VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Ringmaster

Compartilhe
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 148

Ringmaster

Mensagem  Eduardo Yamin em Seg Ago 11 2008, 22:57

Pessoal, esse é meu Ringmaster (85cm de env.) espero re extrea-lo em breve, que ganhei do amigo William Katz.
    Vou tentar um OS 25FP pra RC e um cabo de 16m, será que vai? qual hélice uso?

Wagner
    Admin
    Admin

Número de Mensagens : 724
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.

Re: Ringmaster

Mensagem  Wagner em Ter Ago 12 2008, 14:34

Saudações Yamin!

Obrigado por partilhar as fotos do modelo.

Eu tinha em mente o Ringmaster maior, de 106 cm (42 polegadas).
    Aqui o pessoal voava um Tamanco, que tem mais ou menos 91 cm de envergadura com um FP 25 com carburador de RC travado, o camarada aprendeu a voar com este setup. Não lembro o tamanho da hélice, mas deveria ser 9 por alguma coisa...

No meu Midi Slow, voo com um CB 25 e hélice 9x4, dá uma freada boa no aeromodelo, mas mesmo assim é um pouco rápido também devido ao perfil da asa que é tipo para combate.

Eu testaria o OS, se possivel com uma hélice de passo meio baixo, como 9x5 ou alguma bolly 8,5x5 também funciona bem. Tem que ver se a altura do trem de pouso comporta estas hélices.

Acredito que seu modelo ficará um pouco rápido, mas é só deixar o motor mais afogado que dá para voar tranquilo, e depois, se tiver interesse, pode construir outro modelo, como um Flite Streak ou Stunt Trainer (tenho as plantas em formato digital, se quiser é só pedir), ou mesmo um Midi Slow, que é bem simples e iria bem com o FP! Existe uma gama enorme de bom aeromodelos para este motor.

Um abraço e bem vindo ao mundo do VCC!

Wagner

Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Eduardo Yamin em Seg Out 27 2008, 17:20

Pessoal, finalmente consegui o motor OS 25FP. Ele veio com carburador R/C por isso tive um pouco de dificuldade em encontrar um spray bar, consegui só que maior, bom, pra abreviar, consegui fazendo minha furadeira de torno desbastar e encaixar a peça no lugar, seguem as perguntas e dúvidas:

1) o Spray bar tem um furo (lógico! por onde sai o spray, ele deve estar voltado para dentro da admissão correto?

2) com esse motor o CG está a 5mm do bordo de ataque, isso mesmo quase no BA! ou seja muito pesado de nariz, nesses modelos é comum colocar peso na cauda?

3) posando para as fotos ( =]) está com uma helice Master Airscrew de 8 polegadas, se usar essa hélice o modelo vai ficar mais rápido? se sim é justamente o que eu não quero...rs

Wagner
    Admin
    Admin

Mensagem  Wagner em Ter Out 28 2008, 19:56

Salve Eduardo.

Como está?

Seguem suas perguntas e as informações respondidas em preto:

Pessoal, finalmente consegui o motor OS 25FP. Ele veio com carburador R/C por isso tive um pouco de dificuldade em encontrar um spray bar, consegui só que maior, bom, pra abreviar, consegui fazendo minha furadeira de torno desbastar e encaixar a peça no lugar, seguem as perguntas e dúvidas:

Parabéns pela ótima aquisição, poderia informar qual é o fabricante spraybar e o venturi?

1) o Spray bar tem um furo (lógico! por onde sai o spray, ele deve estar voltado para dentro da admissão correto?

Sobre o Spraybar,vou verificar aqui, e te aviso, de cabeça eu não lembro.
    Acredito que este link possa esclarecer algumas coisas:
    http://www.apuca.com.ar/NOTAS/VENTURIS%20EN%20MOTORES%20DE%20ACROBACIA.htm (clique nas imagens para ver em melhor qualidade)

2) com esse motor o CG está a 5mm do bordo de ataque, isso mesmo quase no BA! ou seja muito pesado de nariz, nesses modelos é comum colocar peso na cauda?

É comum adicionar peso na cauda, ou colocar o motor o máximo possivel para trás, no espaço entre os montantes, mas daí teria que modificar o tanque, para o tubo de alimentação sair por baixo do tanque, veja as fotos do tanque feito para meu Midi Slow (que não precisou de peso na cauda, graças a este artifício.) Daria para dessoldar o tanque e fazer a modificação, tenho desenhos em arquivo .cdr do Corel para o tanque do Midi Slow, envio com o maior prazer caso deseje.
    Nas fotos, o motor é um CB 25, já usadão, mas não nega fogo, a hélice era uma Bolly 8,5x5 muito interessante para este motor.

