VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

LIMPEZA DE MOTORES

Compartilhe
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1732

Re: LIMPEZA DE MOTORES

Mensagem  TAPXURE em Qui Jan 09 2014, 08:32

Bom Dia Rogério;

Segue minha opinião... A lateral do pistão pode ficar "escura"; o que não pode é ter acúmulo de carvão, que é o óleo
    cristalizado. Isto ocorre principalmente na cabeça do pistão. Na lateral, a parte superior fica clara e a "saia" do pistão
    pode ficar meio escurecida. Não desmonte seu motor à toa!!! Tire a vela e veja com uma lanterna se tem carvão na
    cabeça do pistão, em grande excesso. Se tiver muito carvão, aí sim, está na hora de limpar seu motor.

Lembro que um motor que voa sempre com a mistura rica (agulha de alta), usa combustível importado e voa em
    pista limpa, dificilmente dá carvão!!! Isso ocorre muito com quem trabalha com o motor "pobre"!!!

Abraços;

Tapxure
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 247

Mensagem  ANDRE em Qui Jan 09 2014, 09:05

Bom dia,

Em complemento à resposta anterior.

Tudo vai depender do tipo de combustível que vc. estiver utilizando, vela, temperatura ambiente e etc.

Por exemplo, se vc. sempre utiliza combustível Byron, com certeza seu motor somente ficará carbonizado depois de uns 2 anos de utilização constante e mesmo assim, muito pouco.
    Agora se vc. utiliza aqueles combustíveis caseiros de procedência duvidosa vendidos no Mercado Livre (só falta vir a cascavel no combustível que nem garrafa de pinga), aí a conversa é outra, porque o processo de carbonização poderá acontecer em um único vôo, pela utilização de óleo de rícino com glicose e outros aditivos desconhecidos.
    Mesmo assim, se o motor acabou carbonizando pela utilização de combustível inadequado, o mais correto a fazer é colocar ele na bancada e rodar com Byron com 20% com óleo sintético.
    Acredito que após 3 ou 5 operações o motor acaba se limpando com a utilização do óleo sintético.
    Aí se não tiver jeito, vamos para a desmontagem completa do motor.

Mas esse ainda não é o problema, porque existe aquela carbonização imperceptível e que acaba influenciando no funcionamento do motor.
    Por exemplo no ST G 51 quando vc. utiliza combustível Byron + caretão na proporção 50%/50% com o tempo acaba se formando um verniz quase que transparente na cabeça do pistão e na câmara de combustão do cabeçote do motor, fazendo com que o motor não opere mais na faixa 4-2-4, ou seja, vc. decola dá umas 3 voltas e o motor dispara a rotação. Nesse caso, o resíduo acumulado na cabeça do pistão e no cabeçote tem que ser removido, com thinner, não havendo a necessidade de desmontar todo o motor.

Combustíveis que não vão lhe causar dor de cabeça com carbonização a curto e médio prazo - Byron, Cool Power e PowerMaster. (experiência própria).

Vc. também pode fazer o combustível caseiro (caretão) adicionando ao óleo de rícino de excelente qualidade (sem glicose) um pouco de óleo sintético da Cool Power, ou então, óleo sintético RAID 2 tempos, utilizados em CART e vendido em casas de óleo.

AT. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.

Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 62
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!

Mensagem  Rogério em Qui Jan 09 2014, 10:44

entendi!!!

Eu achava que tinha um tempo aproximado pra efetuar a limpeza.

porque essa pergunta estou fazendo?

Quando eu fiz o amaciamento do motor na bancada depois 5,6 tamques eu tirei a vela pra trocar por uma nova e a vela parece que o filamento dela engrosso com o amaciamento(carbonizo).

Ai eu pensei comigo se com 6 tanques fez isso na vela imaginei hoje o motor por completo como deve tá.

tá certo que foram 6 tanques no amaciamento funcionando com o motor bem gordo no começo depois afinando.

Mas agora já foi três galão de 3.700 ml.

OS pousos e decolagem foram feito na terra... Sad 

Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 62
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!

Mensagem  Rogério em Qui Jan 09 2014, 17:51

TAPXURE escreveu:Bom Dia Rogério;

Segue minha opinião... A lateral do pistão pode ficar "escura"; o que não pode é ter acúmulo de carvão, que é o óleo
    cristalizado. Isto ocorre principalmente na cabeça do pistão. Na lateral, a parte superior fica clara e a "saia" do pistão
    pode ficar meio escurecida. Não desmonte seu motor à toa!!! Tire a vela e veja com uma lanterna se tem carvão na
    cabeça do pistão, em grande excesso. Se tiver muito carvão, aí sim, está na hora de limpar seu motor.

