VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

The Thundergazer Saga...

Compartilhe
    CREMON
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 484

Re: The Thundergazer Saga...

Mensagem  CREMON em Sab Fev 21 2015, 07:48

Relaxa Jonny . . . Vamos ver se esses "cabeças vermeias" sejam melhores . . . os camaradas da lista do "Voo Circular Controlado" ( watt Zapps ) diz que já chegou .....até enviaram fotos .....

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1733

Mensagem  TAPXURE em Sab Fev 21 2015, 10:21

Mani; muito legal os esboços de funcionamento de uma pipa. Podemos notar que os gases do escape "retornam" e empurram
    os gases novos da admissão, evitando as perdas normais que ocorrem com escape ou descarga aberta. Aproveitamento total
    da admissão. Usando o retorno dos gases queimados, talvez seja o motivo de motores pipados carbonizarem bem mais. Se
    forem usadas foras da "sintonia", aí é que detonam mesmo!

cheers

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Sab Fev 21 2015, 10:27

CREMON escreveu:Esse 61 .. É uma " zica " mesmo !!!

Calma Cremon!!!

Às vezes pessoas podem confundir "violinos" com "cavaquinhos"!!! São instrumentos
    musicais parecidos no tamanho, porém de uso e acerto bem distintos!

Laughing Laughing Laughing
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Mensagem  Marcus36X em Sab Fev 21 2015, 10:44

Taps

Na verdade não há retorno de gases queimados, mas sim do excesso não queimado na combustão...
    A pipa é que chamamos de escapamento dimensionado....
    O excesso não queimado tb é um recurso para encher mais rápido os carros turbo, conhecido como anti-lag, combustível não queimado na câmara de combustão que queima na turbina, acelerando os gases....
    Motores a combustão são maquinas fascinantes... Eu adoro !!!!!!

Shazhan!!!
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Sab Fev 21 2015, 11:02

Beleza Marcão, também sou fascinado com todo e qualquer tipo de motor à explosão!!!

Complementando... mas ainda acho que os gases já queimados voltam um pouquinho
    para dentro do pistão, juntamente com gases que não foram queimados na explosão.

Na minha opinião, isso pode ajudar na carbonização e aquecimento do motor pipado. Eu
    acho que tenho um matéria sobre isso. Vou tentar achar!

Valeu!!!  cheers
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sab Fev 21 2015, 11:42

Taps

Como disse, é o excesso... Veja que na animação a cor ainda é verde... O gás queimado é cinza... Tem que lembrar que motores de aeromodelo são 2T, então adm e esc acontecem juntos.. O comb adm expulsa o gás queimado, e seu excesso retorna devido a ressonância do som, aumentando o volume do comb na câmara de combustão
    Por isso chama-se Tuned pipe... As ondas sonoras controlam o fluxo dos gases... Em carros de competição, inclusive, e mandatório se fazer o conjunto do escapamento com aço inox, justamente por causa da ressonância... Que aumenta a velocidade dos gases, aumentando a eficiência volumérica do motor... por promover maior enchimento do cilindro...

Shazhan!!!
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 763

Mensagem  martin em Sab Fev 21 2015, 14:38

Não recomendo Enya para Chupim também. Chupim gosta mesmo de Virar Bosta no bico. lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!

Ia ficar quieto com as provocações mas não aguentei ......... lol! lol! lol! lol!

Martin
    p.s. para quem não sabe Chupim além de significar "Aproveitador" é chamado popularmente de "Vira Bosta"

http://www.coave.org.br/biblioteca-de-aves-detalhes.php?id=246

texto retirado do site acima
    " Curiosidade

O hábito de fuçar nas fezes do gado a procura de sementes mal digeridas lhe confere seu nome popular vira-bosta. Também conhecido por maria-preta e chopim. É provavelmente a ave mais odiada do Brasil, principalmente por causa de seus hábitos reprodutivos parasitários, pois nunca cuida de seus próprios ovos, sempre os botando nos ninhos de outras aves para que elas criem seus filhotes. O tico-tico (Zonotrichia capensis) é muito parasitado e a adaptação vantajosa para o vira-bosta é a postura de seu ovo antes, ou no mesmo dia, do primeiro ovo do hospedeiro. Seu filhote, que é bem maior, nasce antes. Desta forma, pode eliminar do ninho seus companheiros tico-ticos ou receber mais alimento, tendo maior probabilidade de sobrevivência.

martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Sab Fev 21 2015, 15:16

A propósito, o motor é tão ruim, que Todos Enya 61CX da primeira leva já foram vendidos. Sucesso total!

