VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Legacy + Enya 61

Compartilhe
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Legacy + Enya 61

Mensagem  Marcus36X em Ter Maio 06 2014, 18:40

Então, vida nova....

YeppeeHaiHouKaYay

Um pouco de inspiração....kkkk

Montantes prontos para refurar

O offset do motor é visível

Pipa dentro.... Agora, só cosmética...
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5183
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Re: Legacy + Enya 61

Mensagem  Manicaca em Ter Maio 06 2014, 21:31

Vai ficar animal !!  Very Happy 
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1446
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam

Mensagem  Alexandre Margonar em Ter Maio 06 2014, 22:20

Eu só queria ter 10% da disposição que vocé tem Maurcus !!  Embarassed Embarassed Embarassed 

Respeito muito isso.
     cheers cheers 
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Ter Maio 06 2014, 22:34

Tive um "Hiato" no trampo hj, e como fiz o Legacy do roberto assim, já sabia o que fazer.
    Amanhã devo terminar todo o trampo no modelo, e aplicar uma camada de finish resin para selar o túnel da pipa e o compartimento do motor onde precisar. Tenho que fazer um reparo no trem de pouso tb... Coisa fácil...
    Esse Legacy ta rendendo hein!!
    E pode ter certeza, vai melhorar bastante com mais potencia...
    Só lembrando que potencia não é nada sem controle.... kkkk

Com certeza, muita coisa para aprender agora....

YeppeeHaiHouKaYay
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Ter Maio 06 2014, 22:58

Mano, quando vc fala em mais potência, sair de um ST 60 clássico pra ir pra um Enya 61 CX tâmo falando em "dobrar" a cavalaria no mínimo  affraid affraid affraid affraid affraid 

Vai ficar animal, pode escrever aí !  Basketball 
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1735

Mensagem  TAPXURE em Qua Maio 07 2014, 07:58

Hummmm.... sei não, Mani!!!  Suspect 

Com uma 13x6, que é uma medida básica para esta cilindrada e considerando que o ENYA vai pipado,
    eu acho que haverá um ganho de 800~1200RPM no máximo!

Vai ser FERRARI x MITSUBICHI!!!  cheers 

Depois o Marcus poderá falar quem "ganhou a corrida".

Abraços.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qua Maio 07 2014, 12:53

Hehehe quando falo "potência" falo em um conceito geral englobando torque, não só ganho de rpm (o que não é fundamental em F2B), mas onde essa rpm cai sobre a curva de torque (momento)

O Enya 61 CX é um cavalo de motor, pipado nem se fala affraid affraid affraid 

Aguarda aí Taps, vc vai entender o que tô falando logo logo mano  afro afro afro afro afro 
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qua Maio 07 2014, 15:00

Vou explicar...
    Por volta de 1991 conheci uma revista automotiva chamada Turbo and Hi-Tech Performance.
    Fiquei bobo de ver o quanto eles já tinham de IE lá, e nós aqui ainda saindo do carburador...
    Nessa revista, tem um artigo (ainda tenho a revista...) sobre uma Lamborghini Countach que segundo o dono, não era gostosa de dirigir...
    De fato, apesar do visual matador das 6, isso mesmo, 6 Weber de corpo duplo, o carro era fraco em baixa rotação, ou seja, sem torque, apesar de mais de 400 cavalos...
    Tirou-se as Weber, se instalou uma IE feita pela preparadora e junto veio um par de TO4, com intercoolers, soprando meros 0.4bar...
    Apesar dos 690hps que o carro obteve, foi no campo torque que o motor mais evoluiu... E ai os problemas de sair na ladeira com a Lamborghini acabaram...
    Isso é fácil de ver por exemplo, em carros com motores pequenos que naturalmente não em torque, e precisam ser acelerados com vigor para o carro sair em uma ladeira.... Já um 6 boca sai sem sequer se acelerar.... Porém, um milzinho vira 7000rpm e um 6 boca, sem preparação, não passa do 5500....
    dai, veja meu GTI, motor pequeno que gera potência e torque, e vc passa lombada em terceira de boa.... É isso que vc quer num modelo de F2B, aquele que vai carregar o modelo sem fazer força, girando a hélice sem sofrer, e mantendo o modelo em velocidade constante...
    Imagine que vc tivesse que correr em uma pista e tivesse que ficar em uma marcha só... qual vc escolheria???

https://www.youtube.com/watch?v=V-OYKd8SVrI

Sacaram??? kkk

YeppeeHaiHouKaYay
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qua Maio 07 2014, 15:21

Mani; aposto 10REAUS que o Marcus (que me só me confunde a cabeça  cyclops) vai falar que
    prefere o TIGRÃO!!!

study 

Topa!!??
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qua Maio 07 2014, 15:50

