VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Motores Wankel, Turbinas, 4 Tempos e não convencionais

Compartilhe
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 4968
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Motores Wankel, Turbinas, 4 Tempos e não convencionais

Mensagem  Manicaca em Sex Out 18 2013, 20:17

Olá amigos. No intuito de trazer assuntos novos pro forum e de abrir debate como temos feito de forma muito positiva até agora proponho este novo tópico.

A intenção aqui é de trocarmos idéias sobre motores diferentes do convencionais, ou seja, aqueles mais exóticos como os Wankel, Pulso Jatos, multicilindricos 2 ou 4 tempos, motores sobrealimentados ou qquer outra máquina que saia do comum, pois desta forma poderemos aprender juntos debatendo e trazendo novidades sobre novas tecnologias, principalmente aqueles motores mais elaborados que não se veem com muita facilidade

Buscarei algo interessante pra postar aqui, e logo logo proponho algo pro grupo. Quem quiser como sempre digo costumeiramente, fique completamente a vontade pra postar o que desejar. A intenção aqui é agregarmos conhecimento e trocarmos ideias visando o aprendizado de todos os que assim desejarem ...

Divirtam-se cheers 
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1708

Re: Motores Wankel, Turbinas, 4 Tempos e não convencionais

Mensagem  TAPXURE em Sab Out 19 2013, 11:04

Olá Manicaca;

Muito boa a oportunidade criada para falarmos sobre estes motores "diferentes"!!!

Dos exemplos que cita, já tive a oportunidade de ver funcionando (e até dar uns palpites), um motor WANKEL
    e um pulso-jato. Abaixo o link do que voamos aqui em minha cidade! Foi a maior farra, pois o barulho é enorme,
    fazendo todos da pista pararem de voar para ver o "espetáculo". Apanhamos demais para dar partida... Depois
    de ligado, constatamos que a potência é fraca! O aeromodelo tinha que ser menor e mais leve! Mas... voou!!!

http://www.youtube.com/watch?v=S_EMeTLA7vM

Com relação ao WANKEL, é um motor fantástico! Pequeno e leve, demonstra valentia ao rodar hélices 9x6 ou 10x6
    em altos giros (12~13 mil rpm, se não me engano). Notei que esquenta demais e dizem que a durabilidade é baixa!!
    Até hoje a O.S. fabrica este motor, custando mais de 400 Obamas.... Sad 

Abraços;

Tapxure
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Out 19 2013, 13:00

Fantástico Taps cheers cheers cheers 
    É isso mesmo. O som do pulsojato é inconfundível .... O som é um absurdo, dá pra ouvir a qulômetros, mas muito legal !
    Este tipo de motor era usado nas bombas voadoras alemãs na segunda guerra, as temidas V-2.

O Marcão postou ALTOS filminhos tempos atrás de um cara voando a gama F2B com um modelo stunt a pulsojato.
    O filme é demais e o vo do modelo animal affraid affraid affraid affraid 

Também tive oportunidade de ver esses motores roncando em alguns dos festivais Fesbraer que tive chance de ir.
    Ao dar partida a soltura do modelo tem que ser imediata, sob pena de derreter o motor todo. Dá pra ver que o cone de exaustão do pulsojato chega a ficar em brasa viva affraid affraid affraid 

Tem um novo associado nosso, o Cmdte César de Araraquara que é um grande conhecedor de motores exóticos, principalmente os Wankel, pelos quais é um apaixonado. Entrei em contato com ele e me informa que só não postou ainda nó forum por falta de tempo, pois chega tarde em casa e tem um filhinho pequeno, enfim, como todos nós tem seus horários e seus compromissos. Mas tenho certeza que quando ele puder postara e nos ajudara e muito com o assunto dos Wankel e demais motores rotativos.

César, sua participação será muito bem vinda e muito útil ao grupo amigo cheers 

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Out 19 2013, 13:22

Amigos, posto algo sobre um motor exótico que sempre me chamou demais a atenção, o Aero 35 fabricado pela Aero Development de Buffalo em NY lá no Tio Sam, sob direção de um modelista chamado John Piston.