Martin
    CREMON
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  CREMON em Dom Fev 22 2015, 08:25

Quando falei de motor Enya é "Zica" , foi uma "giria" usada que diz respeito a algo mais "manhoso", nas técnico de se "lidar" .....Pelo contrário, tenho um montão de Enyas em minha coleção e vários voando..... Isso não justifica o mal funcionamento ( embora vi travar um com meus proprios olhos e outro de um amigo em pleno voo . . . Sei que isso foi o motivo de Mal Amaciamento .) .... Com certeza vou te-lo um .... . . . Agora com o caso do nome "Chupim" ....o que posso fazer é dar uma enorme "Guargalhada" KKKKKKKMKKKKKKKKKKK !!!!! Razz Razz Razz
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2181

Mensagem  Sérgio Daeuble em Dom Fev 22 2015, 11:47

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    Estou satisfeito com meu Enya 61!!!!! Mas concordo com o Cremom...... É uma "zica" (Trabalho manhoso) para amaciar!!!!! E tem que ser bem feito!!!!! Senão motor esquenta em vôo e trava!!!!! Inclusive pode danificar o anel. Nos motores ABC são mais simples e dificilmente param em vôo por super aquecimento! Tanto em VCC como no RC Smile Smile Smile Smile Smile
    Não podemos dar o mesmo tratamento para uma Ferrari que um Fusca! Para uma maravilha de Maquina como estes Enyas de ultima geração, temos que tratar com boms combustiveis, velas e hélices, fora a dedicação com o amaciamento.
    Se não me engano esta ultima serie de Enyas 61 são ABC!!! Estou enganado??????
    Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Quanto ao Chupim....... Aqui no interior do Paraná eles são mais educados!!!! Eles não comem sementes em feses de ruminantes! Eles simplesmente viram as fezes velhas e secas dos pastos e comem as minhocas que ficam na terra!!! e por isto o apelido de "Vira Bosta".
    Acho uma ave (pássaro) muito bomito! Preto com tom azulado escuro !!!!!
    Quanto ao Chupim modelo, espero que seja um exelente modelo! Afinal o Brasil merece kits nacionais de qualidade para competição!!!!! Os Importados estão caros devido a fretes e lucro dos revendedores...... Todo comerciante tem que sobreviver!!!! Cobrar lucros faz parte do "Negocio" é eu considero sagrado!
    ...... Por um acaso alguem quer comprar um kit do Tupynike JR?????? Brimo faz precinha bom!!!!!!
    drunken drunken drunken drunken drunken drunken drunken cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

CREMON
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  CREMON em Dom Fev 22 2015, 11:55

Obrigado sergião !!!! Desculpe algumas colocações ... Sabe como é .... Adrenalina !!! Estou a sua disposição a qualquer momento !!!
    Depois envio fotos do meu " chupim de estimação engaiolado """ Detalhe ... Ele é macho !!! Kkkk ! Canta na " cara " e não pelas " pelas costas " ....
    Vamos lá pessoal, segue adiante !
    CREMON
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  CREMON em Dom Fev 22 2015, 12:01

Já falei sergião, sei o carinho e história que vc tem pelo " JR" me envie um, que vou ter o prazer de fazê-lo como você gostaria de ser !.. Deixa comigo !!!! Me envie e não demore !!!
    Abração do Cremon !
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Dom Fev 22 2015, 15:22

Olá Sérgio;

Sugiro que abra um tópico exclusivo para o seu modelo TUPYNIKE JR, onde pode postar fotos
    e instruções (macetes) para montagem. Se possível, o preço e prazo de entrega! Com certeza
    deve valer à pena, conhecendo suas habilidades e capricho.

Abraços!

cheers
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3267

Mensagem  Morcegão em Dom Fev 22 2015, 15:35

Meus parabéns a todos aqueles que lutam por produtos nacionais e de qualidade. cheers cheers cheers
    rainer
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 16

Mensagem  rainer em Dom Fev 22 2015, 21:23

CREMON escreveu:Quando falei de motor Enya é "Zica" , foi uma "giria" usada que diz respeito a algo mais "manhoso", nas técnico de se "lidar" .....Pelo contrário, tenho um montão de Enyas em minha coleção e vários voando..... Isso não justifica o mal funcionamento ( embora vi travar um com meus proprios olhos e outro de um amigo em pleno voo . . . Sei que isso foi o motivo de Mal Amaciamento .) .... Com certeza vou te-lo um .... . . . Agora com o caso do nome "Chupim" ....o que posso fazer é dar uma enorme "Guargalhada" KKKKKKKMKKKKKKKKKKK !!!!! Razz Razz Razz

Cremon,

Gostaria de enteder ou saber a quem você se refere quando diz  "embora vi travar um com meus proprios olhos e outro de um amigo em pleno voo . . . Sei que isso foi o motivo de Mal Amaciamento".