Não TAPs, isso não vai acontecer pela forma com que quero voar.
    Ai vou dizer que eis o porque de eu ter tantos modelos... Testei diversas configurações com diversos motores e modelos e a que mais considerei eficiente é rodando 2-2-2, coisa que o tigrão não faz.
    O tigrão seria como o 6 boca, dando aquela acelerada de leve em quarta na estrada mantem a velocidade constante, usando o torque.
    O Enya vai funcionar mais como o meu Gol em quinta...
    Mas veja que com pipa vc tb obtem funcionamento tipo 4-2, tudo depende do ajuste que vc quer ou que te agrade.
    Sei que o Martin voa 4-4 no Enya dele, e isso a 9pau e pedrada.... Esse é o acerto que agrada ele, e pelo que vi, o TG dele voa muito bem.
    E só para concluir, nos anos 80 comprei uma Flying Models que na coluna de Stunt tinha uma matéria que falava disso, da chegada dos pipados e inclusive citando que o ST 60 não gerava a "energia", como definirei "power"usado no artigo, como os pipados....
    Então voar com o ST 60 foi um sonho, um ideal, que realizei com muito gosto, e recomendo esse motor para quem quer se aventurar no F2B de forma séria no início, como eu fiz. Um motor extremamente fácil de acertar, super confiável, e com um rendimento honesto.
    Hj, quero mais rendimento e sei que cheguei no que o 60ão poderia render....
    Eu sempre soube que voaria pipados, apenas eu segui a estrada até chegar a eles...
    Mas, fique tranquilo, que logo esse 60ão volta no nariz do meu Stilleto.... Aliás, tenho 3 ST 60...rsrs
    Daqui para frente, pipado e elétrico para competir

YeppeeHaiHouKaYay
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qua Maio 07 2014, 16:43

ÊTA... Três TIGRÃO 60...  cheers 

Você falou "tudo" sobre os ST60, descrevendo a docilidade, facilidade e constância.
    Fico no aguardo sua posição oficial, após voar o ENYA pipado, narrando as diferenças e o
    quanto (e em que) melhorou!

Abraços!
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qua Maio 07 2014, 17:33

Taps, o Marcão disse tudo (e mais um pouco) do que eu queria dizer.

São motores absolutamente diferentes separados por pelo menos 40 anos na linha do tempo

Enquanto um ST 60 gera uns 0.9 CV sendo expremido até o "úrtimo" um Enya 61 CX passa fácil de 1.8 CV (nesse ponto a Enya é até muito conservadora na divulgação desses números), e ambos possuem curvas e momentos de potência e torque completamente diferentes

Se vc pegar as duas curvas de potência dos dois motores e plotar nelas 9.000 rm por exemplo poderá ver que em um dos motores a potência gerada nesse ponto é de X e na outra X+ muitos por cento, com torques idem

A pipa tem acerto variável e com ele vc pode trazer os picos de potência ou torque mais pra baixo ou mais pra cima dependendo da sintonia dada, e é comoo Marcão bem falou é um acerto bem complicado e fino que requer todo um aprendizado

Como eu disse, são máquinas super diferentes e distantes nos seus projetos e não é necessário dobrar a RPM para obter grande acrescimo na potência/torque por parte do mais moderno (Enya), pois o projeto deste é anos luz mais moderno e muito mais eficiente
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qua Maio 07 2014, 17:40

mmmm, só pra complementar, não existe fã maior da ST (e da Enya também..) do que eu, e por isso não considero válida a comparação pois são felinos de tipos completamente distintos

Da mesma forma que também não seria justo uma comparação de rendimento entre um Fox 35 Stunt e um Enya 35 X, que em comum só tem a cilndrada
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Qua Maio 07 2014, 17:59

Falou em torque, falou em motor elétrico. Simplesmente não existe uma curva de torque e sim uma reta horizontal. Qualquer que seja a rotação, o torque é o mesmo. Quem já teve a oportunidade de pilotar um Tesla fala que é totalmente diferente de pilotar um carro normal. Por isso que acho o elétrico o mais apropriado para F2B.
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 247

Mensagem  ANDRE em Qua Maio 07 2014, 18:19

Beto,

Pensei que você fosse defender a "quadra" de motores que deram muita dor de cabeça para os aeromodelistas nas décadas de 70 e 80:

1) WB 1,5
    2) Fuji 1,0
    3) TM 15
    4) Fox 15.

Está se convertendo aos elétricos?

Outro dia vi um anúncio de um Magnum 60 ou 61 com os seguintes dizeres: Se a sua pista está INFESTADA por modelos elétricos, esse é o motor para colocar ordem na casa.

Hoje a vida é mais fácil para o aeromodelista, os motores são bem ajustados, funcionam bem, pegam na primeira, tem modelo ARC, ARF, de tudo que é tipo. É só voar.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  betocastrucci em Qua Maio 07 2014, 19:13

André,

eu acho que fui o primeiro a entrar em competição de vcc com motor elétrico aqui no Brasil! No CIPA de Piracicaba em 2011 com o Aspirante na iniciantes.
    E voo elétrico no R/C desde antes dos motores brushless e baterias de litio, isso no inicio dos anos 2000.
    Agora estou iniciando na categoria F5J, motoplanadores r/c elétricos com voo de duração e precisão, devemos fazer a primeira prova em junho deste ano em Santa Bárbara.
    E não vejo a hora de ter um carro elétrico, imagino a saída como deve ser.
    Mas adoro brincar com essas máquinas do século anterior, que fazem barulho, sujeira, irritam os vizinhos...