3) posando para as fotos ( =]) está com uma helice Master Airscrew de 8 polegadas, se usar essa hélice o modelo vai ficar mais rápido? se sim é justamente o que eu não quero...rs

Hélice 8x6, teoricamente seria o padrão para estes motores, mas é recomendado usar uma hélice uma polegada maior que o padrão e uma polegada menor no passo, exemplo uma 9x5 acredito que controlaria melhor a velocidade, e cabos de uns 16 metros ou 17 metros, mas se quiser controlar mesmo o danado, procure uma 10x5 ou 10x4 até o extremo de 10x3 que é mosca branca, mas muito recomendada para estes FP 25, o giro será alto, mas a velocidade será controlada.

Para um proximo aeromodelo, recomento o Stunt Trainer, ou o Shark 402 são aeromodelos perfilados, sem flaps, para treinamento, de construção moderna (mas simplificada) e altamente eficientes, projetados especialmente para o OS 25 FP, caso deseje, envio as plantas e um artigo sobre o uso destes motores, tanto no Nobler como nestes que citei e as dicas valem para todo uso do motor. Outro aeromodelo altamente recomendável é o Flite Streak, também tenho a planta em formato digital

As fotos:

Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Eduardo Yamin em Qua Out 29 2008, 13:20

Excelente o link Wagner, já foi pros meus favoritos e vou ler com calma mas "batendo o olho" já vi que posso tanto apontar pra dentro ou à 90 graus, isso posso até testar regular entre os vôos para ver a diferença....principalmente se achar que falta ou sobra potencia pras manicacadas que vou aprontar....hehehe
    Andei vendo que o motor poderia ir uns 4 ou 5mm para trás somente, antes de tentar isso vou ver quanto peso preciso por e te dou um toque ok? esclarecedoras as suas palavras fico grato com sua atenção, vou agora pensar e estudar essas possibilidades.
    Ahhh o spraybar consegui de um amigo, deve ser de um CB25 mas não temos certeza.

Me interessei por esses Stunt Trainer, e o Shark 402 poderia disponibilizar a planta? estava pensando em um modelo perfilado mas com flaps, acho que colocando pouco comando não vou ter problema em pilotar... eu achoooooo....

Abraço e mantenho o post "informado"
    EY
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 471

Mensagem  marioverol em Qua Out 29 2008, 15:07

Olá, Amigos! Tenho um promo 25 que está equipado com um Os 25 LA.. Ele está rodando com uma 9x6 APC.. Tem uma boa tração e gira lento..Uma 10x4 deve produzir o mesmo efeito, nunca tentei...
    Quanto ao furo do SPRAY BAR; sim, o orifício fica voltado diretamente em direção ao carter.
    Quando o assunto é hélice, pela experiência que tenho, chego a conclusão que o negócio é testar e testar mais um pouco.. Caso a grana não seja problema, tente experimentar vários tipos de hélices.. APC, Boly, Tripá e etc... Teste também as marcas diferentes. Uma 10x6 da Master Air é completamente diferente de uma 10x6 APC e por aí vai...
    A maioria das pessoas só leva em conta o motor, e isso é um erro, pois o avião deve estar também no pensamento, pois seu peso é fator primordial no quanto uma hélice terá que puxar.
    Abraços a todos,
    Verol
    Wagner
    Admin
    Admin

Mensagem  Wagner em Qui Out 30 2008, 13:16

Salve Eduardo!

Fico contente que as informações tenham sido úteis!

Seja bem vindo ao VCC, muita experimentação e muitas variáveis, mas não se assuste, estamos aqui para ajudar.

Acredito que o venturi e o spraybar sejam CB mesmo.

Sobre o peso na cauda, é ir acrescentando aos poucos até chegar no CG adequado ou indicado na planta, mas tem uma matéria no Fórum falando sobre ajuste de modelos para treinamento, em Artigos etc.

Enviarei as plantas, quando a modelo com flaps, seria o ideal, ele ajuda o modelo a "quebrar" melhor as manobras e etc, bom a parte teórica acredito que você conhece, já que é um camarada extremamente técnico.
    Tem no Forum em Plantas, a do Pretender, bom para um 25, ou mesmo o Miss BJ, que originalmente usava um FOX 35, e daria para usar este FP na boa, construindo o aeromodelo bem aliviado. Tenho algumas coisas aqui, e você tem também a opção do Promo 25, que é o mais simplificado de todos, e voa muito bem. Aí vai do seu gosto, as plantas temos aqui, e te envio em PVT. Não terá problemas em pilotar um aeromodelo com flaps, os contratempos seriam mais dobradiças a instalar e acertar o conjunto flaps/profundor, mas não é coisa do outro mundo não.

