VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

Compartilhe

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 416

FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Qua Out 09 2013, 21:12

Veteranos ,Colegas , Comandantes e Copilotos

Desde o ano passado venho trocando idéias com alguns colegas para fazer este Tópico aqui no Forum de VCC  junto com os colegas do nosso fórum, e de alguns Veteranos da minha época , e faço aqui um convite aos colegas vamos falar um pouco destes motores , que marcaram época e estão ate hoje no mercado “ Se estão é porque são Bons dentro dos motores da classe ate  35 “, depois entraram os motores 40 /50/60 até 80 de dois tempos de 4 tempos ,más  ai será um outro tópico  que vai evidenciar a evolução do Aeromodelismo Acrobático VCC .
    Como os Motores FOX 35 Stunt  que foram o Clássico dos Clássicos  que durante varias décadas reinaram absolutos em  U-Control Acrobacia  , muitos colegas tem comprado estes motores até hoje .
    Foram motores que eu aprendi com oito anos de idade  a respeitar os motores FOX 35 Stunt ; pois na época só tinham um concorrente direto que eram os motores Jhonso 35 Stunt Otimos motores e eram páreo duro porem tinham um sério problema sua carcaça era muito frágil quebravam com estrema facilidade , os Mackoy 35  só tinham é muita beleza mas desgastavam logo , os motores OS ainda estavam engatinhando , os motores Enya 35 tinha um ponto interessante ; eram motores muito violento e potente demais para Acrobacia , e por outro lado para o combate classe Ama perdiam para os FOX 36 e para os Super Tigre G21 35 .
    Más somente com dez anos tive os meus primeiros FOX 35 dos quais tenho um zero na caixa com manual até hoje esta guardado desde 1957.
    Vou postar aqui uma verdaeira Jóia um FOX 35 Stunt que esta preparado em uma carcaça dos motores do aniversario de 50 anos da FOX , um motor preparado GMA do G. Audrich , este motor tem camisa e pistão ABC e um cabeçote preparado pelo Thon Muglethon o Blue head .
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3262

Re: FOX 35 STUNT O CLASSICO DOS CLASSICOS POR DECADAS

Mensagem  Morcegão em Qua Out 09 2013, 21:19

Mario, o Fox pode até não ser o melhor motor, mas é o meu preferido. Foi o meu primeiro motor e que tenho até hoje. O segundo motor foi outro Fox. Vou acompanhar o tópico com certeza. cheers cheers cheers 

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Qua Out 09 2013, 21:36

Colegas Veteranos Condantes e Copilotos

Eu mantive contato com varios colegas que aos poucos vão colocar suas opiniões e fotos , vai ter muita história para contar ; foram decadas que este motor fez a alegria de muitos aeromodelistas , alguns que iniciaram com este motor , e hoje estão com motores e aeromodelos maiores com caracteristicas bem diferentes .

100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5155
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Qua Out 09 2013, 22:05

Marião meu amigo, dupla e enorme satisfação em tê-lo aqui novamente cheers cheers cheers 

Primeiro pela sua presença, pois ultimamente o amigo andou afastado em virtude de contratempos com a saúde e também muito feliz por tê-lo aqui agora passando suas experiências e conhecimentos tanto como colecionador como também aeromodelista com vasta experiência, o que é muito bom pra todos nós do grupo que sempre aprendemos um pouco mais.

O tema proposto pro Tópico (Fox 35) é dos mais pertinentes. O Fox 35 é e foi um motor muito importante na história do vcc no mundo inteiro e também foi e é muito usado e querido também no Brasil.

Estarei acompanhando com atenção o tópico, e no que precisar de mim, estamos ai como sempre Basketball 

Irei procurar mais material sobre a "raposa" e postarei também outros aspectos sobre o 35 Stunt que já tenho por aqui.

Um abraço meu amigo, e mais uma vez seja novamente muito bem vindo cheers cheers cheers 
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2156

Mensagem  Sérgio Daeuble em Qua Out 09 2013, 23:01

Very Happy Very Happy Very Happy Tambem gosto dos Fox 35......Laughing  Adoro o barulho inconfudivel do motor!!!!!! O cheiro caracteristico Laughing Laughing Laughing Wink Wink 
    A unica coisa que não gosto nestes motores é a sujeira (oleo) que sai do motor e o combustivel que sai do eixo......Shocked Shocked 
    Com combustivel, vela, helice, corretos.....Very Happy Very Happy Very Happy  è um relogio !!!!!!
    Atualmente estou sem nenhum modelo com Fox 35..... Já separei as peças do Kit da Sterling um Spitfire stunt scale e um Coronado.
    Meus clasicos Nobler vão de FP-40 com cabos de 19,5 metros.... Gosto mais deste setup.
    Um modelo muito bom para Fox 35 é o Tupycano.Basketball Basketball bounce bounce bounce 

http://www.youtube.com/watch?v=wRKXyU3Ofp4

Notem o ruido........Este Fox está "preparado" e estava usando silenciador.........

