VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

LIMPEZA DE MOTORES

Compartilhe
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1732

LIMPEZA DE MOTORES

Mensagem  TAPXURE em Sab Set 07 2013, 09:37

Senhores;

Inicio este novo tópico, para obter ideias e macetes de como limpar motores de aeromodelos, por dentro e principalmente por fora!
    Como alguns amigos deste fórum, sou apaixonado por motores em geral e estou começando uma pequena coleção. Pretendo um dia
    quem sabe, ter uma como a do Morcegão!!! Smile 

Recentemente, adquiri alguns motores bem antigos, que posteriormente vou postar as fotos. Acontece que eles estão bem feios, com o
    alumínio manchado e fosco (oxidado). Gostaria de deixa-los com aparência de novos (ou quase). A parte deste motores que é polida (brilho)
    é bem mais fácil de restaurar, mas a parte fosca eu gostaria de deixar o mais "acetinado" possível.

Eu já limpo meus motores, desmontando-os por completo, lavando as peças com thinner para "amolecer a sujeira" e depois vou pra debaixo
    da torneira, com bucha, escova de dente, Bombril, Sapólio, etc... etc! E aí, começa uma esfrega longa e demorada. Fica muito bom mas demora
    demais. Daria a mim mesmo, uma nota 8!!! Quero chegar ao 10!!!

Gostaria de saber dos amigos, se alguém conhece um produto seguro (que não danifique o motor) para que possamos dar um banho de imersão,
    promovendo a limpeza completa da superfície do alumínio. Tenho um amigo aeromodelista, que comprou um equipamento de jatear microesferas
    que não agridem muito o metal. Fica muito bom, mas tem que ter um cuidado danado para não entrar para dentro do bloco!

Aguardo dicas e sugestões da turma!

Abraços;

Tapxure
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2156

Re: LIMPEZA DE MOTORES

Mensagem  Sérgio Daeuble em Sab Set 07 2013, 10:21

Quem ´´e fera em limpar os motores ´´e o Manicaca (Carlo Adriano). Alguns motores que ele limpou ficaram com aparencia de novo:D Very Happy Very Happy Very Happy .
    Uso os motores em condiçoes de n~~ao formar incrustaç~~oes (4-2-4), apos uso aplico WD-40 ou after run e limpo com tecido! Os motores conservam limpos......... Quando ficam carenados...... Ao desmontar e aquela sujeira....... O remedio e desmontar e "bombril" querosene..... Trabalho para semama:D Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy 
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Sab Set 07 2013, 11:22

Uso uma dica que o Mei me passou há alguns anos para tirar as inscrustações de óleo, lavar o motor com removedor de cera de assoalho diluído meio a meio em água esfregando com escova de dente. Não deixar o motor mais de 10 minutos nesse processo, pois pode escurecer o alumínio. Depois lavar bem com água. Já fiz em vários motores que nem dava para ver o que eram e ficaram bem razoáveis. O Alexandre Ferraz jateia com micro balões de vidro, fica como saído de fábrica.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5155
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Sab Set 07 2013, 11:50

Ótimo tópico Taps, estou passando um link com excelentes dicas de limpeza. Estou de saída agora, mas tarde passo outros links e dou umas dicas pro grupo.

Link da Model Airplane News

http://www.modelairplanenews.com/blog/2012/01/11/engine-cleaning-101/

Motor limpo não é só uma necessidade. A craca encrustada no motor forma uma barreira térmica que aumenta em muito a temperatura de funcionamento do motor reduzindo sua vida útil e dificultando o acerto do motor que quando muito sujo se torna um problema No 
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Set 07 2013, 20:10

Beleza Taps, vc está no caminho certo, o caminho é exatamente este que vc está trilhando, com thinner pra ajudar a amolecer, escovas, de dentes, bombril, sapóleo, detergentes etc.

Dentro do possível o melhor caminho mesmo é evitar que a queima no motor chegue a ficar preta, pois enquanto o óleo encrustrado ainda está marrom caramelo fica relativamente fácil de remover, depois disso fica realmente muito difícil de ser removido, em alguns casos impossível mesmo No 

Fazendo uma limpeza no motor após cada sessão de voo prolonga e muito mesmo a necessidade de limpeza além de aumentar a vida útil da máquina.

