VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

faxina no Quarentão

Compartilhe
    LeoMattos
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 57

faxina no Quarentão

Mensagem  LeoMattos em Qui Jun 05 2014, 22:42

Olá amigos...
    Ontem estava eu limpando meu avião (com limpa vidros, que se mostrou bem eficiente no quesito desengordurante) e me preocupei c a sujeira q estava meu motor. Como tenho certo conhecimento de motores automotivos, principalmente no que diz respeito a preparação,  imaginei que aquela crosta q estava agarrada ali poderia prejudicar o arrefecimento do motor, aumentando sua temperatura e por consequência tirando dos padrões a dilatação dos materiais do motor.  Mas é aí,  como q se limpa ? Por coincidência recebi um whatsapp do meu pai falando que a Muffler que o amigo Getulio (GECANA) tinha comprado p me presentear tinha chegado. Era a deixa p pegar umas dicas de como fazer a limpeza do motor.  Tirei o motor do avião e levei na casa de Getulio,  p que ele visse o que eu estava querendo fazer, e depois de uma aula de limpeza, uma aula de montagem (ele tava montando o CHUPIM 20) e bastante conversa fiada, cheguei em casa e mãos a obra...
    Usei nesse processo:
    Álcool absoluto
    CAR80 (utilizado em limpeza de bicos automotivos)
    Escova de dentes
    Bombril
    Escova de cerdas de aço.
    O processo em si foi bem simples. Primeiro tampei todos buracos do motor c papel higiênico (folha tripla e perfumado) e depois foi aplicar o CAR80 e usar a escova de aço e o bombril até achar q tá limpo. Por fim, lavei o motor c álcool absoluto (menor porcentagem de agua) e com a escova de dentes aquela esfregadinha pra finalizar a limpeza. Ok, a receita do álcool o Getulio não passou, mas achei q seria interessante p retirar qquer resíduo que possa ter ficado da limpeza. Pensei em usar thinner ao invés de álcool,  mas como não sabia se ali tinham borrachas ou juntas q poderiam ser afetadas pelo thinner,  optei pelo álcool.
    Olha aí as fotos do antes e depois.
    Ainda não ficou como eu queria, mas agora já sei o caminho...

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1732

Re: faxina no Quarentão

Mensagem  TAPXURE em Sex Jun 06 2014, 07:36

Muito boa sua limpeza Leo! Ando me divertindo bastante (mais do que voando) com a limpeza de
    motores.

Faço as mesmas coisas que você fez, só que ao invés do álcool, uso um thinnher mais fraco para
    tirar a água e demais produtos usados. Depois é muito WD-40 e "óio de máquina".

Abraços;

Tapxure
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5154
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Sex Jun 06 2014, 19:54

Oi Léo, muito bem observado, a sujeira externa realmente aumenta (e em muito) a temperatura do motor, acelerando bastante o desgaste e dificultando o acerto de carburação com o tempo.

Ela também serve como um "termômetro" pois em geral as manchas de óleo de cor carameladas (cor de mel) indicam uma boa queima e uma carburação em geral adequada, já as colorações de queima pretas indicam altas temperaturas do motor e possivelmente carburação muito pobre que certamente levará a um desgaste bem rápido do motor.

O seu sistema de limpeza é adequado e é isso mesmo. Eu só eliminaria o álcool porque ele é altamente higroscópico e atrai água e umidade que geram ferrugem. Mas cada um tem seus sistema preferido e com o tempo cada um acha o que melhor funciona para suas condições
    LeoMattos
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 57

Mensagem  LeoMattos em Sex Jun 06 2014, 20:01

Manicaca escreveu:Oi Léo, muito bem observado, a sujeira externa realmente aumenta (e em muito) a temperatura do motor, acelerando bastante o desgaste e dificultando o acerto de carburação com o tempo.

Ela também serve como um "termômetro" pois em geral as manchas de óleo de cor carameladas (cor de mel) indicam  uma boa queima e uma carburação em geral adequada, já as colorações de queima pretas indicam altas temperaturas do motor e possivelmente carburação muito pobre que certamente levará a um desgaste bem rápido do motor.

O seu sistema de limpeza é adequado e é isso mesmo. Eu só eliminaria o álcool porque ele é altamente higroscópico e atrai água e umidade que geram ferrugem. Mas cada um tem seus sistema preferido e com o tempo cada um acha o que melhor funciona para suas condições
    Me preocupei c esse fator do álcool tb e estava pensando em adotar na próxima limpeza o querosene de aviação para finalizar a limpeza. O que acham ? Eu tenho acesso facilitado a esse material
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5154
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Sex Jun 06 2014, 20:10

Vc pode até usar, mas creio que o querosene de aviação pode danificar peças como o-rings do carburador (venturi) e outras peças de material não metálicos como aquelas tampas de carter de plástico que vem nos OS série LA.

Mas nada impede que vc teste um pouco do QAV em uma peça de borracha ou plástico qquer pra ver se danifica ou não algum tipo de componente desse tipo

Após as limpezas eu pessoalmente prefiro borrifar desengripante no motor (tem em qquer lugar) dou mais uma escovada com uma escova de dentes velha pra dar uma limpeza final e seco bem o motor. A vantagem do desengripante é que ele ainda protege os parafusos do motor e também outras peças metálicas como carburador, agulha etc.

Mas como te disse antes, cada um tem um sistema predileto e com o tempo encontra aquele que lhe é mais adequado

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab Jul 22 2017, 17:43