Lembro que um motor que voa sempre com a mistura rica (agulha de alta), usa combustível importado e voa em
    pista limpa, dificilmente dá carvão!!! Isso ocorre muito com quem trabalha com o motor "pobre"!!!

Abraços;

Tapxure

oi taps

então taps,lá trás nas outras perguntas que fiz e vc deixo sua ajuda pra eu esqueci de comenta com vc que na minha cidade tem muita

montanha que são os melhores lugares pra pilota,fica na parte rural da cidade e consequentemente tem que ser terra,aqui não tem

aeroclube,tem na cidade vizinha de amparo tem pra aero r/c mais meus amigos que já tem aero a um bom tempo fala que lá em amparo o

pessoal é enjoado, não é fácil pilota com eles Basketball  Basketball 

valeu amigo

pessoal é meio enjoado
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Dom Jan 19 2014, 16:22

Senhores;

A pistola de jateamento que postei a foto, é uma.... MARAVILHA!!!! bounce   lol! 

Funcionou legal!!! Usei microesferas de oxido de alumínio e BICARBONATO DE SÓDIO. O primeiro parece
    que "limpa" mais profundamente. Achei meio forte... e caaaro!!!

Já o BICARBONATO é uma maravilha. É menos abrasivo, mais fino e dá um acabamento muito bom! Parece o de
    fábrica!!! Usei sem a cabine de coletar de pó...  pale  Loucura total!!! Voa um pó fininho pra tudo quanto é lado!
    Trabalhei na garagem e depois tive que lavar tudo!!!

Dá um trabalho danado em desmontar o motor e soprar tudo!!! Depois lavei todas as peças em água corrente, dando
    os retoques com as velhas escovas, buchas e BOMBRIL. Lubrificar bem e remontar!!! Estou muito satisfeito! Podem
    comprar!

Só um macete: o reservatório é de plástico e é preso à pistola com uma abraçadeira redonda de arame grosso.
    Tem que deixar o reservatório (saco) aberto em uma extremidade, senão o ar não entra para haver a sucção do
    bicarbonato (ou qualquer outro)!
      study 

Abraços;

Tapxure
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3262

Mensagem  Morcegão em Dom Jan 19 2014, 17:43

cheers cheers cheers 
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Mensagem  Marcus36X em Dom Jan 19 2014, 17:52

Falando em limpeza desmontei o LA 46 que coloquei no P51 para ativar o modelo, e o CAR80 tirou a anodização azul.... o motor esta polido....rsrsrsrs
    Isso é que é limpeza profunda....

YeppeeHaiHouKaYay
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Dom Jan 19 2014, 19:27

Olá Marcus;

Profunda mesmo....  Bom que se o pessoal da pista perguntar, você diz que comprou um motor novo.
    Diga pra turma que o LA azul era antigo e já não estava muito bom! Aí você resolveu comprar o modelo
    desta marca novinho, pra não ter dúvidas!!!  Razz 

Deixando a brincadeira de lado, eu também usei o CAR 80. Gostei muito!!! Realmente ele "amolece" a
    sujeira interna e externa do motor (carvão e óleo velho), tornando-as mais fáceis de limpar. Ela dá uma
    limpada boa no alumínio também, deixando-o com uma tonalidade bem mais clara (limpa).

Agora, tenho muito cuidado ao usar este produto. Tive orientações do MANICACA e outros amigos. Aplico
    no motor e deixo o produto agir por uns cinco minutos. Aí lavo com água e se precisar, aplico novamente.

Abraços;

Tapxure
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5155
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Dom Jan 19 2014, 20:31

Beleza Taps, pode usar o Car 80 com tranquilidade por até 15 no máximo 20 minutos, depois disso é que podem ocorrer a aparição de manchas em definitivo. Vc tá aplicando certinho. Pode também aplicar mais de uma vez desde que aplique até os 20 minutos depois lave, volta a apliar novamente ....

Recomendo muito a quem usar este produto que faça em lugares muito arejados, pois o cheiro é muito forte e pode ser prejudicial a saúde
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qui Jan 30 2014, 15:50

Olá Turma;

Continuando as limpezas de motores, deparei-me com um O.S. 40RR SE/FI que adquiri pela internet, que apresenta
    um alto grau de oxidação externa do bloco do motor. O engraçado, é que por dentro o motor está zerado; parece que nunca
    funcionou. O anel está preto e a camisa não tem riscos... Se funcionou, foram poucos minutos!!!