Eu pessoalmente ocasionalmente gosto de aplicar spray anticorossivo externamente no meu motor (exposto, modelo perfilado) e deixar agindo por alguns minutos. O spray ajuda a dissolver o excesso de óleo acumulado principalmente na região das aletas do cilindro e do cabeçote. Depois escovo o motor com escova dental e seco bem o excesso com um pano. Essa aplicação é útil pois também penetra nos parafusos e roscas e ajudam a preservar as peças contra ferrugem e facilitar uma desmontagem ou manutenção futura em caso de necesidade.

Depois dessa limpeza sempre checo o reaperto de todos os parafusos do motor e a vela, inclusive os que fixam o motor no modelo, pois o anticorrosivo tem a propriedade de ajudar a afrouxá-los

Internamente uso um after run comum em boa quantidade que permita manter o motor bem lubrificado e protegido. Acredito que o spray não seja uma boa solução como after run, pois por propriedade eles soltam sujeiras e óxidos de ferrugem incrustrados internamente no motor que são altamente abrasivos e ajudam a desgastar o motor de maneira muito rápida.

Os produtos de limpeza como o Castrucci bem disse, devem ser deixados por pouco tempo pra não manchar os motores definitivamente.

Que eu saiba, a única e melhor maneira de remover marcas de oxidação de alumínio e ligas é com a máquina de jato de esferas mesmo, não há outro caminho. Como vc mesmo disse, tem que vedar cada entrada do motor com fita crepe ou outro material confiável que não permita as esferas entrar no motor ou na parte que se quer revitalizar. O uso de palha de aço elimina o acetinado que vc falou e deve ser deixado só pras partes polidas mesmo.

Este método que narro aqui é o que eu uso, com certeza existem muitas outras maneiras de se preservar um motor diferentes desta que não conheço.

Rapazes, não tem jeito, dá trabalho e é até meio cansativo as vezes, mas ter motores bem cuidados exige algum trabalho e cuidado como em tudo na vida

Agradeço se quem tiver ou conhecer outros métodos que possa postá-los pra nós, assim nos todos aprendemos e somamos conhecimentos juntos Basketball 

Espero ter ajudado
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Set 07 2013, 20:28

Um outro site que gosto muito, que mostra a técnica de limpeza de peças e motores usando pastilhas de detergentes para máquinas de lavar louças automáticas em água fervente. Obviamente deve-se tomar todo o cuidado do mundo ao manusear líquidos ferventes, pois é muito perigoso affraid

Link do site

http://airfieldmodels.com/information_source/model_aircraft_engines/maintenance.htm

No mesmo site, um excelente passo a passo de uma desmontagem de motor glow, sempre obrigatória quando se faz necessária uma limpeza bem feita em qquer motor, ótimas dicas

http://airfieldmodels.com/information_source/model_aircraft_engines/disassemble_an_engine.htm

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Os melhores vídeos de manobras

Mensagem  TAPXURE em Sab Set 07 2013, 20:49

Mestre MANICACA;

O melhor de suas dicas e matérias (reportagens), é que a gente tem que "degustar" tudo bem devagar, apreciando cada parte
    de um conteúdo total!!! FANTÁSTICO!!! Já baixei o primeiro link, da MODEL AIRPLANES NEWS.

Realmente sua dica é correta: não deixar a sujeira acumular!!! E eu complemento: fazer uma boa instalação do escape e defletor, usando cola
    de silicone de alta temperatura, para evitar vazamentos. Após todo voo que faço, ao pousar, limpo primeiro o motor com um pano seco, para
    tirar o excesso de óleo que sai do carburador (respinga) e suja o bloco na parte superior e no cabeçote. Verifico se não tem qualquer tipo extra
    de vazamento (neuras...). O modelo (avião), limpo com um papel higiênico. No final do dia de voo, limpo com VIDREX, que é um excelente
    desengordurante! Nunca jogo o produto direto no avião, mas sim no pano!!! Tem muito amigo que dá um "banho" no avião! Na minha opinião,
    com o tempo pode estragar o "Monokote" ou pintura, pois vai infiltrando nas juntas e buracos.