O meu travou em pleno voô e havia sido MUITO BEM AMACIADO, o vôo inaugural foi em Campinas, você nõa estava presente. A quem você se refere que amacia mal esse motor? Você viu amaciando????

Eu prefiro evitar comentar esse assunto pra não virar FOFOCA. O Martin no mesmo dia já abriu meu motor, viu que era DEFEITO DE FABRICAÇÃO e encomendou as peças, essa é a grande vantagem de comprar com ele, pois a garantia é imediata, não tenho do que reclamar. Caso você estaja se referindo ao meu motor, converse com o Martin, ele pode te explicar se foi amaciamento combustível, ou qualquer outra coisa que já gerou muita fofoca.
    Pra mim o intuito desse site é agregar informações e não ficar gerando polêmicas...

O outro motor também de Sorocaba, funcionou 5 segundos igual ao do Nando e não teve nem chance de ser amaciado. Novamente o Martin de imediato abriu o motor, constatou que se tratava do mesmo problema e trocou todas as peças danificadas.

Pra mim esse assunto já deu o que tinha que dar...
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Dom Fev 22 2015, 21:36

Voltando ao TG....
    Hj foi engraçado, porque o motor não subia de giro de jeito nenhum...
    Esperei esfriar removi o cabeçote... E constatei que durante a limpeza, a camisa virou e eu não vi...
    Tudo montado e motor testado, tudo normal...
    Dois voos hj... O aileron funcionou e a asa agora vai reta, mas acho que tenho que reajustar outras coisas... Difícil sentir qualquer coisa com a turbulência e vento de hj.... Ainda não acertei o giro do motor, saiu fechado demais os dois voos... Vou experimentar mais passo, como o Martin sugeriu, mas o bichão não estolou nenhuma vez e o comando esta mais na mão... Agora ajustar o profundor pra ele voar certinho, ta meio bunda baixa, e continuar trimando... Não gostei da ampulheta, mas descobri o horn de regulagem do leme solto, ou seja, sob carga, não tinha leme nenhum...kkk... Alem do que o sol me cegou feio hj durante o oito quadrado... O motor pipado é chatinho de acertar, mas deppis é só alegria....
    Talento essa semana e talvez o TG va voar em outros ares no FDS.... Só pra variar...kkkkk
    Consumo ainda não deu pra ter certeza, mas está na casa dom 160ml..
    Sei que meu TG esta pesadinho, mas ta melhorando a cada fds e vamos que vamos para o CIPA....

Shazhan!!!

martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Ter Fev 24 2015, 12:02

Legal! Corrigimos 2 problemas numa tacada só! Se me der um feedback detalhado ou fazer um vídeo para que possa ver seu voo e escutar seu motor posso ver o que mais pode fazer para melhorar. Sempre tem alguma coisinha a ser melhorada.

O Leme é melhor ficar reto mesmo, com esse peso você não quer nada criando arrasto que faça seu modelo voar de lado. O papo do Leme é RETO!

Não sei que problema esta tendo na Ampulheta, mas garanto que não tem nada haver com leme.

Depois que trimei legal o SV-11 tirando um empeno aqui e outro ali, estava voando super bem quando um colega me chamou atenção que o Leme tinha empenado e estava ligeiramente virado para dentro!

Quero ver voce dando Show! Qualquer coisa pede um Help!

Martin

Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2181

Mensagem  Sérgio Daeuble em Ter Fev 24 2015, 13:22

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!
    Realmente o leme reto foi o melhor resultado que consegui para manobras sobre a cabeça!!!!!! Não sei explicar o motivo!!!!! Saidas dos cabos mais para frente, leme reto e peso na asa externa ao voo, asa interna maior e principalmente maior arrasto no leme e profundor melhoram bastante as caracteristicas de voo de qualquer modelo.......
    cheers cheers cheers cheers
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Ter Fev 24 2015, 14:04

Com modelo bem trimado e voando reto ele chega lá em cima com menos perda de velocidade e fica mais fácil e firme de fazer as manobras altas.

Para quem tem motores super fortes e/ou modelos muito leves isso não faz muita diferença.

Martin

CREMON
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  CREMON em Ter Fev 24 2015, 19:58

rainer escreveu:
    CREMON escreveu:Quando falei de motor Enya é "Zica" , foi uma "giria" usada que diz respeito a algo mais "manhoso", nas técnico de se "lidar" .....Pelo contrário, tenho um montão de Enyas em minha coleção e vários voando..... Isso não justifica o mal funcionamento ( embora vi travar um com meus proprios olhos e outro de um amigo em pleno voo . . . Sei que isso foi o motivo de Mal Amaciamento .) .... Com certeza vou te-lo um .... . . . Agora com o caso do nome "Chupim" ....o que posso fazer é dar uma enorme "Guargalhada" KKKKKKKMKKKKKKKKKKK !!!!! Razz Razz Razz

Cremon,

Gostaria de enteder ou saber a quem você se refere quando diz  "embora vi travar um com meus proprios olhos e outro de um amigo em pleno voo . . . Sei que isso foi o motivo de Mal Amaciamento".