Era um motor com o cilindro completamente na horizontal em relação ao eixo do virabrequim e era fabricado tanto em versões U/C como R/C.

A vantagem deste tipo de motor era entre muitas a montagem radial (como se fosse um Cox Babe Bee) em que ele era aparafusado direto na parede de fogo do modelo.

Como o motor era baixo e fino havia um ganho expressivo no desempenho aerodinâmico do modelo, pois como o cilindro não ficava "pendurado" do lado externo do modelo havia uma considerável diminuição do arrasto e um ganho aerodinâmico expressivo.

Obviamente, como o motor tinha o cilindro pra frente e em posição muito baixa, deveria ser tomado um cuidado triplicado com a refrigeração, pois o cilindro e o cabeçote são as regiões de um motor que mais esquentam, e neste motor em especial essas peças ficavam bem escondidas.

Pelo que consta o motor tinha um ótimo funcionamento e muito pouca vibração em funcionamento.

Hoje, este motor é um grande desejo dos colecionadores de ponta e realmente muito valorizado quando em bom ou ótimo estado.

Nunca vi um destes pessoalmente, mas realmente se trata de um motor muito diferente e de uma concepção muito legal.

Posto então um anúncio e época dele e o seu manual do proprietário.

Conseguindo mais material sobre o Aero 35, fiquem sossegados que posto aqui na sequência

O manual do Aero 35

Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3339
    Comentários : Attitude is everything!!!

Mensagem  Marcus36X em Sab Out 19 2013, 15:27

Mani

Só vc pra pensar um tópico desses!!

http://www.youtube.com/watch?v=mAcLaot_Xic

http://www.youtube.com/watch?v=MKkCAaHBg0Q

Pra matar saudades....
    Logo descolo mais uns...

YeppeeHaiHouKaYay
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sab Out 19 2013, 15:31

Falei?

http://www.youtube.com/watch?v=DVVcBN_F9Z4

YeppeeHaiHouKaYay
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Sab Out 19 2013, 16:39

Aqui, meu camarada de Nashville, Mike, com seu jato de speed>.. modelo foi do pai dele e foi recentemente restaurado...

http://www.youtube.com/watch?v=UZ3jzXbRXK0&feature=player_embedded

YeppeeHaiHouKaYay
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3176

Mensagem  Morcegão em Sab Out 19 2013, 17:22

Bom acendedor de cigarros. Very Happy 
    Acho que faz algum tempo tinha um Wankel a venda no ML. Bem caro é claro. Vez em quando aparece algo de diferente por lá. Excelente tópico Manicaca e o seu pupilo, Marcus, está aprendendo a garimpar. Very Happy
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Out 19 2013, 19:37

Marcus36X escreveu:Falei?

http://www.youtube.com/watch?v=DVVcBN_F9Z4

YeppeeHaiHouKaYay
    Marcão, era exatamente este modelo que eu comentava. só não me lembrava do nome do piloto, Dan Banjock. Se eu não me engano o Dan é o cara que construiu uma Flite Streak Gigante pra motor ASP 108 e usou um ST 3000 (30 cc) em um Bi-slob gigante também.

Ele foi piloto destaque em alguns filmes que vi no YT em encontros de VCC lá no Tio Sam. Grande construtor, e ótimo piloto também sem dúvida alguma ...

Cara, loucura o voo a noite hein??
    Incrível, obrigado pelos links cheers 
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Out 19 2013, 19:39

Marcus36X escreveu:Aqui, meu camarada de Nashville, Mike, com seu jato de speed>.. modelo foi do pai dele e foi recentemente restaurado...

http://www.youtube.com/watch?v=UZ3jzXbRXK0&feature=player_embedded

YeppeeHaiHouKaYay
    Marcão, muito bonito o modelo, mas o Mike é um maluco total de acender esse foguete em casa !!! affraid affraid affraid 
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Out 19 2013, 19:48

Morcegão escreveu:Bom acendedor de cigarros. Very Happy 

Acho que faz algum tempo tinha um Wankel a venda no ML. Bem caro é claro. Vez em quando aparece algo de diferente por lá. Excelente tópico Manicaca e o seu pupilo, Marcus, está aprendendo a garimpar. Very Happy
    Bats. realmente os Wankel são motores muito diferenciados e com um excelente rendimento. Obviamente por se tratar de uma máquina complexa e sofisticada o preço deles não é baixo. Além disso a produção deles é bem pequena que eu saiba.

