VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

CAMPEONATO BRASILEIRO

Compartilhe
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Re: CAMPEONATO BRASILEIRO

Mensagem  Marcus36X em Sab Nov 09 2013, 21:42

Ser local do pico tem suas vantagens, afinal, vc fica ligado aonde tem as turbulências e tal...
    Hj treinei com vento moderado de rajada virando para todos os lados, foi divertido...
    O Marquinhos compareceu tb, e disse que vai amanhã...
    Ta todo mundo escondendo o jogo hein!!!

Mas, ta limpo, ST 60 "Asskicker" esta na área....rsrs

Vacila não...Suspect 

YeppeeHaiHouKaYay
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Seg Nov 11 2013, 06:30

So dando um toque que quem vai participar deve enviar os dados do veiculo e condutor para a Federacao... Tem um aviso no forum no Yahoo...

Treino ontem foi legal.... Oito vertical esta me matando.... Mas estamos ai, correndo por fora.... Lado bom de ser o azarao, ninguem espera que vc VA bem...rsrs

YeppeeHaiHouKaYay
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 485

Mensagem  Mantovani em Qua Nov 13 2013, 20:25

André da Praia Grande parceiro passou no nosso galpão ontem com um venturi e carbura que faltava para meu ST51. Sexta vamos para o CASA tentar trimar o avião para voar sábado a Mini FAI no ibira. Ou vou de Legacy 40 com FP ou de 60 com 51. Vai ser divertido, hein?!

Abraços e nos encontramos por lá!

João Mantovani
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qua Nov 13 2013, 20:28

Anytime.....Twisted Evil 

YeppeeHaiHouKaYay
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3287

Mensagem  Morcegão em Qui Nov 14 2013, 15:50

Desejo uma boa prova a todos. Very Happy Very Happy Very Happy
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1446
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam

Mensagem  Alexandre Margonar em Qui Nov 14 2013, 18:14

Boa sorte e bons voos a todos.

Marcus, contamos com a sua já costumeira cobertura jornalistica!

Um abraço
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sex Nov 15 2013, 20:40

Alexandre Margonar escreveu:

Boa sorte e bons voos a todos.

Marcus, contamos com a sua já costumeira cobertura jornalistica!

Um abraço
    Volto já já....

YeppeeHaiHouKaYay
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sex Nov 15 2013, 21:36

YeppeeHaiHouKaYay
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2190

Mensagem  Sérgio Daeuble em Sab Nov 16 2013, 08:49

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy  Coisa linda!!!!!!!Smile Smile Smile Smile Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy 
    bounce bounce bounce bounce bounce  Fantástico!!!!!cheers cheers cheers cheers cheers 
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 400

Mensagem  Nandoflb em Sab Nov 16 2013, 09:03

manda mais ai Marcão!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Boa prova para todos ai!!!!

Abraço

Nando
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1735

Mensagem  TAPXURE em Sab Nov 16 2013, 11:00

LINDAS FOTOS MARCUS!!!  PARABÉNS PELA EXCELENTE COBERTURA DO EVENDO!!!  cheers 

Se possível, quando tiver um tempinho depois do campeonato, apresenta os pilotos participantes, que
    apareceram nas fotos (ou não) e qual equipamento usaram...

Acho muito legal termos estas informações e conhecer os participantes!

Bons Voos e Boa Sorte!!!

Tapxure
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sab Nov 16 2013, 11:24

Uma previa mini fai.
    Joao Mantovani em primeiro, Pablo em segundo e eu em terceiro, com uma diferenca de 12 pontos entre o Joao e eu.
    Segunda rodada ja ja...

Yeppee HaiHouKaYay
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sab Nov 16 2013, 16:26