Uma opção interesante também: http://www.freewebs.com/voocircular1/Plantas/tiny_bob_kuger.zip
    (várias plantas: http://www.freewebs.com/voocircular1/plantas.htm)

Seguem mais alguns links sobre venturis e spraybar:

http://www.clacro.de/Seite_venturis.htm
    venturis

http://www.clacro.de/Seite_VentDia.htm
    diametro dos venturis

http://www.clacro.de/Seite_tankD.htm
    sobre tanques.

Um abraço.

Wagner

Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Eduardo Yamin em Sex Out 31 2008, 11:54

Esse post virou uma biblioteca! excelentes links!
    Movi o motor o mais pra trás possível sem mexer no tanque, deve melhorar algo, fiz um corte no BA (mas calma, apenas na área arredondada mantendo muita madeira para manter a resistencia Rolling Eyes ) nesse processo tive que aumentar o berço do motor aumentando tanto nas laterais (o motor estava muito justo) como para trás, seguem fotos que fiz logo após a modificação:

Segue uma dica pra quem mora em SP, comprei marafusos de 1/8 com porca e arruelas de pressão:
    www.paeslemeparafusos.com.br
    10 parafusos + 20 porcas + 10 arruelas de pressão = R$ 3,60 !!! affraid
    Tá certo que não são parafusos de modelismo, não sei o material, o acabamento é zincado, mas andei vendo o preço em lojas de modelismo e só o UM parafuso custa mais do que eu paguei em tudo..... coisa à se pensar.

Agora estou colocando uma camada de epoxi em cima do local lixado e farei a instalação "definitiva", amanhã deve voar, por isso fiz uma revisão completa, retirei a bequilha traseira limpei tudo e está secando agora.... ainda hoje ponho fotos do treco pronto pra voar....
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Eduardo Yamin em Sex Out 31 2008, 14:04

O resto ainda está secando, mas enquanto isso....
    seguem fotos do lastro que fiz, resolvi fazer um furo e atravéz de um parafuso poder alterar o CG à vontade, mesmo porque esse mesmo modelo pode voltar a voar com um motor menor....

pra começar a brincadeira tenho um "pesinho" de 38g, com ele o CG vai logo atrás da longarina:

mais opções:
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Eduardo Yamin em Sex Out 31 2008, 15:21

Wagner
    Admin
    Admin

Mensagem  Wagner em Sex Out 31 2008, 20:00

Salve Eduardo!

Ficou muito bom o trabalho, sobre lixar o bordo de ataque, ok!! Existem umas asas de combate, que o bordo de ataque é bem recortado, mas daí tem o lance construtivo prevendo isso.
    Estes parafusos são um achado!!! Vou procurar por aqui!

CG recomendado para estes aeromodelos:
    "Um aeromodelo de treinamento ou esporte bem trimado tem o CG entre 10 e 15 porcento da corda da asa." CT nº2 pg 9

Olhando as fotos, o trem de pouso, é uma observação: as rodas precisam ficar paralelas, procure lançar o aeromodelo com um pouco de "ângulo" para fora da pista, para não entrar para o meio da pista.

O tanque do meu aeromodelo, a "gambi" de tubo de silicone e parafuso, é para evitar que entre sujeira e vaze resto de combustivel no carro ou outro lugar, enrolo tudo com um pano depois e um saco plástico por cima, é a luta com o glow, mas vale a pena!! rs!

Você tem alguem para auxiliá-lo na pista?

Abraço e bons vôos.

Wagner

Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Eduardo Yamin em Sex Out 31 2008, 22:43

Poxa, já ia perguntar como fazer pra colocar essa coisa gosmenta no carro sem manchar e ficar com cheiro de oleo de ricino pra sempre! hahahahahha vou pegar já panos e sacos plasticos pra prevenir...
    O Beto Castrucci irá levar uns modelos dele e vamos nos ajudar mutuamente na pista, ele é macaco véio de VCC mas acho que faz uns 25 anos que não voa.... eu voei à uns 15 anos atrás, ou seja, vai ser divertido. Amanhã devo postar mais fotos e filmes da "proeza" Arrow
    Wagner
    Admin
    Admin

Mensagem  Wagner em Sab Nov 01 2008, 06:20

Salve Eduardo!

