GECANA em Sex Jun 20 2014, 10:52
Prezado Sergio Daeubler, não esqueci dos parafusos....kkkkk
Quando monto um modelo que o motor é colocado diretamente nos montantes de madeira dura (tipo marfim), eu uso parafusos para madeira tipo rosca soberba. Este critério eu adoto até nos meus modelos de RC. Neste caso utilizo parafusos de aço inox com o comprimento total, somando a espessura dos montantes acrescido da espessura da aba do bloco do motor. Quanto ao diâmetro, aproximo ao máximo dos furos de fixação das abas do bloco.
Parafusos com porca, uso quando os montantes ficam entre as duas paredes de fogo (nos modelos perfilados) que neste caso, apresentam diferenciação quando da aplicação do torque no aperto dos parafusos. Geralmente a madeira da parede de fogo apresenta menos resistência, e a madeira dura, resistência maior. Por isso que é comum, ver modelos perfilados com aquele afundamento da madeira no local dos parafusos de fixação. Neste caso, uso parafusos de latão com contra-porcas.
Outra coisa que acho importante é quanto ao aperto dos parafusos. Muitos aeromodelistas, aplicam força demasiada para fazer os apertos dos parafusos, chegando as vêzes a afundar a madeira. Eu, geralmente aperto os parafusos até o ajuste da arruela de pressão e a chave de fenda chegar ao limite da rosca quando então o parafuso já se encontra todo cravado. Em todo caso, o mais importante é estar com a hélice bem balanceada para evitar vibrações. Um forte abraço. GG