Então...
    No Stunthanger eu subi um tópico no board Amazing Stories, com o tema "No good deed goes unpunished."
    Traduzindo seria tipo "Nenhuma boa ação fica sem punição"...
    Lembro quando Johnny entrou numa prova pela primeira vez, não sabia nem trimar tempo de voo...
    E ficou 8 pontos na minha frente...
    Hj o vento arruinou o modelo do Marlus, e fez todo mundo dançar...
    Falei para o Johnny não fecha a manobra que senão phudeu, e até falei para ele pedir tentativa quando o 40FP engasgou no primeiro voo.
    Assim como falei pro Anselmo aonde era o ponto certo do vento, afinal, eu sou local, eu sei aonde rola as armadilhas...
    E o Roberto, parceiro de Domingo de manhã, que nem queria participar...
    Então foi Pablo em 5º, o vento quase fez mais uma vítima, mas mesmo assim fez um bom voo.
    Roberto "Japa" em 4º, nunca vi o Roberto voar como ele voou hj.... Com o vento que tava hj, ele nem tiraria o Path do carro...
    3ª fui eu, não teve jeito ventou forte no meu voo, o Tigrão acelerava muito descendo e a tração no cabo exagerada tirou um pouco da precisão, fora o @*affraid  ..rsrsrsrs
    2ª Johnny Man, que fez um voo maravilhoso dentro das condições no momento e ...
    Em primeiro nosso brother Anselmo, que fez o melhor voo da Mini Fai do fim de semana, sem discussão.
    Amanhã voarão os top 8, para decidir quem fica com o caneco máximo da acrobacia VCC brasileira.
    Estaremos lá com certeza...
    Como o Roberto me falou:"Deu uma adrenaline brava na hora de voar, muito loko!!"
    O VCC se faz de modelos e de gente.
    A competição instiga a busca pela superação.
    Eu tenho certeza de que existe uma modalidade de VCC que te agrada...
    Poderia ter tido muito mais pessoas, e mais categorias, se apenas os aeromodelistas se empenhassem um pouco mais.
    Mas, hj nada de Evil or Very Mad 

O Johnny eu que vou levar!
    O Johnny Walker quero dizer, lógico.... KKK

Fim de mais um ciclo, ano que vem, FAI.

YeppeeHaiHouKaYay

http://www.youtube.com/watch?v=_LsihrvAsEI

http://www.youtube.com/watch?v=87RXPzczPtk

Assista o próximo vídeo até o fim e diga que vc não sentiu arrepios...

http://www.youtube.com/watch?v=tvugNgTSsoE

http://www.youtube.com/watch?v=1l4TvhvgHz0

http://www.youtube.com/watch?v=KRODrAcKNyg

http://www.youtube.com/watch?v=EjKTVr60Gw8

http://www.youtube.com/watch?v=aRR3p6p9Wjw

http://www.youtube.com/watch?v=L_Pmryc-QaI

http://www.youtube.com/watch?v=RKu4ky9AIBo

http://www.youtube.com/watch?v=pR6d5OM1pUQ

http://www.youtube.com/watch?v=FnM5p1u_bHk

Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Nandoflb em Sab Nov 16 2013, 16:41

PARABÉNS VEINHO!!!!!!!!

Parabéns para vc , para o Jhonny e para o Anselmo!!!!

Se liga na FAI porque o lance é sinistro.. o quadrado invertido levou meu Homa!!!!kkkkkkkkkkkk

Abraço!!!!
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sab Nov 16 2013, 17:53

Deixei esse aqui pro ultimo...

http://www.youtube.com/watch?v=MA_tDLfaMoo&feature=youtu.be

YeppeeHaiHouKaYay
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1446
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam

Mensagem  Alexandre Margonar em Dom Nov 17 2013, 15:19

Marcus, muito boa a cobertura jornalística.
    Mais uma vez, obrigado por proporcionar isso a todos que não puderam ir.

Um abraço.
    cheers cheers cheers 
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 485

Mensagem  Mantovani em Dom Nov 17 2013, 17:08

Não tinha nunca voado em condições como a do sábado, durante o Campeonato Brasileiro. De manhã, não tinha vento e parecia que teríamos uma competição tranquila. Ledo engano. No primeiro voo oficial, Bene Rodrigues sofreu para segurar seu Shark na linha. "Se está difcícil pra ele, imagina pra gente!", a turma falava. 

No primeiro voo, confesso que estava adrenado como há tempos não ficava. Eu e todo mundo que tinha a obrigação de fazer a gama da Mini FAI numa situação daquelas. Cada um que pousava, comemorava como se tivesse vencido. Foi emocionante! 

Virei na frente a primeira bateria e achei que não precisaria mais voar, pois as condições só pioravam. Mas, o Marcus fez um voo melhor e os juízes guardaram uns pontinhos extras para a segunda rodada. Depois de o Marlo quebrar na entrada do trevo, o Anselmo e eu quase desistimos de voar, mas fomos para cima. Anselmo apavorou, acertou o vento e levou merecido. 

