VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Regra de Segurança para Eletricos

Compartilhe
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 157

Regra de Segurança para Eletricos

Mensagem  FredPach em Sab 21 Fev 2015, 22:55

Em resumo:

1- É necessário um plugue que corte a energia do sistema diretamente da fonte (bateria), que fique acessível facilmente para qualquer pessoa poder puxar e desligar o sistema em caso de acidente.

2- Em caso de acidente ou de parada repentina do motor o piloto só poderá abandonar a manete depois que o ajudante remover o plugue de energia, garantindo que o motor não será acionado sozinho de surpresa.

Os clubes britânicos que fizeram essas regras, e acho que devemos seguir. Afinal é para nossa segurança.
    Fonte: Control Line Aerobatic Pilots Association
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Re: Regra de Segurança para Eletricos

Mensagem  betocastrucci em Sab 21 Fev 2015, 23:21

Gostei dessas regras.
    Nos meus modelos maiores de voo livre eu uso um dispositivo chamado rdt, que determaliza o modelo por comando de rádio levantando o estabilizador em 45 graus. Serve para salvar o modelo em caso de acontecer algo errado ou finalizar um voo caso o modelo esteja saindo do campo de voo. É uma caixinha com um botão (vermelho Smile ) que se prende no braço perto do ombro como os antigos walkman.
    Seria interessante usar um equipamento semelhante para cortar o motor através do timer. Entendi que a FAI também aceita no F2B esse tipo de dispositivo mesmo em motores a explosão.
    rmfiorot
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 15

Mensagem  rmfiorot em Dom 01 Mar 2015, 07:22

São vários pontos de vistas que deveremos ver na questão segurança.

Em caso de queda o mais importante é fazer o motor parar evitando assim qualquer risco, e para isso não é necessário e ou obrigatório um plug externo para interrupção direta da fonte de energia.

Para aqueles que já utilizam as baterias de LiPo sabem o quanto são perigosas quando envolvidas em uma queda, pois bem, vamos exemplificar ao extremo onde as mesmas cheguem a ficarem tão danificadas que podem dar inicio de combustão, o plug externo e ou um botão para parar o motor neste caso não adiantará em nada.

Concluindo, seri sim importante a obrigatoriedade de um sistema de parada ágil e um extintor de CO2...rs....

Rogério Fiorotti
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  FredPach em Sab 21 Mar 2015, 19:01

rmfiorot escreveu:São vários pontos de vistas que deveremos ver na questão segurança.

Em caso de queda o mais importante é fazer o motor parar evitando assim qualquer risco, e para isso não é necessário e ou obrigatório um plug externo para interrupção direta da fonte de energia.

Para aqueles que já utilizam as baterias de LiPo sabem o quanto são perigosas quando envolvidas em uma queda, pois bem, vamos exemplificar ao extremo onde as mesmas cheguem a ficarem tão danificadas que podem dar inicio de combustão, o plug externo e ou um botão para parar o motor neste caso não adiantará em nada.

Concluindo, seri sim importante a obrigatoriedade de um sistema de parada ágil e um extintor de CO2...rs....

Rogério Fiorotti

Pelo que entendi nessas regras, a preocupação deles é mais com um mal funcionamento do timer. Por se tratar de um componente eletronico, pode ser que aconteça de o motor ligar sem querer. Então para evitar isso fizeram essa regra lá. Tem modelos que o pessoal abre a carenagem coloca a bateria e liga, fecha a carenagem e fica tudo pronto para voar. Supondo que dê um mal funcionamento no timer e o motor ligue, para desliga-lo seria necessário abrir a carenagem para desconectar a bateria. Tem uma "chave geral" externa seria necessário só um puxãozinho para desligar tudo. E pelo costume que tenho de voar eletrico, acho que isso seria uma mão na roda tbm, visto que eu deixo tudo pronto para voar, mas só conecto a bateria no esc quando vou voar. Se eu tivesse um plug assim no meu modelo já deixaria a bateria ligada no esc, e só precisaria ligar o plug. Mais prático. O problema é que vai mais peso, tenho que tirar meu sistema todo para fazer isso, e pior de tudo, não decidi ainda onde colocaria isso. hauhauhauha

Abs
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Sab 21 Mar 2015, 19:31

FredPach escreveu:
    rmfiorot escreveu:São vários pontos de vistas que deveremos ver na questão segurança.

Rogério Fiorotti

Pelo que entendi nessas regras, a preocupação deles é mais com um mal funcionamento do timer. Por se tratar de um componente eletronico, pode ser que aconteça de o motor ligar sem querer. Então para evitar isso fizeram essa regra lá. Tem modelos que o pessoal abre a carenagem coloca a bateria e liga, fecha a carenagem e fica tudo pronto para voar. Supondo que dê um mal funcionamento no timer e o motor ligue, para desliga-lo seria necessário abrir a carenagem para desconectar a bateria. Tem uma "chave geral" externa seria necessário só um puxãozinho para desligar tudo. E pelo costume que tenho de voar eletrico, acho que isso seria uma mão na roda tbm, visto que eu deixo tudo pronto para voar, mas só conecto a bateria no esc quando vou voar. Se eu tivesse um plug assim no meu modelo já deixaria a bateria ligada no esc, e só precisaria ligar o plug. Mais prático. O problema é que vai mais peso, tenho que tirar meu sistema todo para fazer isso, e pior de tudo, não decidi ainda onde colocaria isso. hauhauhauha

Abs

O problema é o tamanho dessa chave, pois no mínimo tem que aguentar uns 30 a 40A. Nos meus modelos de rádio a hora de conectar a bateria era o ponto fraco de segurança do sistema, pois qualquer interferência no rádio, ou esbarrão no stick do acelerador, e poderia arrancar algum pedaço da minha mão ou braço.
    rmfiorot
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 15

Mensagem  rmfiorot em Sab 21 Mar 2015, 20:46

betocastrucci escreveu:
    FredPach escreveu:

Rogério Fiorotti

Abs

O problema é o tamanho dessa chave, pois no mínimo tem que aguentar uns 30 a 40A. Nos meus modelos de rádio a hora de conectar a bateria era o ponto fraco de segurança do sistema, pois qualquer interferência no rádio, ou esbarrão no stick do acelerador, e poderia arrancar algum pedaço da minha mão ou braço.

Então a priori esta na questão do motor girar por algum defeito no timer, caramba, realizei muitos mas muitos testes mesmo na lógica que controla o acionamento do meu timer, funcionar sozinho sem a nossa intervenção posso dizer impossível acontecer, agora já em funcionamento travar e não parar de funcionar pode acontecer.

Em se tratando de chaveamento de alta potência que é o caso de desligarmos a bateria em uma situação dessa realmente vai agregar peso no aeromodelo.

Alguns ESC´s tem como medida paliativa uma opção da utilização de uma chave ON/OFF como o caso dos Castle modelos Edge e os SPIN da Jeti Model que desliga todo o sistema sem a necessidade de retirar a bateria.

Vi também uma adaptação com os conectores modelo DEAN para fazer isso, achei interessante e poderíamos estudar uma solução para o caso.

Rogério
    FredPach
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  FredPach em Qui 16 Abr 2015, 16:00

O que eu vi são conectores de baterias mesmo, de um lado é feito um curto, do outro é a chegada da bateria num terminal e do ESC no outro. Se tirar o conector desliga o sistema. Simples. Acho que o peso é bem minimo. Quando eu fizer uma manutenção no meu, e tiver que desmontar o conjunto todo vou aproveitar para colocar isso. Very Happy

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 20 Ago 2017, 23:39