Uso uns panos velhos, e aqueles sacos plásticos que o pessoal usa para colocar coisas na geladeira ou em freezer, já usei aqueles sacos tipo ziploc também.

VCC é igual andar de bicicleta, depois que aprendeu, já era...

O Beto, seria legal se ele pudesse participar do Fórum.

Use para limpar o aeromodelo, mãos e etc, a "química" descrita na partes de Dicas e etc do Fórum. Pode retirar o óleo com aquelas toalhas de papel, ou aquele papel interfolhado (um pacote gigante custa uma ninharia), depois passar aquela mistura e boa, fica limpinho!

Bons vôos!

Wagner

Mateus Dallaqua
    Usuário
    Usuário

Número de Mensagens : 6

Mensagem  Mateus Dallaqua em Dom Fev 08 2009, 20:34

esse ae foi o primeiro modelo q voei...gostei
    Moretto
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 58

Mensagem  Moretto em Dom Ago 23 2009, 17:14

Fala pessoal.
    Não sei se serve mais em todo caso fica ai a informação.
    no meu t-25 eu uso mtor cb25 e helice 9x6 Bem carburado as voltas ficam fantasticas para meus reflexos de iniciante..
    rsrsrssr
    Abraço a todos.
    Moretto
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Moretto em Dom Ago 23 2009, 17:27

Essa vai pro amigo Wagner...
    Vi que vc gostou dos parafusos....
    Aqui em americana eles são super faceis de encontrar..
    C por uma caso vc tiver interrese e talls.
    vc me passa as quantidades q vc quer medidas e etc..
    como c vc fosse faze um pequeno estoque para uso ou eventualidades...
    ai te mando por correrio..
    estamos ai pra isso.
    Abração.
    Wagner
    Admin
    Admin

Mensagem  Wagner em Seg Ago 24 2009, 09:21

Salve Moretto!

Como está?
    Tenho interesse sim, vou enviar uma MP para você a acertamos, ok?

Muito obrigado pela força!!!

Valeu.

Wagner

adriano
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 549

Mensagem  adriano em Sex Nov 20 2009, 21:52

bom falar em hlice estou construindo um miss bj com fp40 conm uma helice 9x6 sera que vai
    Moretto
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Moretto em Sex Nov 20 2009, 22:34

Fala Adriano:
    Olha veio..
    pela maquina que vc vai usar a helice 9x6 é pequena....
    é melhor vc usar algo tipo uma 10x6 ou ate maior...
    tudo vai depender do seu estilo de voo
    Wagner
    Admin
    Admin

Mensagem  Wagner em Sab Nov 21 2009, 06:22

Salve Adriano.

Desculpe encher sua paciência, mas este tópico fala de um aeromodelo, o Ringmaster, com motor OS 25.
    Seria interessante você iniciar um tópico sobre o seu Miss BJ e o FP 40.

Sobre a hélice, comece com uma 11x5, o motor normalmente é "forte" e a rotação é elevada, uma hélice maior com passo menor, ajuda a controlar as coisas.

Wagner

Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Eduardo Yamin em Seg Dez 28 2009, 17:18

Pessoal, depois de longo inverno, consegui tempo e virei o motor, ele funciona!
    Só que resolvi(emos) fazer um Promo25 pra colocar ele, esse motor no Ring tava muito abusado... hehehehe

Estamos pensando em mandar cortar o PROMO25 a laser no Fabricio (flyingcircus.com.br) alguém se habilita?
    Wagner
    Admin
    Admin

Mensagem  Wagner em Seg Dez 28 2009, 18:31

Salve Yamin!

Parabéns, fico contente com o resultado positivo.

Sobre o Promo 25, dependendo do valor eu tenho interesse, vamos conversando.
    Aí galera, vamos falar sobre esta idéia.

Obrigado.

Wagner

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5321
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Sab Jun 27 2015, 11:41

Ringmaster de brasileiro voando e "cumprimentando" a galera no Brodaks 2008 affraid affraid affraid
    Eita !!! lol! lol! lol! lol!

Imagem:Stunthangar
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1740

Mensagem  TAPXURE em Sab Jun 27 2015, 22:35

Tá sinalizando começo de manobra, Mani!!!!

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5321
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Sab Jun 27 2015, 23:15

TAPXURE escreveu:Tá sinalizando começo de manobra, Mani!!!!

Laughing    Laughing    Laughing    Laughing    Laughing

KKKKKKKKKK !!!!! lol! lol! lol! flower flower

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Dez 15 2017, 09:05