Os motores de VCC é que sujam mais na parte frontal do motor, pois o sair "rico" num belo 4-2-4, faz com que saia muito combustível pelo
    venturi. O macete de jogar WD-40 (ou outro) é muito bom. De vez em quando faço com motor ainda morno! Parece que o produto age melhor!

Abraços e até mais;

Tapxure
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 193
    Comentários : Vôo UC/RC

Mensagem  GECANA em Qui Set 12 2013, 09:55

Prezados colegas
    A falta de limpeza nos motores após cada vôo acarreta um acúmulo de óleo que com o tempo acaba virando uma crosta que é muito difícil de sair. Mas hoje tem uma solução muito prática e barata que elimina 100% destes resíduos insuportáveis.

Não vamos confundir com o escurecimento do motor que acontece naturalmente com o tempo, após seu uso devido a alta temperatura da combustão. É um pouco mais complexa, mas também tem solução.

Faço aeromodelismo desde 1983 e com a prática, aprendi o adiante exposto, que realizo e mantenho meus motores sempre com um ótimo aspecto. Não quero dizer que é o melhor que podemos fazer, mas para mim, tem atendido com 100% de satisfação.

O abaixo descrito, é o que atualmente faço para proteger e limpar meus motores. Leiam com atenção, analisem e formem seus conceitos. Também não sou exato, procuro aprender.

01 – Motor novo.
    Após cada vôo, deixe esfriar o motor e passe um pano seco para tirar o excesso do óleo. Limpe também o modelo que não custa nada.
    Após o último vôo, deixe esfriar o motor. Tape o venturi e saída da descarga com um tucho de papel higiênico. Borrife álcool comum e passe uma escova de dente ou um pincel para tirar o óleo. Repita o procedimento até tirar todo o óleo.
    Se for voar na semana seguinte, não precisa fazer mais nada. Mas, se motor for ficar parado por mais de 45 dias, pingue algumas gotas de after run no seu interior. Na falta de after run, “EU” uso óleo de máquina Singer.

02 – Motores com aquela crosta de óleo queimado.
    Após 30 anos testando diversos produtos para tirar aquele crosta, que nunca funcionava nem 70%, vem um amigo e me indica um produto para limpeza de bicos injetores automotivo chamado “CAR 80”. É encontrado em casa de auto peças e custa em torno de R$ 20,00.
    O produto deve ser usado em ambiente arejado devido ao seu cheiro forte. Sucesso total.

De acordo com a textura crosta é removida imediatamente. Aplique produto no motor e deixe descansar por mais ou menos 15 minutos para poder diluir a crosta. Após use uma escova de aço ou de latão para remover toda a crosta. Nunca tinha visto um produto tão eficiente.

03 – Motores escurecidos
    É mais complicado, requer outros equipamentos, mas tem jeito. Basta você ter um colega que tenha em casa um mini torno e seja um grande amigo seu. 100% de certeza de uma nova aparência.
    Desmonte todo o motor e limpe cada peça no torno com uma ferramenta envolta de um tecido grosso com uma pasta de polir. É um processo demorado, cuidadoso mas vale a pena.

Espero tê- los ajudado
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qui Set 12 2013, 15:39

Olá Gecana;

Muito boas suas dicas... Também sempre tenho alguns cuidados que você descreve! Só acho que tem que ter muito cuidado para limpar o motor com álcool; apesar de limpar legal, tem o perigo de enferrujar os parafusos e embolo do carburador (no caso de R/C). Se uso álcool, seco bem e em seguida aplico um bom anti-ferrugem. Gosto demais do WD-40, que protege pra valer, tanto por dentro quanto por fora!

Agora com relação ao "CAR-80", você poderia me dizer se ele além de tirar as crostas, também tira as manchas de oxidado do bloco do motor!!?? Como disse em mensagem anterior, estou com motores bem antigos e gostaria de deixar a aparência deles como novos (ou quase), principalmente no bloco que apresenta oxidação (manchas). Queria saber se tem algo "mágico", em que mergulhasse o motor e o deixasse bem limpo!!! Será que existe algo assim!!??