http://www.youtube.com/watch?v=oT_6st0Vaj0

Neste video já sem silencioso....... Este ruido para mim é musica cheers cheers cheers 
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Qua Out 09 2013, 23:38

O meu preferido, ganhei meu primeiro em 1976 (comemorativo do bi centenário da independência dos EUA) e funciona (bem) até hoje. E tenho mais 3, um deles terminando de amaciar (já em voo numa Flite) e outro zerado na caixa. O som de um Fox 35 a gente nunca esquece!
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1732

Mensagem  TAPXURE em Qui Out 10 2013, 08:07

Olá Pessoal;

Concordo com todos vocês!!! O FOX 35 é inconfundível e inigualável!!! Quando comecei em 1978, tinham dois colegas
    que voavam este motor na minha cidade. A diferença começava no "pof-pof-pof" das batidas iniciais para fazer os
    motores pegarem! Depois vinha aquele barulho rouco e grave... seguido de um 4-2-4 fantástico!!!

Tenho um NOBLER ARF que fiz questão de montar com um FOX 35. Estou usando um escape Aero Products e 10x6
    de madeira. Amaciei o motor 8 tanques na bancada e já instalei no avião para voar! A ansiedade era grande demais
    para "sentir" o bichão!!! Fantástico... com motor ainda "duro", decolei o NOBLER afogadão, morrendo de medo do
    motor apagar e me estragar o avião... Que nada; rodou perfeito com um 4-2-4 de babar!!! Como o Sérgio disse,
    mesmo com escape e um pequeno defletor, era óleo demais!!! Com os devidos cuidados e limpeza minuciosa a cada
    voo, é só prazer!!!

Posteriormente, mando fotos do meu NOBLER!!!

Abraços;

Tapxure
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qui Out 10 2013, 12:26

Meu primeiro motor foi um Fox 15 que ganhei de meu pai em 1978. A primeira foto é dele no segundo avião que motorizou e a segunda é dele atualmente.

Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qui Out 10 2013, 12:32

O Aspirante da foto foi comprado com um Fox 19 e depois coloquei um Fox 35. Este aeromodelo foi comprado do Getúlio, também participante aqui do fórum. O Fox 19 foi para um Piper posteriormente. O Olimpia II da foto usava um Fox 35. Também tive um ME109 que usava um Fox .15.

Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qui Out 10 2013, 12:43

Meus motores Fox:

Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qui Out 10 2013, 12:45

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qui Out 10 2013, 15:38

Olá Morcegão;

Beleza de motores FOX.... Vi que tem em sua coleção um motor FOX 25 (modelo novo). O que me diz deste
    motor!!?? É forte? Roda bem? Dá regulagem STUNT?

Se alguém mais tiver algum comentário sobre este motor, "sou todo ouvidos" !!!

Abraços;

Tapxure
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qui Out 10 2013, 15:55

Tap, nunca liguei este motor, aliás a maioria destes motores nunca foi ligado por mim. Ouvi dizer que fora o peso, o motor é bom.
    Comprei porque só tinha motores da velha linha da Fox. O .35 é o mesmo faz muitos anos. O 1.5 e o .25 mudaram bastante e resolvi comprar um de cada. O .15 nunca liguei também.
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Sérgio Daeuble em Qui Out 10 2013, 17:56

Tinha dois Fox 25..... Dei um para minha irmã.
    Baita motor! Stunt perfeito!!!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=6oBT3vwyHnk

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qui Out 10 2013, 20:26

Boa noite amigos, iniciamos então participando deste belíssimo tópico proposto pelo nosso querido amigo Mario Zuffo.

O primeiro Fox 35 Stunt é datado de 1948, e desde então vem atravessando os anos com poucas modificações, pois como o Marião já disse na postagem inicial, foi um motor muito bem acertado pra F2B desde o início.

Manual do primeiro Fox 35 Stunt - o 35 nº 1 - modelo 1948 Very Happy 

Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Morcegão em Qui Out 10 2013, 20:42

Basketball bounce cheers Very Happy
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qui Out 10 2013, 20:44

Na mesmo sentido, um anúncio da linha Fox 1959, e em destaque o Fox 35 Stunt

Importante salientear que a Fox produziu outros tipos de 35´s diferentes do Stunt como o Rocket, os 35 X, o 35 Blue Ribbon e outros que apesar da cilindrada em comum com o Stunt 35, não eram motores voltados para a acrobacia
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qui Out 10 2013, 20:52

Olá Sérgio;

Muito legal o vídeo do PLAYBOY que postou!!! Me diz uma coisa; este FOX 25 que que está no referido modelo
    é o mais recente (FOX 25BB VCC) ou é um modelo antigo!!??