A OS produz desde os anos 70 os Modelos Wankel, se não me engano com 5 cc de cilindrada (ao redor de .30 em polegadas cúbicas). Entendo que são motores vitrine pra eles, pois deta forma podem mostrar sua capacidade de engenharia e sua qualidade, que sempre foi uma referência no mundo todo.

Trocando uma idéia com o César (Aeroengine) fiquei sabendo que a OS desenvolveu este tipo de motor meio que em um esforço coletivo com a grande marca alemã Graupner.

O César é uma "maquina" de conhecimento sobre este tipo de máquina, espero que algum dia ele participa aqui com a gente, todo sairemos ganhando com certeza ... cheers 

Infelizmente não tenho grande conhecimento sobre este tipo de máquina, mas quero muito aprender mais sobre elas.

Assim que for achando algo mais sobre eles vou postando por aqui.

Divirtam-se
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Out 19 2013, 20:16

Amigos, a minha fonte preferida de testes de motores é o exepcional site Sceptre Model Flight, cujo link já havia passado em postagens anteriores.

Pra motores glow acesso sempre: http://sceptreflight.net/Model%20Engine%20Tests/Index.html
    E pros motores diesel o acesso é: http://sceptreflight.net/Model%20Engine%20Tests/Index%20Diesels.html

O site é uma fonte exepcional de conhecimentos. Obviamente não tem todos os testes de todos os motores já fabricados, mas tem muita coisa legal e dificil de se achar Basketball 

Desta fonte. acabei achando um ótimo artigo do mestre Peter Chinn sobre o Aero 35 datado de abril de 1981.
    Em poucas palavras Chinn, declara que o Aero 35 inha uma partida bem fácil e um funcionamento muito suave. Segundo ele a potência e o torque do Aero 35 se equivalia aos bons motores 35 esporte da época.

Destaca ainda que o Aero 35 não era um motor de competição.

Analisando a curva de potência e torque conclui que ele tinha uma performance em números próximos a do Fox 35 Stunt, ou seja, o Aero 35 realmente não era um motor de corridas.

Pra quem quiser se inteirar mais sobre este belo motor segue o artigo, pequeno porém bem interessante ...

ERRATA: Por erro meu declarei acima que o Aero 35 teria sido desenvolvido pelo Sr John Piston, mas a informação esta incorreta, e pela qual me desculpo.
    Na realidade o responsável pela execução do motor e pelo projeto dele foi o Sr August N Savage
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Dom Out 20 2013, 10:21

Senhores;

Um motor parecido com este AERO 35 é o RCV de fabricação inglesa! Tenho um funcionando e realmente é muito
    interessante! Abaixo link de vídeo, de como funciona o bichão.... Muito legal!!!

http://www.youtube.com/watch?v=rCChLocCp_g

Abraços;

Tapxure
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Out 20 2013, 11:39

Taps, obrigado pelo link, motor muito legal e com um funcionamento mega suave e e silencioso hein?
    Concepção mega diferente também. Será que ele é rotativo e 4 tempos ?? Shocked 

Deqquer forma achei um video bem legal de um RCV destes rodando em bancada. Reparem só que "manteiga" funcionando Very Happy 

http://youtu.be/xDm_luSBL2w

abraços
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Out 20 2013, 12:02

Falando em Wankel, lembrei que a um tempinho atrás troquei um email como amigo Aeroengine (Commander César), e ele me informou que para comemorar o aniversário do genial Felix Wankel (se não me engano em 2012), pai dos motores rotativos Wankel, a OS produziu uma série limitadíssima do seu OS Wankel em um número justamente de apenas 100 unidades para comemorar o aniversário do Sr Wankel.
    Ao que sei este motor era identico aos Wankel de linha, porém com detalhes dourados contrastando com detalhes oxidados em preto fosco que dão um look espetacular pra esse motor.
    Sei que é um motor disputado a tapas pelos colecionadores do mundo inteiro, já que são apenas 100. Imaginem o preço então que esta valendo um motor desses hoje ??