Abraços;

Tapxure
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  GECANA em Qui Set 12 2013, 16:47

Prezado Tapxure
    Você tem toda razão quanto ao uso do álcool. É muito útil o uso do WD-40 na proteção dos parafusos e demais peças de ferro do motor. Muito bem lembrado. Valeu. Eu também uso.
    Quanto ao CAR80, ele é muito bom mesmo na limpeza daquela crosta do motor, resultado da queima do óleo.
    Quanto a essas manchas que você descreve não é eficiente para isso, mas acredito que possa dar uma melhorada. Faça um teste.

Existe no mercado, uma cartela que vem com três escovas (tipo escova de dente): uma com cerdas de nylon, uma outra com cerdas de aço e uma terceira com cerdas de latão. Borrife um pouco de CAR80 no motor e após uns 15 minutos, escove o motor com a escova de aço ou latão. Acredito que possa melhorar.

Mas o certo mesmo, como havia falado anteriormente, é uma limpeza com cera de polir em um torno. Realmente é muito complicado fazer isso, mas tem unas caras que conseguem.
    Espero tê- lo ajudado. GG
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2156

Mensagem  Sérgio Daeuble em Qui Set 12 2013, 19:05

Deixar um motor como novo so tem um jeito! Desmontar toda as peças. Jatear com micro esferas de alumina as partes externas em aluminio fundido. Anodizar novamente as peças na cor natural. Nas partes de aluminio usinado, bombril e anodizar na cor azul, verde ou vermelho.
    Estou pensando em anodizar um Sassi 15 II em preto com porca e parafussos em ouro.
    Irei documentar todas as etapas e depois postar.
    O Car 80 não tira as manças em baixo da camada de oxido. É o produto que mais limpa que conheço.......... Nada subistutui a paciencia com o velho bombril.
    O melhor remedio é manter o motor limpo evitando super aquecimento......
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qui Set 12 2013, 20:14

Mais dicas excelentes meninos, obrigado pelo compartilhamento.
    GG, só tome cuidado com o álcool pois esse alcool comercial que a gente compra em supermercados não é anidro, ele tem água na composição e pode realmente oxidar metais ferrosos como aço e ferro, além do mais o álcool é altamente higroscópico pois atrai humidade com facilidade

O Car 80 funciona bem pra incrustrações de óleo mais leves, e não retira manchas de oxidação de alumínio Taps, infelizmente. Eu recomendo cuidado ao aplicar qquer produto químico em motores pintados e anodizados pois pode manchar definitivamente, como nos OS LA azuis e outros com cabeçotes anodizados e coloridos

Pra incrustração pesada eu usaria a dica que o Castrucci passou, pois acredito ser a mais eficiente.

Existem líquidos pra limpeza de bicos injetores que funcionam bem também, quem usou este material com sucesso foi o Sérjão Daeuble em seus Fox 35, só não sei dizer pra vcs a marca do produto.

Quanto ao after run eu recomendo usar sempre, se usarem combustível nitrado nem se fala !!!! affraid affraid affraid affraid 

Mais tarde posto umas fotinhos da hora pro grupo No 
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qui Set 12 2013, 21:03

Então amigos, efeitos de corrosão em motores não guardados corretamente

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qui Set 12 2013, 21:41

Credo Manicaca;

Onde será que o dono deste ENYA guardava ele!!?? ... Parece que dentro de uma panela de fritar bifes de um "bom" boteco de 4ª categoria!!!

No  No  No 

Valeu pelas dicas, pessoal!

Tapxure
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  GECANA em Seg Set 16 2013, 15:41

Ainda com relação a guarda de motores por muito tempo, vou expor o que um antigo aeromodelista da década de 60, faz para guardar seus motores por tempo indeterminado. Entendam bem, estou apenas repassando um conhecimento desse meu amigo no trato de seus motores, sem quer induzir ninguém a proceder da mesma maneira. Vamos lá então.

