VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Substituição do Carburador do Fox 35 Stunt

Compartilhe
    jatir
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 98

Mensagem  jatir em Sab Ago 31 2013, 20:33

Amigos,

Gostaria de saber se posso substituir o carburador original do FOX 35 pelo usado na linha profissional da ENYA. Alguém já testou o motor nesta configuração? Qual foi o resultado?

Jatir.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5271
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Re: Substituição do Carburador do Fox 35 Stunt

Mensagem  Manicaca em Sab Ago 31 2013, 21:03

Jatir, boa noite, funcionar funciona sim e até o carburador da Enya é de qualidade bem superior ao do da Fox.
    O problema é que o carburador do Fox 35 tem um rebaixo na área central (mais fino do que o da Enya), um dos ingredientes que "fabrica" o 4-2-4 do Fox 35.

Como o carburador da Enya é bem mais grosso do que o da Fox, pode haver redução na potência do motor em voo.

Quem costumava ter uns carburadores de primeira linha pro Fox 35 era o Martin da Stunthobby, e se me lembro bem, eram fabricados pela PA especialmente pro 35 Stunt de excelente qualidade.
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 765

Mensagem  martin em Sab Ago 31 2013, 21:33

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1739

Mensagem  TAPXURE em Sab Ago 31 2013, 21:52

Jatir;

Comprei uma agulha desta com o MARTIN e realmente é muito precisa e bem feita. Ainda não testei!!!

Martin, aproveitando, esta semana entrei no site e pedi para calcular o frete do MINI-STICK que tem a pronta entrega
    e não processou nada! Dá uma olhada por favor!

Alexandre Tapxure
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Sab Ago 31 2013, 22:44

Ola Tapxure,

Obrigado por avisar. Realmente o site por algum motivo não esta calculando o frete e não tem nada de errado no cadastro do produto, tá com um bug no sistema.

Abraços

Martin
    Gerson_Fett
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 82
    Comentários : Espero poder voltar ao VCC/Modelismo

Pena que sou novo no forúm

Mensagem  Gerson_Fett em Dom Nov 01 2015, 20:40

Este fox 35 Stunt que citei no Apolo, Blue angel, CoronadoI e Blue Angel Perfilado que meu pai usa desde 80 praticamente, sempre utilizou a agulha de uma Enya 2.5 Diesel que quebrou a biela,  a agulha foi pro fox esta lá  até hoje, roda bem e se Deus quiser termino meu Biplano pra voar com ele. O Curioso desta agulha no fox é a economia, lembro-me que uma vez no careta 4x1 num dia de temperaturas medias 25C o Coronado chegou voar 13 min e a média era essa ( com o tanque original que não lembro a capacidade).
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1739

Mensagem  TAPXURE em Dom Nov 01 2015, 20:50

Gerson;

Esse modelo do ENYA 15 Deisel que quebrou é o MK-1 ou MK-2!!??
    Ainda tem as partes que sobraram?

Shocked   Shocked   Shocked
    Gerson_Fett
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 82
    Comentários : Espero poder voltar ao VCC/Modelismo

Falecido

Mensagem  Gerson_Fett em Dom Nov 01 2015, 21:08

este Enya quebrou eu nem era nascido. Voava no MII que hoje esta nas (XYZ edição) com tanque, balancim e profundor original. Diz meu pai que ele foi pilotar o Paulistinha 1,5 com WB e minha mãe que voava com ele todo fim de semana estava segurando o avião com motor ligado e quando meu pai mandou ela soltar ela distraidamente jogou o avião pra cima e o mesmo espatifou. Ai ele puto foi ligar o Diesel e estourou a biela. Na mesma época ele mandou pro Japão a pedido da Enya e nunca mais voltou:(. Creio que tenha havido algum problema com entregas e coisas do tipo porque deste motor só conheço a agulha e a história. Meu pai diz que era um motor de team racing que fazia o Manicaca II um furacão.