O meu travou em pleno voô e havia sido MUITO BEM AMACIADO, o vôo inaugural foi em Campinas, você nõa estava presente. A quem você se refere que amacia mal esse motor? Você viu amaciando????

Eu prefiro evitar comentar esse assunto pra não virar FOFOCA. O Martin no mesmo dia já abriu meu motor, viu que era DEFEITO DE FABRICAÇÃO e encomendou as peças, essa é a grande vantagem de comprar com ele, pois a garantia é imediata, não tenho do que reclamar. Caso você estaja se referindo ao meu motor, converse com o Martin, ele pode te explicar se foi amaciamento combustível, ou qualquer outra coisa que já gerou muita fofoca.
    Pra mim o intuito desse site é agregar informações e não ficar gerando polêmicas...

O outro motor também de Sorocaba, funcionou 5 segundos igual ao do Nando e não teve nem chance de ser amaciado. Novamente o Martin de imediato abriu o motor, constatou que se tratava do mesmo problema e trocou todas as peças danificadas.

Pra mim esse assunto já deu o que tinha que dar...

... [].. Rainão, parceiro de pista , amigo de juventude , colega de faculdade , pelo amor de Deus , não citei seu nome, muito menos aonde foi o ocorrido . Não precisava citar meu nome para todos saberem que seu motor travou também ( ninguém imaginava isso).... Lembra quando você comprou um Legacy com um enya ... Deu um voo e desanimou... Até eu quiz ficar com seu motor !!! Na outra outra semana colocou no nariz um Stalker e seu sorriso abriu de sarisfação ! Todos sabemos que você usa em competições só Stalker .. E ST também ... [] amigão dessa vez vc quiz aparecer nessa " novela " me referindo .... Sei que você não está defendendo o motor.... e sim (...) , mas lembresse que sou seu amigo muito perto de você , e fiquei abismado por me ter tão perto de você e me citado assim ...poderia ter ligado pelo menos ... desculpa alemão , saiba que lhe considero muito e o " capeta tá a solta " .... Confie em mais em seus amigos que estão ao seu lado e te quer bem ... Seus amigos de pista de esperam todos finais de semana ... Qualquer coisa, liga, estou as suas ordens !!!!
    Abraço do Cremon !!!
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Ter Fev 24 2015, 21:55

Rapaziada

Não sou moderador, mas vamos falar de trimagem de Thundergazer?

Acredito que a ampulheta ruim foi a combinação do motor fora do giro certo empobrecendo no sobrecabeça e perdendopotencia e leadout muito pra frente... Vamos mudar e testar tudo de novo...
    Tenho estudado bastante a spreadsheet de trimagem do Paul Walker que saiu na Stuntnews e já li algumas vezes os textos.. O cara é maluco, mas vamos ai....KKKK....
    O que vou fazer agora e regular o pushrod para levantar um cadinho a cauda, ta ligeiramente caída. mover o leadout para tras um pouco, e reparar o leme solto... Tenho de encontrar tempo para preparar umas hélices... Tem uma quadripá 12X4 aqui que ia ficar um charme...kkkkk

Shazhan!!!
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Ter Fev 24 2015, 22:47

É isso aí Marcão... Mete bala daí que "nóis vai aprendendo" daqui!!!

study   cheers   lol!
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qua Fev 25 2015, 09:39

Esse e o objetivo, aprender, evoluir...

Shazhan!!!
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Qua Fev 25 2015, 14:49

Marcus,

Para voar com cauda baixada, imagino que quando o flap esta a zero o profundor esteja cabrado, certo? Se não for isso tem algo montado com a incidência totalmente errada e precisa ser corrigida. Deixando o profundor mais picado vai corrigir o anglo de voo, mas vai voar gerando muito arrasto. Se para o avião voar reto tem que voar picado, fica óbvio que esta tendo que forçar algo, e isso gera arrasto e exige muito mais do motor, e nesses dias quentes a coisa fica pior ainda.

Se o profundor estiver mais cabrado, ai sim corrigindo no pushrod fica 100%. E quando corrigir esse problema vai melhorar um absurdo! Pois voando desse jeito esta gerando um baita arrasto.

Martin
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qua Fev 25 2015, 15:47

Não poderia ser CG!!??

Question Question Question

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado