam feitas no facão. Rolamentos sem marcas (fabricante) mas sem folgas e acabamento das trilhas de boa qualidade...... As marcas de usinagem no pistão demostra avanço grande e raio da ferramenta grande (condições de usinagem para desbaste e não para acabamento). pode ser problema de programção do torno CNC ou torneiro com pressa no torno universal........ Qualidade de ajuste de camisa e pistão muito inferior aos CBs........
    Acredito que não seja ovalização, mais sim folga na saia Mad Mad Mad Mad Mad Mad Mad Mad
    A conicidade aparentemente está normal...... Não tenho micrometro para verificar!!!! (Se for isto, logo se resolve.......)
    O "barulho" da batida no PMS é assustador!!!! Bem mais acenturado que o meu Stalker 76 do Classic.

pirat pirat pirat pirat pirat pirat pirat
    Vou colocar o motor em um SV-11 para testar em vÔO!!!! Depois que pega, aparenta regularidade incrivel Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Não esquenta, o combustível sai limpinh....

Estou satisfeito com o EVO-60 no Tupynike II Show de bola!!!!!! O modelo que esta "remendado" devidoa lenha....... Ficou uma beleza!!!!!!! Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball
    Está no forno outro Tupynike II com Enya 61 CXRS PRO Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers
    Vou perguntar onde o Carlão comprou o motor.

Idea Idea Idea Idea Idea Idea Idea
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Qua 15 Abr 2015 - 19:54

Liguei para Brodak e a Cheryl me disse que eles resolveram os problemas dos motores que estão vendendo agora. Portanto volto a colocar o motor no Site.

Para quem interessar posso mandar o Aviastar 61 direto da Brodak por U$ 143,00 mais o frete.

Martin
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 247

Mensagem  ANDRE em Sex 17 Abr 2015 - 9:33

Bom dia Sérgio,

Também tenho um desses motores Aviastar 61 e tive que fazer alguns ajustes para melhora de performance.

Então vamos lá:

(i) desmonte o motor inteiro;
    (ii) coloque uma junta a partir de 0,3 mm na parte inferior da camisa (oposto ao cabeçote), ou seja, a junta vai ficar entre o bloco e a camisa, deixando a camisa mais alta e utilize 2 juntas entre a camisa e o cabeçote;
    (iii) aplique teflon de encanador nas extremidades do carburador, para selar totalmente o encaixe entre carburador (flauta) e o bloco;
    (iv) utilize vela OS n. 08 (vela fria);
    (v) Combustível - o negócio desse motor é caretão, proporção 4X1, nada de Byron ou combustíveis especiais.
    (vi) hélice básica - 13 X 6 (máster airscrew de madeira), zinger 13X6 e etc.

É isso aí, simples e você verá que terá uma melhora na performance, partida e etc. O meu motor parecia que o pistão estava batendo no cabeçote, dava a impressão de calço hidráulico e perdia a tinha perda de compressão após um võos. (não sei se utilizaram materiais com dilatação diferente entre pistão e camisa).

At. André L. Costa.
    Pista da Praia Grande.
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Sex 17 Abr 2015 - 10:32

Olá André;

Qual a intenção ou motivo em subir a camisa 0,3mm!!?? study

Abraços!
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 247

Mensagem  ANDRE em Sex 17 Abr 2015 - 12:25

Quando o pistão subia na posição de máxima compressão o motor fazia aquele "CROC", parecia que o pistão batia no cabeçote, ou mesmo barulho de biela. Veja bem, isso virando o motor na mão.

Feito os ajustes necessários, esse barulho sumiu, fazendo com que o motor girasse normal no ponto máximo de compressão.

At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Sérgio Daeuble em Sex 17 Abr 2015 - 13:10

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!! Beleza!!!!!!
    Vou experimentar!!!!!!Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Cool Cool Cool Cool Junto do motor veio uma junta nova!!! Quando desmontei entre o cilindro e cabeçote já tinha duas juntas.
    Eu usei vela quente conforme manual....... Vou experimentar vela Os-8 (fria).
    Carretão 0% nitro??? Tenho com 4% nitro (mistura comercial carretão). Vou fazer um caretão 4x1 sem nitro e o famoso "mata bicho"......
    Quero ver se no sábado coloco o motor no SV-11. Os proximos testes deste motor vai ser em Vôo!!!!
    Achei o conjunto agulha muito bom! Mas tambem senti a necessidade de vedação na sede de encosto. Quanto a carburação o motor é muito bom!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    Vou providenciar umas arruelas em teflon..... Wink Wink Wink Wink Wink Wink Wink Wink Wink

Beleza! Beleza!! Beleza!!!! cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Sex 17 Abr 2015 - 15:37

Muito boas dicas André!!!!  cheers cheers cheers

Pode ser mesmo que a cabeça do pistão estava batendo na parte mais baixa
    do cabeçote. O Sérgio poderá verificar isso, colocando mais juntas entre o
    cabeçote e a camisa. Aguardamos os resultados!

Abraços!  

lol!
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Sérgio Daeuble em Sex 17 Abr 2015 - 18:02

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!
    O pistão não bate no cabeçote! Devido a conicidade o atrito na parte superior é maior! A batida deve ser na biela. Isto é comum em motores ABC!!!! So que este está exagerado!!!!!
    Irei realizar as modificações (setup) sugeridas.......Se não derem certo uso outro motor! Sem problemas...... Vale avisar os colegas para não cometerem o mesmo problema!!!!!
    cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 24 Set 2017 - 19:56