ClaudioFett
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 250

peças do Enya

Mensagem  ClaudioFett em Sab Dez 05 2015, 22:45

Ola pessoal
    Estava a ler este forum e vi que o Gerson citou meu motor Enya 2,5 Diesel, confesso que nem lembrava mais desse episodio porem eu sempre comentei com ele o fato. Esse motor eu comprei de um amigo que usaria o mesmo para team racing, primeiro equipei o P40 semi perfilado, hoje recem reformado que dei ao meu filho caçula. quanto as partes desse Enya assim que chegar em SP vou procurar no meu "almoxarifado" de sucatas de modelos e motores e se caso a encontrar te avisarei TAPXURE, acho dificil pois quando trabalhava na Multitel levei meu Sassi Torneira  e talvez o Enya pra ver se o pessoal da tornearia desse um jeito depois sai da empresa e não vi mais os colegas, mas mesmo assim vou procurar agora com mais enfase e ver se faço "reviver" o meu WB 1,5 para fazer voar o Paulistinha montado em 1962 e pronto pra voar depois da enesima reforma:farao:

Abraço a todos

Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 270

Mensagem  Eduardo Mancini em Dom Dez 06 2015, 01:07

Este tópico é bem interessante... Meu Fox .35 (primeiro e único) teve sua agulha quebrada quando ainda não estava nem bem amaciado...
    Fui fazer o motor pegar (no dedo), e quebrei a agulha!!!

Quando decidi-me a retornar ao aero, e no vcc, o meu amigo Gringo disse ter um carburador (corpo) e agulha no espólio aeromodelístico de um colega falecido (saudoso Domingos Bachili, que me ensinou a voar vcc). Montamos e tudo ok.
    Ao fazer a montagem do motor no meu Miss BJ e ligar o motor, quase quebrei a agulha de novo...Agora só starter!!

Martim, estas suas peças de reposição tiveram seu estoque e reposição finalizadas ?
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5271
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Dom Dez 06 2015, 08:47

Eduardo, caso o Martin tenha a venda você pode também colocar o carburador do Enya 19, cabe certinho e é superior ao do original da Fox
    Tenho carburador Enya no meu Fox 35 e pra mim funciona beleza bounce
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3365

Mensagem  Morcegão em Dom Dez 06 2015, 10:05

Estou com o Mani. Tenho um Fox que era ruim de carburar. Coloquei um de PA comprado com o Martin e meus problemas acabaram. Com o do Enya funciona muito bem também. Very Happy Very Happy Very Happy

Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 270

Mensagem  Eduardo Mancini em Dom Dez 06 2015, 16:06

Para falar a verdade, nunca consegui regular e ter confiança no comportamento de meu Fox .35. Ele é , ainda hoje, semi novo... E como eu não entendo, e aqui nunca teve ninguém que dominasse a regulagem do mesmo (no 4-2-4), sempre voei com ele acelerado.
    Justamente este outro carburador de Enya ou PA que vcs sugerem pode resolver meu problema...

Mas a agulha do fox em modelo perfilado , apontada para cima, é pedir para quebrar no dedo...!!
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Seg Dez 07 2015, 10:03

Fui voar minha Flite com Fox 35 em pista de RC (de grama) com um matinho ao lado. Ao pousar o trem prendeu no mato e o modelo capotou. Simples assim e foi embora mais uma agulha do Fox. Nos tempos de antanho existia reposição feita por aqui mesmo, mas atualmente não está fácil arrumar uma. No meu caso está tranquilo porque tenho 4 Fox 35 e 3 agulhas...

ClaudioFett
    Usuário Master
    Usuário Master

Enya 2,5 diesel

Mensagem  ClaudioFett em Sab Dez 12 2015, 09:53

Olá pessoal, bom dia. Hoje fui procurar as peças do Enya 2,5 diesel e não encontrei nada, sequer os dados do mesmo, tudo perdido com o tempo, mas tenho um Enya 35 para RC que o Daniel da CB transformou para VCC, carburador novo sem alterar as características do motor e ainda possuo o carburador completo do RC, falta amaciar inclusive o CB 25 que o próprio Daniel recuperou, pena que a CB não existe mais era aqui pertinho de casa.

Abs e bons vôos.Very Happy
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Sab Dez 12 2015, 11:14

se precisar de peças para Enya eu posso ajudar. Só falar o modelo exato do seu motor, ou mandar foto do mesmo. A Enya ainda tem muitas peças para motores antigos.

Martin

ClaudioFett
    Usuário Master
    Usuário Master

Enya diesel

Mensagem  ClaudioFett em Dom Dez 13 2015, 12:53

Obrigado Martin, pena que além de eu não lembrar corretamente dos dados do motor, não tenho mais nada dele, deixei com um amigo para ver se conseguia resolver o problema, saímos da empresa e nunca mais nos vimos e isso nos idos de 1982, mas o carburador e agulha estão no valente Fox 35, é bom saber para onde correr. Very Happy

Abraços nação de comandantes santa

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Nov 23 2017, 06:32