Umas imagens que consegui com o Commander César, o que acharam da jóia ??

Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Dom Out 20 2013, 15:41

O complicado cm os motores wankel e fazer a vedação de uma câmara para outra, pois o motor tem um rotor "triangular", mas é um motor extremamente potente, os mazda rx 7 que o diga, inclusive na américa central/porto rico é comum ver carros de arrancada usando motores wankel, com três, quatro rotores d turbo compressor....
    Quem tiver um desses ai, com certeza tem uma bela obra de engenharia mecânica nas mãos.

YeppeeHaiHouKaYay
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Dom Out 20 2013, 15:50

Então, assiste ai.... Esse faz meu estilo...Twisted Evil 

http://www.youtube.com/watch?v=coXB3xd6VK8

YeppeHaiHouKaYay
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Dom Out 20 2013, 16:00

Aqui, mais um exemplo do que os motores wankel são capazes, desculpa ai galera ser meio off topic, mas só quero ilustrar o potencial fantastico desses motores, que são tão diferentes do que estamos acostumados, não é?

http://www.youtube.com/watch?v=ypEQHu8TJgY

Mas, se alguém não gostou ds vídeos, eu posso para de postar...Crying or Very sad 

YeppeHaiHouKaYay
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Dom Out 20 2013, 16:12

Manicaca;

Sim os motores RCV são quatro tempos! Não parece, porque a compressão ocorre a cada rotação da hélice, porém
    internamente o motor já deu duas rotações completas... Tem uma cremalheira com 2:1 de redução na base do motor.
    Ele gira a hélice no máximo a 6000 RPM; só que internamente, o pistão está a 12000 RPM.

Como lhe disse, tenho um RCV 60SP que toca uma APC 16x12 a 5600 RPM!!! No link do vídeo que nos passou, dá para
    ver e ouvir direitinho este motor funcionando. O barulho é meio estranho. Bebe muito pouco, não vibra quase nada e
    demora de 1~2 horas para amaciar na bancada, antes de por no avião. No começo, não dá nem para tirar a bateria da
    vela, que ele apaga... Depois vai firmando!!!

Com relação ao WANKEL que postou sendo EDIÇÂO LIMITADA, nunca tinha visto... Maravilhoso!!! cheers 

Abraços;

Tapxure
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Out 20 2013, 17:15

Valeu Taps !!! cheers cheers cheers 
    Com relação a série especial de 100 anos do Wankel eu também não conhecia, fiquei sabendo através do César, Realmente maravilhosa. Obrigado pelas dicas técnicas deste tipo de motor e do RCV.

Motor muito legal e de funcionamento muito suave e silencioso.

Marcão, posta o que vc quiser irmão, os videos são incríveis cheers 
    Muito obrigado
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Ter Out 22 2013, 18:37

Boa noite amigos, estive em contato com o Commander César em busca de maiores detalhes a respeito de motores Wankel entre outros, e ele não só me deu excelentes detalhes destes motores como também, muito gentilmente permitiu que eu republicasse a resposta que me enviou para o grupo, o que faço com satisfação.
    Segue então um dos textos do César abaixo:

" Caro Amigo,

Acessei hoje de manhã o VCCONLINE e vi que criaste um tópico sobre motores exóticos e, ao que me parece, envolveu de maneira bacana todos os principais frequentadores.
    Quanto ao Aero .35, ele não conseguiu concorrer à altura com o Fox 35, Johnson 35 e até OS 35, primeiro em razão do preço, mas também pelo seu peso; eu não lembro em números absolutos agora, mas ele pesa aproximadamente três onças a mais.
    Em termos de potência ele era um "cadinho" mais fraco sim do que a concorrência...esses três ingredientes fizeram a derrocada dos motores Aero 35 em menos de dois anos de produção e, segundo palavras de Peter Chinn, "bem menos de mil motores foram fabricados".
    Mas apesar da complexidade de sua biela/virabrequim, era um motor de boa durabilidade, conforme comentários de um usuário que li certa vez no RCUniverse, que o usou constantemente por mais de três anos e o motor ainda não apresentava folgas consideráveis.
    Eu consegui comprar as duas versões, ambos na caixa e com todos os manuais...a versão RC está um pouco suja de óleo e ainda não o limpei dignamente.