Após o uso, ele coloca o motor em uma bancada com dois tanques de combustível: um tanque contendo o combustível comum e um outro com uma mistura de gasolina e óleo ou seja, a mesma mistura usadas em veículos de 2 tempos.

Dá partida no motor com o combustível glow. Depois de carburado, corta o fluxo do glow e abre a válvula da gasolina. O motor cai de rotação mas continua o funcionamento. Ele deixa o motor funcionando por dois minutos e desliga. Não me recordo se após este procedimento ele coloca algum tipo de óleo para proteção.

Eu tenho um ASP .40, cópia chinesa do O.S.MAX .40FSR que fiz este procedimento há uns dois anos, mas após, coloquei algumas gotas de óleo. Recentemente verifiquei todos os meus motores usados, como faço regularmente e, o motor ASP estava completamente solto, sem problemas. Mas foi o único motor que usei este método. Um abraço a todos. GG
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3262

Mensagem  Morcegão em Seg Set 16 2013, 16:13

Boa tarde Gege.

Sei de quem se trata. Engenheiro muito respeitado no serviço e nos meios aeromodelísticos de Vitória.
    Fiz isto com um velho OS Max .20 e deu certo. Está bem solto e fiz isto a cerca de um ano, mas como você falou, não vou querer convencer a ninguém. Cada um tem seu método de manter seus motores em dia.
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Sex Nov 29 2013, 09:20

Bom Dia Amigos;

Retorno à este tópico, para relatar o que optei por fazer nas limpezas e restaurações dos motores
    novos e antigos que tenho. Testei as opções mais "fáceis" de limpeza, como os "líquidos limpadores" de alumínio
    e o jato de micro esferas.
    Os líquidos de limpeza são muito perigosos! Chegam até a comer o metal...  O jato de micro esferas é muito
    prático, mas tem que isolar as partes que deverão ser preservadas e depois limpar toda a peça para tirar os
    resíduos! No final, torna-se trabalhoso!

Abaixo, relato então como decidi por limpar os motores, compartilhando com os nobres colegas:

1) DEIXAR O MOTOR DE MOLHO EM TINNHER FORTE POR 12 HORAS, TIRANDO TODA PEÇA DE PLÁSTICO OU BORRACHA ANTES.

2) DESMONTAR O MOTOR POR COMPLETO, COM BOAS FERRAMENTAS E UM BOM MAÇARICO PARA REMOVER OS ROLAMENTOS
    E PEÇAS TEIMOSAS EM SAIR.

3) COM O MOTOR TODO DESMONTADO, VOU PARA O TANQUE COM: ESCOVA DE DENTES DURA ; LIXA D'ÁGUA 320 ; BOMBRIL ;
    SAPÓLIO RADIO EM PÓ E BUCHA DE COZINHA 3M.

4) NAS PARTES DE AÇO, USO LIXA (SE TIVER MUITO OXIDADO) E DEPOIS DOU O POLIMENTO COM BOMBRIL. INTERNAMENTE,
    DOU POLIMENTO EM TUDO SÓ COM O BOMBRIL. SÓ USO A LIXA SE TIVER MUITO FORTE AS MANCHAS OU CARBONIZAÇÃO
    NO ALUMÍNIO. NESTE METAL, PREFIRO AS LIXAS JÁ USADAS (MEIO GASTAS)! CUIDADO COM OS PISTÕES, ANÉIS E PARTE
    INTERNA DAS CAMISAS, PARA NÃO COMPROMETER A COMPRESSÃO.

5) NOS LOCAIS DE DIFÍFIL ACESSO, PASSO A PONTA DO ESTILETE OU UM ARAME FINO PARA RETIRAR O MATERIAL ACUMULADO
    (CARVÃO). DEPOIS DOU POLIMENTO EM TUDO.