Foi a melhor experiência de VCC oara mim até hoje, empolgante. Parabéns para quem compareceu e pena não termos mais competidores. Tomara que no próximo mais pilotos participem, pois vale a pena. 

Obrigado Marcus pela força de sempre e por soltar o avião retinho (!) pra mim. Queria agradecer também ao pessoal do Clube CASA, Heraldo e Véio Bertone, que me ajudaram a preparar o modelo na sexta-feira.

Espero participar de muitos outros eventos como este.

Abraços e bom resto de feriado para todos, 

João Mantovani
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Seg Nov 18 2013, 04:52

http://www.youtube.com/watch?v=PIpgM0IUX0o&feature=youtu.be

YeppeeHaiHouKaYay
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 247

Mensagem  ANDRE em Seg Nov 18 2013, 09:21

Bom dia a todos,

Antes de tudo gostaria de parabenizar a todos os competidores deste campeonato brasileiro, principalmente os da categoria F2B mini-fai, porque tiveram que voar em condições muito adversas, na pista 1 do Ibirapuera, colocando a toda hora seus modelos em risco. Por isso, algumas lenhas acabaram acontecendo nesse dia.  
    Só lembrando a pista 1 do Ibira é que fica no canto no melodromo, cercada de muro, construções e arvores, ou seja, o vento entra na pista em forma de turbilhão e em dias de vento forte e rajadas ela se torna bastante traiçoeira. Nessa pista aconteceram os primeiros voos da F2B mini-fai.

Infelizmente, dessa vez os competidores da Pista da Praia Grande - PPG, não foram tão bem no campeonato brasileiro, como no campeonato anterior em 2011, quando tivemos uma preparação mais intensiva, e faturamos os títulos da F2B iniciantes, 4o. na intermediaria e campeão. e 5o.  na mini-fai.
    Ao todo foram 3 pilotos pela PPG.  
    Tínhamos esperança de que o Renatão brigasse pelo título da mini-fai, mas seu modelo no primeiro voo começou a disparar, fazendo a volta a 4,3 s, além de estourar o tempo total de voo.
    Na segunda tentativa, o motor começou a cortar giro nas manobras altas.
    Conclusão - Carburador e tanque entupidos por uma gosma de óleo e sujeira.
    Na hora da adrenalina, vc. não consegue identificar e corrigir o problema de imediato.
    Comigo, considero razoável minha participação.
    A intenção foi participar do evento, então a três dias da competição tirei meu novo Trivial e fiz alguns voos aqui na Pista da Praia Grande, com condições bem adversas (rajadas de vento).
    Meu primeiro vôo até que foi razoável, com notas médias 6,5/7 nas manobras principais.
    Como não tinha a mão desse modelo  não quis baixar as manobras.
    Decidi não arriscar, fazendo todas elas acima de 2 m, e assim preservar o modelo para futuras batalhas.
    O avião estava excelente, volta em 5 s, pena que faltou piloto. Assim decidi não fazer meu 2 voo, depois de ver alguns pilotos lenharem pelas condições meteorologicas adversas para vôo.
    Acabei ficando com o 7 lugar porém com o avião inteiro.

Na intermediária, nosso outro representante João Leal, último campeão brasileiro da F2B iniciantes, fez um primeiro voo de arrasar, brigando pela primeira posição da F2B intermediaria. Só lembrando o voo de dorso do João foi realizado a 40 cm do chão, tirando aplausos dos demais competidores presentes no Ibirapuera, inclusive dos juízes.   No segundo vôo,  o seu Score com um Enya SS 50 levou uma rajada ou tesourada de vento no voo de dorso, fazendo com que o hélice tocasse no chão e aí o modelo deu aquela famosa lixada no asfalto (só quebrou a hélice, lixou o leme do modelo e o bico - De resto o Score continua inteirão), porém perdeu o segundo voo. Um detalhe importante na categoria intermediária: só haviam 3 pilotos, porem todos eles excelentes e com condições de faturar o título e com equipamentos bem ajustados. No final o João acabou ficando em 3 lugar. Normalmente os juízes não dão pontuação alta no primeiro võo, ficando para o segundo voo a aplicação de notas mais robustas e assim decidir as colocações.  

Então o balanço final da PPG no Brasileiro desse ano não foi tão positivo no quesito resultados com 7o. e 8o. na Mini-Fai e 3o. na intermediária, porém foi muito positivo pela participação e prestigio ao evento, que esse ano foi marcado em cima da hora, por isso houve uma baixa participação de competidores nas categorias promocionais F2B intermediária e iniciantes.