As outras fotos são do Pulso Jato da OS, de 1952, que já havia comentado contigo.
    Tecnicamente os pulso estão "prá la" de superados, mas historicamente falando eles ainda me fascinam.
    Não deixe de falar dos wankels da NITTO, de 12cc e 20cc (ambos com vedação nas laterais dos rotores) ... lembra que eu comentei contigo de que os japas não quiseram me vendê-lo...e também dos Graupner de 37cc, que hoje valem cerca de USD 2.900,00.
    O In Line .35 também deve ser comentado...ele é muito curioso.

Se quiser publicar as minhas fotos, fique à vontade (somente a última delas, do In Line desmontado, não é minha).

Abraços,

Obs: ele também muito gentilmente fará fotos de motores exóticos do acervo dele e nos repassara, o que publicarei da mesma forma com grande satisfação, obrigado de novo César cheers 

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Ter Out 22 2013, 18:41

Mais uma excelente abordagem do César, mais especificamente sobre Wankel, números de produção e até contato dele com a fábrica da OS em Osaka no Japão.

Texto, abaixo, Muito obrigado novamente amigo Basketball 

" Prezado Carlo,

As impressões que tenho para te passar do Wankel resumidamente são as seguintes:

Ele é um motor .30, que tem a potência de um .40, consome como um .60 e custa o preço de um .90

Realmente ele trabalha muito quente principalmente se não estiver bem casado com a hélice e, via de regra, tem vazamentos insanáveis no bloco.
    Há algum tempo consegui contato com um tal de Sr. Ikeda, da O.S., que me disse que eles produzem quase 1000 motores wankel por ano...considerando que eles são fabricados desde 1970, temos cerca de 43.000 até hoje.
    Você disse acertadamente no blog que a produção dos wankel tem por finalidade precípua melhorar a imagem institucional da empresa, a sua vanguarda tecnológica, etc, etc. Idem para os radiais, agora de 7 cilindros...uma pequena maravilha mecânica.

Abraços,

Cesar "
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Ter Out 22 2013, 21:00

Interessante; acompanhei outro dia um leilão no Ebay, e vi um motor O.S. Wankel antigo, aqueles que vinham com o nome da GRAUPNER se
    vendido por US$650,00....!!!!

Hoje na TOWER, tem este motor por US$450,00. Será que este novo modelo, não foi melhorado do antigo, nos problemas que cita o Cesar!?
    Se a O.S. melhorou o novo modelo, talvez se torne viável adquirir um deste!

Aproveitando que citaram os motores da marca JOHNSON, consegui adquirir um modelo 35 que não sei de qual modelo. Pelas fotos que o
    vendedor enviou, não dá para saber. No site SCEPTRE FLIGTH que o Manicaca passou, não da para distinguir nos testes efetuados desta
    marca, qual o modelo que eu adquiri! Abaixo, segue foto e aguardo opiniões sobre este motor!

Abraços;

Tapxure
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Ter Out 22 2013, 21:09

Se não me engano, são motores de combate/corrida...

YeppeeHaiHouKaYay
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Ter Out 22 2013, 22:11

Pessoal;

Encontrei um anuncio do novo WANKEL da O.S. que diz que ele foi completamente reformulado conforme texto original
    abaixo!

" Since the introduction of the original OS rotary engine in 1970, the design has stood the test of time and in this latest version,
    has been brought fully up to date. Just about every aspect has been upgraded in the new Type II version, both internally and externally.
    It is the area of carburation that has seen the most dramatic change, in the form of a specifically designed, twin-needle version complete
    with a velocity-stack. All the upgrades are intended to improve the ease of use and the durability of the engine. Many take advantage
    of the latest metallurgy to do so. "

Tapxure

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Maio 26 2017, 04:24