6) NO BLOCO DO MOTOR, TANTO POR FORA QUANTO POR DENTRO, PASSO A LIXA JÁ MEIO USADA PARA REMOVER AS MANCHAS
    DE OXIDAÇÃO NO ALUMÍNIO. NA PARTE EXTERNA, TEM QUE SE LIXAR COM MUITO CUIDADO, PARA NÃO DEIXAR MARCAS DE
    ARRANHADO OU PUXAR O BRILHO, DEIXANDO O BLOCO SEM A APARÊNCIA ORIGINAL. A BUCHA 3M, FICA NO MEIO DO CAMINHO,
    ENTRE O BOMBRIL E A LIXA. ÀS VEZES, PASSO ELA POR FORA NO BLOCO COM POUCA FORÇA. A BUCHA TEM QUE SER NOVA!
    DESTA MANEIRA, ELA LIMPA E NÃO DÁ O BRILHO QUE O BOMBRIL DÁ! FICA MEIO "ACETINADO", COMO O ORIGINAL DO BLOCO!

7) DEPOIS DE REMOVIDAS TODAS AS MANCHAS E CARVÃO, VEM A PARTE DA ESCOVAÇÃO... COLOCO SAPÓLIO EM PÓ NUM POTE
    E VOU MERGULHANDO A ESCOVA NO PÓ E ESFREGANDO TODO O BLOCO, CABEÇOTE E FRONT CASE DE MANEIRA SUAVE (POUCA
    FORÇA) E COM MUITA REPETIÇÃO (50 VEZES NO MESMO LOCAL). COMO AS PEÇAS ESTÃO BEM MOLHADAS, VAI SE FORMANDO
    UMA ESPUMA COM UMA LEVE COR DE ALUMÍNIO. SE PRECISAR, MOLHE A ESCOVA COM ÁGUA. DEIXE A ESPUMA AGIR EM TODA A
    PEÇA, POR UNS 10 MINUTOS... LAVE BEM, PARA TIRAR O SAPÓLIO E SE PRECISAR, REPITA O PROCESSO PARA MAIOR LIMPEZA.

8)ENXAGUE TUDO MUITO BEM, COM ÁGUA EM ABUNDÂNCIA, PARA TIRAR TODO PRODUTO APLICADO!!! MUITO CUIDADO!!!
    SEQUE AS PEÇAS E LAVE-AS NOVAMENTE COM UM THINNER LIMPO, PARA RETIRAR QUALQUER RESTO DE ÁGUA. SEQUE O THINNER
    E APLIQUE UM BOM ANTI-FERRUGEM (WD-40) IMEDIATAMENTE, PARA EVITAR RECOMEÇO DE OXIDAÇÃO NAS PEÇAS.

Agora, com tudo limpo, é só remontar não deixando sobrar nenhuma peça, tá!!!  Very Happy

Às vezes, coloco o motor na bancada e rodo um tanque bem rico, meio que "amaciando" para ver se ficou tudo certo. Dou outra
    lavada interna com thinner, para tirar todo o combustível e dou um banho de anti-ferrugem e after-run (óleo de máquina) no motor.
    Coloco o mesmo em um bom saco plástico e volto para caixa, para um "soninho"... !!!

Abraços;

Tapxure

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 416

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Sex Nov 29 2013, 23:24

Veteranos Comandantes e Copilotos

Na verdade cada um tem lá o seu metodo de limpar , destravar ou recuperar motores ; aqui vai um pouco da minha experiência o Thinner tambem é um corrosivo  , o ideal e deixar por poucas horas é mais  do que suficiente para uma pre limpeza e  a que fazemos no final de tudo .
    Um produto que sabendo usar adequadamente é o Car 80 depois que o motor tiver desmontado coloque num pote de sorvete e puverize sem dó  Car 80 e tampa o pote  por meia hora , ai já amoleceu saiu o que deveria  ai só  passar  o Bom bril no maximo uma lixa 1200 que é a menos abrasiva e é mais facil de trabalhar .
    O Car 80 apesar ser altamente toxico se manuzear ao ar livre sem problema , ai só banhar no thinner e partir para limpeza final , o que não saiu volta tudo de novamente , ai sim depois que estiver tudo limpo , vai para o jato de micro esfera de vidro , montagem oleo Singer com 20% de oleo de carter normal 20 W 50, ai é guardar  esperar a proxima vêz .
    Importante : eu  descobri que o Thinner é altamente corrosivo ao aluminio , porque esqueci um motor por um tempo talvez uns 30 dias no thinner , e o ficou com uma crosta branca que manchou todo o aluminio .
    Más é isso ai trocando ideias é que se aprende um pouco mais , e isso é que move o aeromodelismo  em nossa veias .