O problema é só por fora mesmo, comprometendo a aparência do motor. Já desmontei ele todo, sem dificuldades, pois como
    disse, está muito limpo. Usei a pistola de jateamento que falei anteriormente, com bicarbonato mas não tive nenhum êxito
    na remoção das manchas!!!  Sad 

SENDO ASSIM; PRECISO DA NOBRE AJUDA DOS AMIGOS PARA TENTAR REMOVER AS MANCHAS E DEIXAR O MOTOR NOVO
    OU QUASE...  bounce 

Tapxure

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 416

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Qui Jan 30 2014, 16:15

Veteranos Comandantes e Co-Pilotos

Taps só tem um material expecífico "Micro Esferara de Vidro para limpeza de peças , da mais fina que você conseguir más o pacote minimo é de dez Kg ,  veja em alguma oficina que use este sistema de limpeza  , e compre um pouco umas 250 gramas da e sobra .
    Eu uso somente esta que é a mais fina que da o mesmo acabamento que a OS MAX da nos seus motores , se tem outro produto de mesma qualidade eu desconheço .
    Importante : Se alguma loja te oferecer uma tal  de areia super fina e peneirada , é a pior coisa que existe e é recomendada exclusivamente  para limpez pesada de materiais tipo ferro e aço  ela detona como o aluminio em segundos , eu já fiz este desastroza experiência e posso falar com pleno conhecimento .

100 + Bons Voos  e Com Exelentes Pousos

Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qui Jan 30 2014, 16:30

Comandante Zuffo;

Amanhã pela manhã sairei atrás das "MICRO ESFERAS" que você indica, no comércio e oficinas da minha cidade.
    Dependendo do preço, talvez até compre em quantidade maior, pois pretendo usar bastante...  Rolling Eyes 

Agradeço muito pela valiosa dica!

Tapxure
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Sab Mar 01 2014, 21:09

Comandantes;

Retorno à este tópico para obter ideias e sugestões de como descarbonizar pistões de motores
    ABC (ou ABN) sem anel. Adquiri alguns deles, que apesar de semi-novos, com ótima compressão,
    rolamentos e principalmente na aparência, estão com o pistão bem escuros na lateral e no topo.

Acho que estes motores foram usados com pipa. Por isso a carbonização em que se encontram. Eu
    gostaria de deixa-los limpos novamente. Observei que não há acúmulo de carvão; só o escurecimento
    mesmo. Nos motores com anel, é mais fácil de limpar, visto que somente o anel "encosta" na camisa.
    Já nos motores sem anel, pelo que sei, somente o topo do pistão é responsável pela compressão.

Eu já estou usando o CAR 80 com muito cuidado. É um excelente produto. Só que em alguns lugares,
    tem que dar uma esfregada com algo para "acabar" de remover a sujeira. No caso da parte superior
    do pistão, que ideias os nobres amigos podem dar!!??

Nos velhos tempos, em que usava pipas nos "CURAREs" da vida, eu (e a turma) lavávamos os motores
    com thinner e depois usávamos um BOMBRIL bem "de leve" para tirar o carvão escuro! Realmente o
    motor ficava "limpo", porém a compressão era comprometida...  Mad 

Acho que era um "black-service" meio que sem querer!!!  Shocked 

Sendo assim, como tudo é uma questão de evolução, aguardo orientação!!!!   Very Happy 

Tapxure
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Mar 01 2014, 22:00

Taps, meus pitacos ...

Não mexa em laterais de pistão com nenhum tipo de material abrasivo como palha de aço, mesma coisa em interior de cilindro algum. Com o uso o motor forma um verniz benéfico que veda e até cobre pequenas imperfeiões como riscos e ajuda a manter presão e a compressão do motor.

Remover o verniz transforma o melhor dos motores em uma bela porcaria  No  No  No 

O motor fica "oco" e dificulta tudo, perda de potência, facilidade de partida, flexibiliodade de carburação e por aí vai ...

Na minha opinião eu só usaria palha de aço pra ajudar remover carvão no topo do pistão e com cuidado na câmara de combustão no cabeçote

Essas são minhas idéias, a decisão é sempre do amigo ...

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Sab Mar 01 2014, 22:24

Beleza Manicaca; seus "pitacos" são muito importantes e com certeza sempre relevados!!!

Só me tira uma dúvida:  o que você chama de "verniz", é quando o pistão fica com uma cor caramelo
    (que eu deixo ficar) ou neste caso que eu descrevi em que a lateral do pistão está toda preta, também
    pode ser considerado como o "verniz benéfico"!!?? Realmente a compressão do motor é ótima!!!
    Por isso tenho medo de mexer e f.... tudo!!!  Sad 

Outra coisa; usando o CAR 80 nas partes internas, com o devido cuidado, boa parte deste carvão vai
    se soltar. E aí, o que faço!!?? Uso um pano macio no pistão e camisa ou é melhor não aplicar este produto
    ou qualquer outra coisa na camisa/pistão (por dentro e por fora), deixando "sujo" mesmo!!??