Manicaca.... pra variar nota 10 pelos artigos apresentados!!!

Abraços;

Tapxure
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qui Out 10 2013, 21:01

Até pouco tempo atrás, a Fox produzia combustíveis de excelente qualidade, mas que pelo que li em foruns estrangeiros, infelizmente a linha de produção de combustíveis da marca foi completamente encerrada No 

O combustível indicado para o Fox 35 Stunt era o Fox Superfuel que continha 29 % de óleo de rícino puro e 5 % de nitrometano.

O Superfuel da Fox também era muito popular como combustível pra amaciamento, pois continha mais óleo do que os combustíveis dos concorrentes.

Também era muito usado pra ser misturado com outros combustíveis quando se desejava aumentar o percentual de óleo destes que continham menos lubrificante do que o ideal.

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qui Out 10 2013, 21:19

... E encerrando por hoje, a curva de potência e torque do Fox 35 Stunt pra quem quiser ir dando uma analisada no comportamento do bichinho Basketball 

Até a próxima ...

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Qui Out 10 2013, 21:58

Veteranos Comandantes e Copilotos

Um fato muito interessante do Grande Duke Fox o cara era tão meticuloso , como não tinham uma licença para produzir combustivel , contataram varios possiveis fornecedores e nenhum , se prontificou a forneceu como o Duke queria , simplesmente porque achavam que a FOX não iria longe e não era viavel o investimento ; foi dai que elê iniciou um trabalho expecificamente para desenvolver e a produzir um combustivel ideal para os motores FOX , tanto que desde que iniciou a produção de combustivel teve somente dois fornecedores um para o Oleo de Ricino e outro para o Methanol , que mantinham o padrão de qualidade por exelência , e mais tarde teve tambem apenas um fornecedor de Nitro , e sempre mantiveram o padrão durante muitas decadas .
    Talvez creio eu por uma contenção de despesas cortaram a produção de combustiveis , visto que hoje as tres maiores dos Estados Unidos : Red Max , Byron e Omega , e produzem um combustivel ideal para os motores FOX .

100 + mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Qui Out 10 2013, 22:28

Aqui vai a fotos de dois motores FOX 35 Stunt que comemoraram os quatro primeiros anos de vitorias consecutivas , o da esquerda é totalmente dourado muito bonito e o da esquerda já é o motor normal de serie , eu tenho um costume diferente de outros colecionadores de motor , eu coleciono por serie de motores.

Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Sérgio Daeuble em Sex Out 11 2013, 13:09

O Fox 25 do video é muito antigo...... Não sei o ano! Comprei no ML...... è tão antigo que o venturi do carburador é em tubu usinado em latão.

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Sex Out 11 2013, 18:41

Teve um cidadão que me enviou um email perguntando por mera curiosidade porque eu faço sempre este tipo de saudação , e como o maximo prazer dei a seguinte resposta :

VETERANOS : são aquelês colegas que como eu ja estão a algumas decadas no aeromodelismo , sempre com  o objetivo de colaborar e ajundo os colegas para que nós possamos aprender um pouco mais .

COMANDANTES :  são os colegas que estão praticando o aeromodelismo a todo o vapor estão atualizados , com as ultimas do U-Control na categoria que mais gosta e pratica .

COPILOTOS :  são aquelês como você  que fica vendo os nossos topicos no Forum embora seja uma aeromodelista , más prefere ficar como um espectador .

Embora estas definições eu tenha criado a muito tempo em outros Foruns que participei ; pois não deixa de ser uma forma de enautecer os colegas de alguma forma

E esta sempre foi a minha marca ao termino de um testo .

100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sex Out 11 2013, 19:46

Umas das marcas do Comandante Zuffo são seu cavalheirismo e sua cortesia, ingredientes estes que simplesmente "sumiram" do mundo atual. É bom termos pessoas legais aqui no forum e acima de tudo, aquelas que façam os novos membros se sentirem bem, em casa e valorizados em suas participações não é mesmo ?

É só assim que vamos ter mais gente bacana no esporte, mais novatos e assim ver o esporte indo pra frente sempre

Afinal modelismo é amizade, relaxamento e terapia pra vida

Bom, hoje posto um teste do Fox 35 Stunt, publicado na revista Aeromodeller de dezembro de 1967. O título da reportagem já diz tudo, algo como "Eterno favorito dos pilotos de acrobacia no mundo inteiro"

O texto destaca que o 35 Stunt com certeza não era o mais potente já naquela época, mas frisa que a confiabilidade de seu funcionamento e a constância de sua rodagem conquistaram a confiança de praticamente todos os pilotos de acrobacia.

O texto do teste é excelente, é uma leitura altamente recomendável pra quem lê um pouco de inglês e gosta de motores.

Bom, abaixo então a avaliação do Fox 35 Stunt modelo da linha de 1967

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Jul 23 2017, 21:49