100 + Bons Voos e Exelentes Pousos

Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Sab Nov 30 2013, 11:18

Bom Dia Mário;

O tempo máximo que deixo o motor no Thinnher, é de 24 horas!!! Nunca aconteceu comigo deixa-lo (esquecer) por
    tanto tempo... Bom saber!!!

O MANICACA deu dicas valiosas. Juntando com as suas... aprendo mais!!! Fico satisfeito com a ajuda e participação
    dos amigos deste Fórum!!!

lol! 

Vou fazer o teste novamente com o CAR 80, seguindo seus cuidados (e do MANICACA). Depois mando notícias!!!

Abraços;

Tapxure
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Ter Dez 31 2013, 19:23

Pessoal;

Voltando ao tópico, comprei no Mercado Livre a pistola para jateamento de areia, micro esfera .... polvilho, maizena, etc, etc!!!  Laughing 

O preço é bem baratinho (R$62,00) e pensei em testa-la nos motores que tenho para limpar. Coloca-se o pó abrasivo no saco e depois
    conectar num compressor com pressão de 40 à 120 PSI (!?). Será que funciona!!?? Alguém já testou a mesma!!??

Abraços;

Tapxure

Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3262

Mensagem  Morcegão em Ter Dez 31 2013, 19:30

hahahahaha

Comprou, agora testa!!!   lol!  lol!  lol!    Se não for boa vamos ficar sabendo e seremos gratos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quanto ao polvilho e etc, vai limpar motor ou fazer bolo?  Question  Question  Question   What a Face
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Ter Dez 31 2013, 20:03

Você ri né Morcegão...  Sad 

Mas sua ideia foi boa... vou testar numas panelas velhas de alumínio da patroa... se der errado, o máximo que
    pode acontecer é eu levar uma panelada na cabeça!!!  Crying or Very sad 

Assim que receber a dita "pistola", vou fazer o teste numa sucata de motor! Com certeza, vou trazer os resultados
    para vocês!!!

Abraços;

Tapxure

Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 62
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!

Mensagem  Rogério em Ter Dez 31 2013, 21:00

olá taps,,,,,,O MORCEGÃO É FÉRA!!! KKK

caso no jato não fica do seu gosto,vou deixa uma ideia.

antigamente eu limpava muito carburador de carro,e tinha uns muito sujo que nem com thyner tirava sujeira,eu usava dois produto

que se chama descarbonizante e depois mergulhava a peça no brilhantador,o descarbonizante vc deixa umas 20 horas e o brilhantador é 2 minutos só.

No meu caso que era carburador parecia novo,O gigle que é de metal ficava amarelinho parecia novo,caso vc queira vc vai achar no site da Gurgel ferramentas e no mercado livre,,,tomara que de certo no jato que vc compro,fico na torcida,,,,valeo amigo

grande abraço

ROGÉRIO
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  TAPXURE em Qua Jan 01 2014, 10:06

Opa.... Beleza de dica Rogério!!!

Vou averiguar (testar) com certeza!!!! Andei testando alguns, mas não fiquei satisfeito! Como já me alertaram
    neste site, tem que ter muito cuidado, pois pode se danificar o motor pra sempre!!!

Abraços;

Tapxure

Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 62
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!

Mensagem  Rogério em Qua Jan 08 2014, 21:41

"professores"

1 motor 2 tempos abc novo!!!

Depois de quanto tempo ou galões de 3.700 ml devo desmontar o motor pra fazer um limpeza(descarbonizar) e colocar ele pra voar novamente???? Rolling Eyes

Eu notei que o motor sem escap. o pistão fica escuro (parece que óleo que não saiu pelo escap. cola no pistão)

E isso pode virar uma GOROROBA dentro do motor ao passar do tempo sem nunca limpar??? Question Question Question 

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Jul 23 2017, 21:48