Comparando o número de participantes do Brasileiro desse ano com o de 2011 nas categorias promocionais:
    Mini Fai 2011 - 11 competidores / Mini-fai 2013 - 8 competidores ; Intermediaria 2011 - 9 competidores / Intermediária 2013 - 3 competidores; Iniciantes 2011  14 competidores / Iniciantes 2013 2/3 competidores).

A luz amarela está acesa.

Na minha opinião todas pistas de vcc tem um trabalho imenso pela frente para angariar novos adeptos ao vcc e voltar a incrementar a participação de competidores nas categorias promocionais.

Agradecimentos especiais - Marcão pela dedicação e divulgação voluntária do VCC entre os colegas aqui no Brasil e nos fóruns americanos.  
    Só acho que ele deveria continuar na mini-fai porque se houver uma grande migração de pilotos da mini-fai para a Fai, o Campeonato Paulista no próximo ano corre o risco de ficar esvaziado nas categorias promocionais.
    Lembrando que a FAI já tem um número considerável de competidores e não podemos deixar a base da pirâmide invertida, ou seja, o numero de praticantes de vcc nas categorias promocionais deve sempre ser maior que o das categorias oficiais.

Pois bem, encerro meus comentários e descrição do evento, para todos os colegas que infelizmente não puderam comparecer ao evento, para competir ou mesmo visitar os colegas.

At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Seg Nov 18 2013, 10:33

Ótimo relato do André. Sobre a baixa participação nas categorias iniciais do F2B eu posso falar por mim e por algumas histórias que ouvi, quase sempre com o mesmo enredo. Eu só sei trabalhar sob pressão, sem uma meta eu acabo me dispersando e deixando para depois. O meu objetivo era participar da Intermediária no Brasileiro de 2013, porém este campeonato ficou "esquecido" (foi inclusive retirado do calendário da COBRA) na maior parte do ano, apesar de sempre haver questionamentos principalmente na lista voocircular. Como este ano o trabalho não me deixou quase nada de tempo livre para os aeromodelos, eu preferi me dedicar aos planadores de voo livre onde pretendo ir a alguns campeonatos internacionais em 2014. O Brasileiro foi confirmado com 2 semanas de antecedência, daria até para participar com um modelo treinador se tivesse tido tempo para treinar intensivamente ao menos alguns dias, mas nem isso o trabalho me deixou fazer. E também já tinha combinado com a família outros programas para o final de semana, ainda consegui na sexta dar uma passada com os meninos para conversar com o pessoal e dar uma espiada nas provas de F2A, F2B e F2C.
    Perguntei a vários outros conhecidos porque não poderiam ir, a resposta quase sempre a mesma: não tenho treinado muito, marcar uma viagem a Sampa em cima da hora é impraticável, etc... Me pareceu que acabou sendo um campeonato com os participantes que habitam mais próximos a São Paulo. O mesmo ocorreu com o nacional argentino de voo livre desse ano, cancelado duas semanas antes, acabaram determinando o calendário definitivo somente 15 dias antes e aconteceu praticamente somente com os praticantes da região onde foi feita a prova.
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Seg Nov 18 2013, 17:47

Então, a meu ver, com toda certeza a demora na confirmação do evento realmente corroborou para a pouca presença de pilotos nas categorias promocionais.
    Mas, deve se considerar que não existe renovação de pilotos no esporte.
    O trabalho que o André faz na PG é sensacional, eu vi pessoalmente, mas o ponto é que o André é um cara generoso, pois parece que a maioria dos praticantes prefere deixar equipamento apodrecer a ensinar alguem.....
    Existem vários outros fatores que me foram explicados ao longo do fim de semana que não posso trazer a tona aqui pois me foi pedido "segredo" que de certa forma atrapalharam tb, então, digo que o momento é complicado para nosso país, e não apenas para o VCC.
    Ai teria que se discutir economia e politica, aqui no fórum, sem chance.
    Na FAI/OPEN, em 2011 31 pilotos participaram, e teve speed promo. Esse ano 16 inscritos, e não houve speed promo.
    Mas, veio gente de longe, gente de Goias como o Sandro e o Brait, Curitiba, o Marlo e o Anselmo.
    Eu considero, dentro da situação do momento, que o campeonato foi bom.
    Tivemos a equipe da Argentina, fiz amizade com o dono da revista El Aeromdelista, que me pediu para contribuir com artigos que ele vai traduzir para o espanhol, enfim, tem um saldo positivo sim.
    Tivemos a confirmação da situação do modelódromo que graças a Deus, continuará lá por um bom tempo... E só por curiosidade, acabei de dar uma aula para um amigo de muitos anos que anda de BMX tb, e ele me falou que escutou uma conversa entre alguns envolvidos com associações e tal confirmando que a pista no Ibirapuera "miou".... Talvez nem fosse no lugar do modelodromo, mas já senti um puta alivio....