Abraços;

Tapxure

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Sab Mar 01 2014, 22:37

Veteranos comandante e Co-Pilotos

Comandante Taps pode usar um bom bril "Somente  no topo do pistão com cuidado ", ai já esta de bom tamanho se o resto sair como o Car 80 beleza é porque estava tudo dentro do padrão da normalidade , e ainda não era uma carbonização preocupante .
    A carbonização preocupante ; um dois primeiros sinais é quando o motor da a impressão que esta funcionado meio amarrado , ou tambem você acelera e elê não tem um rendimento desejado , ai cabe uma verificação , primeiro passo é tirar o cabeçote ai você já vai ter uma ideia de como a coisa esta e´
    mãos a obra .

100 + Bons Voos e Com Exelentes Pousos

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Sab Mar 01 2014, 23:02

Ok Comandante Zuffo! Vamos então prosseguir na limpeza.  study 

Me lembro dos meus primórdios, quando usava motores pipados (nem sabia direito como sintonizar uma pipa)
    e combustível caseirol de péssima qualidade, onde ocorria o que diz! Devido ao super-aquicimento originado
    pela pipa mal sintonizada e o tal combustível, o motor com pouco tempo de uso começava a "travar" no ponto
    morto superior, de tanto carvão que formava. Era um horror; dava dó!!!

Como tem muitos anos que paramos com o uso de pipas e só usamos combustíveis importdados, não precisei
    mais me preocupar... Como agora tive a oportunidade de adquirir alguns motores que estão carbonizados, decidi
    pedir ajuda dos nobres amigos, para não estragar nada!!!

Tem duas coisas que valorizo muito: a AMIZADE e o CONHECIMENTO!!!

Abraços aos amigos;

Tapxure
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Mar 01 2014, 23:04

As dicas que o Marião passou estão perfeitas, é isso mesmo

So motor já estiver bem rodado evite usar o Car 80 internamente. Só uma limpeza a base de esponja e detergente e água morna se quiser já ajudam, e se realmente for muito necessário.

Em motor bem rodado eu daria ênfase na parte externa, que apesar do que as pessoas dizem tem uma grande importância no rendimento do motor principalmente na região do cilindro e do cabeçote que são as mais quentes e as que mais precisam trocar calor

Motor quanto menos desmontar ou tirar componentes de posição muito melhor, salvo ingestão de sujeira, areia, terra ou outra situação semelhante
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Dom Mar 02 2014, 10:13

Certo MANICACA!!! Dicas valiosas!!!

Vou então limpar o motor só por fora, já que não estão muito sujos! Terei que controlar minha "neura" de
    limpeza!!!   cyclops 

Dos motores que tenho, só desmonto os que estão limpos quando vejo pontos de ferrugem internamente.
    Aí, tiro todas as peças que apresentam problemas e limpo até não ficar mais nenhum traço de oxidação.
    Lubrifico novamente, montando tudo com muito cuidado. Coloco dentro de um saco plástico, com excesso
    de lubrificantes, e retorno para a caixa (original ou não) onde vão "maturar" por um longo tempo!!!

Sleep 

Abraços;

Tapxure

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Dom Mar 02 2014, 12:05

Existem varias formas de fazer uma limpeza em um motor , que eu não exponho aqui para evitar que alguns colegas "Co-Pilotos" ou mais novos no aeromodelismo , e que somente acompanham as materias colocadas aqui não vá  fazer uma limpeza de forma errada , usando produtos similares aos recomendados e terão um resultado catastrofico , que com certeza vão danificar o seu motor , fora o fato de serem Toxicos prejudiciais a saúde .
    Aqui vão algumas recomendações bem ueteis que servirão de alerta :
    *Outra coisa errada que eu já vi ; muita gente ensinava erradamente  colocar o motor em uma solução com criolina para fazer a limpeza ; "Isso enferruja Todas as partes que não são de alumio " do motor : rolamentos , eixo , camisa e pistão .
    *Outra coisa errada ; usar o detergente para limpeza de panela de aluminio da um brilho espetacular no cabeçote dos motores , más é um produto que deicha residuo e como tempo mancha o aluminio , sem falar que deichar a peça emergir por muito tempo a peça vai ficar preta .
    *Outra coisa errada : é usar a quimica para limpeza de motores de veiculos desmontados , isso não é uma solução e materia quimica pura sem diluição , vai ser outro resultado catastrofico .
    *Outro coisa que deve ser evitada : o detergente usado para limpeza de ar condicionado , este e o
    mesmo detergente para limpeza de panela de aluminio só que é puro , este o resultado tambem é catastrifico .
    O objetivo aqui neste topico é alertar o colegas  "Co-Pilotos"para que não usem estes produtos aqui citados ; sempre que precisarem , coloquem as suas duvidas aqui que poderemos colaborar da melhor forma com todos os colegas , principalmente os mais novos no modelismo .