Agora quanto à sua lista tenebrosa:
    1) WB 1,5 - Tive um 2,5. Horrível em todos os sentidos. Como me falou um parente que praticava voo livre motor FAI na época: um desserviço ao aeromodelismo.

2) Fuji 1,0 - Ganhei um que ia para a lata do lixo (literalmente). Funciona até que legal, mas é dos mais modernos, com cara de Enya. Escutei de um dos japoneses da Aerobrás nos 70s: Fuji é o WB japonês!

3) TM 15 - Nunca nem vi um desses.

4) Fox 15 - Tenho um com a vela torta no cabeçote. Peso e potência de motor 099. Com glow americano (40% de nitro) deve andar legal.

E acrescento mais alguns que briguei:

5) Sassi 15 charutinho - WB convertido para glow, mas conseguiu ser ainda pior.

6) McCoy 049 - que vinha nos modelinhos de plástico e sempre aparecia alguém com um desses pra voar.

Poderíamos até abrir um tópico sobre isso!

martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 765

Mensagem  martin em Qua Maio 07 2014, 19:25

Marcus,

Meu setup é um soft 2-2-2 e solto a 10300 normalmente, a 11000 rpms se estiver ventando muito forte.

Penso em uma hora tentar fazer um setup 4-4-4, mas o meu receio é se entrar uma sujeira na agulha e o motor vir a disparar, esse Enya não é nada detunado como os PA e Rojett quem tem uma janela de escape bem menor, se disparar o T.Gazer de 2kg vira um missel.  affraid  affraid  affraid 

Martin
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qua Maio 07 2014, 19:26

Apoiado Beto; vamos deixar este para o LEGACY do Marcus!!!

cheers 
    Wagner
    Admin
    Admin

Número de Mensagens : 724
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.

Mensagem  Wagner em Qua Maio 07 2014, 19:47

Se quiserem eu separo o post, a parte que fala sobre outros motores, só definam um nome para o post e a mensagem.

O que acha Marcus?

Só amanhã que vou mexer.

Wagner

Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qua Maio 07 2014, 20:32

Eu? Eu só trabalho aqui...kkkk

YeppeeHaiHouKaYay
    Wagner
    Admin
    Admin

Número de Mensagens : 724
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.

Mensagem  Wagner em Qui Maio 08 2014, 17:43

Marcus36X escreveu:Eu? Eu só trabalho aqui...kkkk

YeppeeHaiHouKaYay

Salve Marcus!!!

Reposta bem interessante! hehehe  Very Happy 

Fica assim, recomendo que abram outro post para falar de outros assuntos.

Obrigado.

W gn r

Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qui Maio 08 2014, 21:12

Retornando ao tópico, agora é hora da coisa ficar técnica...
    Preparando hélices para o 61.
    Inicialmente vou experimentar a Bolly bipá 13X4.25, mas já vou acertar uma Eather e depois de uns voos para acertar tanque etc, amos de tripá e ver o que foi melhor... Tem muita coisa que dá pra ajustar, tipo comprimento da pipa, taxa de compressão, venturi... vai ser bem divertido... E uma nota aqui, não tem receita pronta... Não é PA nem RoJett... Não dá pra perguntar pro Randy Smith.... Aqui "nóis" prepara a hélice e mostra o gauge....kkkk

Ta com medo??? Por que veio??? FAI é pra macho, or go cry to your mama....

YeppeeHaiHOuKaYay

betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  betocastrucci em Qui Maio 08 2014, 21:56

Marcão,

você consegue alterar o passo da hélice, ou é somente para conferir?
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  ANDRE em Qui Maio 08 2014, 22:09

Fala Marcão,

Manda uma tripá logo de cara.

13,5 por 4,2 - essa é a medida santa para esse motor + Byron 10% nitro + 20% óleo.(ou Cool Power). Decola a 10.000 rpm e vai ajustando nos voos subsequentes.

Vai fazer a volta em 5 e alguma coisa, cabo esticadão em todas as condições.

Detalhe - ajusta o profundor para um ângulo de picar e cabrar, superior ao dos flaps, para cravar nas manobras de canto.

Nem perde tempo com outras medidas de hélices, principalmente bipá.

Acredito que o Legacy vai ficar mais arisco nas manobras.

Aí não tem jeito, é treinar, treinar e treinar, até pegar a mão do modelo.

Importante - manda alguém verificar durante o vôo se a asa do Legacy não está envergando durante as manobras.

Meu amigo agora vc. tem uma turbina no bico do avião. Se envergar, reforça com vareta de fibra de carbono. Lembre-se do que aconteceu em Americana com o Thunder Gazer do nosso colega.

Boa sorte. Há mudando de assunto na próxima etapa do Paulista provavelmente você terá a minha companhia.

Não tenho tido tempo para treinar. Mas o que interessa é voar.

At. André Luiz Costa.
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  ANDRE em Qui Maio 08 2014, 22:12

MARCÃO,

Essas Bolly que estão na foto rodam bem em ST V 60, Evolution 60 e outros motores que rodam em 4-2-4.

At. André L. Costa.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Ago 23 2017, 12:51