A resposta no Stunthanger é a melhor possível, nem eu esperava tanta visualização das ftz e vídeos.... Fora os comentários sobre o modelodromo, "I'm jelous of your field..."

É muita coisa acontecendo, né?

Então, como digo no vídeo, aeromodelismo se faz com modelos voando... O Beto não participou, mas vai fazer a prova do Chico, então ele contribui da forma que ele pode, como o André tb, mas é pouco, falta mais gente se envolver, ter vontade de fazer algo sem receber nada em troca.
    O que senti foi que quem sabia que ia perder, ou assim pensava, não veio e pronto.
    Tb, quem quer treinar de verdade? Se dedicar? Dar errado trocentas vezes até acertar? Vai ver a dedicação do pessoal do Speed, exemplo para todos, sempre ali, e não por acaso, aqueles que se dedicam acabam nas melhores posições, menos o Johnny é claro...Laughing Laughing 
    Galera meu ponto é cada um faz o que pode, mas poucos estão fazendo, então o resultado é esse.
    Eu sai do campeonato com a certeza de que meu plano está progredindo, e meu plano sempre foi voar na FAI.
    Não sei os outros, mas eu me sinto extremamente recompensado pelo resultado que obtive, com os comentários sobre meu modelo, o 4-2-4 mais lindo do champ, e de ver que por ter compartilhado o pouco que sei, meus amigos tb obtiveram sucesso.
    Ano que vem, vida nova, modelo novo, nova configuração de motor, mal posso esperar!!!
    De resto,

YeppeeKaYay mother fucker!!!

YeppeeHaiHouKaYay
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Nandoflb em Ter Nov 19 2013, 13:37

Com certeza absoluta o problema da organização do evento fez com que a coisa regredisse!!!!

Eu mesmo, estava mantendo tudo na calmaria, com o atraso na comunicação do evento me quebrou no meio.. mas a lenha do meu modelo me ferrou completamente!!!! Claro que nao teria chances para nada, mas ia dar volume e peso.. (no mínimo uns 110kg!!kkkkkkkkkkk).

Agora fica a pergunta.. não chegou a hora do Brasileiro contemplar novos locais??

Grande abraço

Nando

Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Ter Nov 19 2013, 14:09

Eu ainda não assimilei direito tudo que aconteceu esse FDS, mas meu pai com certeza ia ficar orgulhoso... Pai, foi pra vc...
    Sinto sua falta...

Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3287

Mensagem  Morcegão em Ter Nov 19 2013, 15:35

cheers cheers cheers
    Anselmo
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 182

Mensagem  Anselmo em Ter Nov 19 2013, 19:05

Dai galera, faz tempo que não posto nada neste forum, mas como fui citado em varios comentários vou falar um poquinho tbem....

1 - O campeonato brasileiro foi muito bom, todos tiveram um adversário a mais ( o vento) que castigou muitos, mas estavamos lá para voar e ele não ia nos parar.
    2 - Apesar de terem poucos participantes em comparação coms os campeonatos brasileiros anteriores, os competidores que lá estavam fizeram juz ao campeonato e foram destemidos em voar com aquele ventão doido.
    3 - Foi muito bom sentir a sensação de competir novamente, pois esse ano só participei do aerofolia.....
    4 - Queria agradecer a todos os competidores da minifai, foi acirrada a disputa e todos foram muito corajosos colocando suas naves a toda prova...
    5 - Marcão, a dica do vento foi imprescindível, realmente foi um voo maravilhoso, no qual recebi uma pontuação que me garantiu a primeira posição....
    6 - Obrigado Deus pelo presentão, me deu um animo e tanto pra entrar na FAI com a corda toda....
    7 - Senti falta de muita gente boa, mas era pra ser assim e assim foi.......

Abraço a todos
    Anselmo

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab Set 23 2017, 22:28