100 + Bons Voos e Com Exelentes Pousos

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Mar 02 2014, 12:45

Como sempre Marião, só temos que agradecer a sua gentileza e a sua genresosidade de nos passar essas valiosas dicas, pois afinal são mais de 50 anos de aeromodelismo e não 50 dias  Very Happy 

Fico feliz de ver aqui no forum cadavez mais a inexistência de pano preto, onde a galera passa tudo sem esconder nada, seja em construção seja em manutenção

Isso sim é que é gostar do esporte e fazer alguma coisa pra que ele vá sempre em frente

Muito obrigado Marião, muito obrigado amigos !  cheers 

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Dom Mar 02 2014, 23:35

Em poucas palavras o que eu estou fazendo é porque eu gosto , se eu fiz um experiência e deu certo porque eu vou esconder , tenho mais é que divulgar e trocar ideias e vamos melhorar , isso é bom para todos e comigo não tem frescura o que eu sei , e tenho condições eu passo os colegas e o que eu não sei eu pergunto e vou atraz .
    Uma vez meu grande Mestre e amigo no modelismo o finado Felicio Cavalli primeiro dono da Mobral em São Paulo , eu sempre ia trocar ideias com elê e no nosso ultimo encontro , eu levei um Thunderbird para elê availiar coisa que fazia sempre , elê falou uma coisa que eu guardo com muito carinho : " Agora que você aprendeu porque gosta e sempre foi muito dedicado ,  vá ensinar quem esta iniciando e ajudar seus colegas , troque informções e ideias só assim o nosso aeromodelismo vai evoluir "

100 + Bons Voos e co nExelentes Pousos

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Mar 02 2014, 23:43

Isso só mostra a grandeza de caráter do saudoso mestre Cavalli, um dos pioneiros do nosso esporte !  Very Happy  Very Happy 

Além do mais Mário, na minha concepção sábio não é aquele que "apenas" sabe, e sim aquele que faz e ensina a fazer na prática ...

Quero ver nosso forum "Bombando"  bom  bom  bom  bom  bom  bom 

abraços e vamos metendo ficha.......
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Dom Mar 02 2014, 23:52

cheers   study   king   lol! 

Entenderam!!??
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Seg Mar 03 2014, 18:54

Comandantes;

Estou "degustando" as ideias e conhecimento passado pelo nobres colegas, sobre como e se é
    necessário descarbonizar um motor.

Neste meio tempo, me lembrei de um fato que aconteceu no final da década de 80, quando um
    companheiro (e parente) aeromodelista aqui da minha cidade, passou por uma experiência nova,
    pelo menos pra nós na época e acho que até hoje é muito intrigante!!! Segue a estória:

Ele tinha um O.S. MAX 61FSR que voava num acrobático, usando pipa. Como éramos desprovidos
    em informações de regulagem e combustível de qualidade, aliando a isso o descuido do amigo, o
    motor era a maior "meleca", tanto por fora quanto por dentro. Olhando pela janela de escape, era
    muito grande a formação de carvão. Meio que assustador!!!

O amigo comprou um heli R/C usado (acho que um SCHLUTTER) e instalou o referido motor nele,
    fazendo as "adaptações" necessárias! Não sei se sabem, mas em helicópteros o motor roda direto
    a 16000 RPM aproximadamente, numa mistura bem rica (refrigeração).
    E aí ele começou a treinar
    para "domar" o bicho!

Após duas ou três semanas, ele infelizmente lenhou o helicóptero. Habitualmente, temos que desmontar
    tudo e trocar as peças danificadas. Ao retirar o motor, para nossa surpresa, ele estava BRILHANDO por
    dentro. Todo aquele excesso de carvão SUMIU!!!  Shocked 

Ficamos sem entender o que aconteceu e ao mesmo tempo felizes pela limpeza "sem querer"! Pergunto
    ao nobres companheiros: "o que aconteceu para o motor ficar tão limpo"!!?? Será que foi pela
    alta rotação e excesso de combustível que tivemos a limpeza? Aguardo opiniões!!!  study 

Abraços;  

Tapxure

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Jul 23 2017, 21:50