VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Durabilidade do OS LA

Compartilhe
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 762

Durabilidade do OS LA

Mensagem  martin em Qua Jun 26 2013, 17:52

Recentemente no StuntHanger a durabilidade do OS LA foi exposta e pelo que entendi o motor dura 300 voos, depois começa a descascar a camisa, perder potencia e ficar difícil de ligar. Depois de 400 voos fica impraticável seu uso.

Interessante a dica de um Americano. " Use o motor até acabar, compre outro e não reclame, o motor é barato e funciona bem"

E aqui no Brasil qual tem sido a experiencia de vocês quanto a durabilidade do OS LA?

Martin

Topico 46LA http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=31697.0

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1732

Durabilidade do OS LA

Mensagem  TAPXURE em Qua Jun 26 2013, 18:50

Martin;

Resumindo o que consegui entender, o motor do primeiro cara era um 46LA azul (antigo). Provavelmente deve ser o começo da serie ABN dos LA/FX que deram problemas enormes! Tem muito tempo que não ouço falar que os "novos" (qualquer modelo) apresentavam este problema. Já conversamos bastante sobre motores e realmente a O.S. foi obrigada a "piorar" a qualidade dos seus produtos (linha esporte). Agora, tem a linha competição dela, que continua "TOP", talvez com os melhores materiais que se possa conseguir em escala de produção. Os caras fazem a conta, que se um motor dura 400 voos em média e a gente dá uns 8 voos por semana, que representa quase um ano de uso, voando todo sábado e domingo ... É voo pra caramba!!!

Considerando o preço de 80 dólares (lá para eles), o valor mensal gasto num motor deste que dura 1 ano, é de US$7,00!!! Para nós, com o preço que as lojas vendem aqui no Brasil, sobe para R$28,00 por mês! Por isso que eles falam que não vale a pena trocar nada, e sim comprar um motor novo! Eles comparam que o preço de um ROJET compra 05 motores 46LA-S .... Finalizando; se você não for um piloto profissional, que compete com os "best of the best", não se preocupe; compre as coisas "normais" no mercado e divirta-se!!! Não podemos esquecer dos mané como eu, que adora comprar... coisa boa, coisa não tão boa... só para ver como funciona!!! Laughing

AGORA.... para quem gosta de coisas boas, precisas e que duram (pra deixar pros netinhos), aí é diferente!!! Vale a pena comprar os famosos ENYAs, Stalker, ROJET, etc... etc... Cada um sabe o que gosta e precisa. Cada um sabe o quanto pode e quer investir. Quem quer qualidade, ... tem que pagar!

O IMPORTANTE É NOS DIVERTIR; CADA UM A SUA MANEIRA!!!!  Tem coisa mais gostosa que ir para a pista com seu equipamento básico ou top, encontrar os amigos, bater papo, trocar ideias e depois sair para comer uma PIZZA!!!  

Abraços;

ALEXANDRE TAPXURE
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2154

Re: Durabilidade do OS LA

Mensagem  Sérgio Daeuble em Qua Jun 26 2013, 18:51

Os FP´s duram bastante.
    Os LA em RC duram pouco mas funcionam bem pegam facil.
    Tenho um LA-40 VCC que está saindo a "cromagem" do cilindro já alguns anos........ Tem mais de 1000 vôos em VCC e ainda funciona legal num Tutor ARF... Sempre usei combustivel com 20 a 25 % de oleo.
    Este mesmo motor já foi bem usado em RC e não aceita mais regulagem de lenta. Tenho usado ele em VCC desde 2006 e está "funcionando" beleza....... Usando uma helice 12x4 o motor não apresenta nenhuma carbonização. Acredito que o motor ainda vai longe...... Mas se aparecer a oportunidade de trocar camisa e pistão eu troco......
    Já vi LA-40 super aquecer e carbonizar com menos de 20 vôos.... A vitima utilizava caretão 4x1........
    Um motor barato e que dura bastante em RC é os ASP. Pena que é pesado devido aos rolamentos e não apresenta aquele Stunt 4-2-4 que gosto em VCC.

Sérgio.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5154
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Qua Jun 26 2013, 20:01

Bom motor, com ótimo torque, muito leve e com uma carburação muito fácil de ajustar e muito muito econômico no consumo de combustível (60 ml vou uns 5-6 minutos). Como o Martin disse, a durabilidade não é lá essas coisas, mas o motor funciona mesmo com o cilindro descascando no vcc. No RC pode ser que a retomada de aceleração e a lenta sejam de alguma orma afetados pelos descascamento do niquel do cilindro.

Um dos segredos da leveza do LA-40 é o cilindro INCRIVELMENTE fino. É o cilindro mais fino que já vi na vida. Não medi, mas sei lá, se bobear tem menos de 1 mm de espessura. Dá a impressão que se cair no chão entorta a qquer momento. O cilindro de um Enya 09 parece um "paredão" perto da finura do cilindro do 40 LA.

Os cilindros que ilustram a postagem não são do 40 LA, mas ilustram tipicamente como ocorrem o descascamentos na peça

martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Qui Jun 27 2013, 15:00

Tapxure,

Com certeza a linha de competição da OS é fantástica, tenho 5 OS 70 Ultimate que não vendo não troco por nada. A regularidade desse motor dava nos nervos dos meus rivais quando competia, era abastecer com 90mls, dar partida e ir direto para manete sem se preocupar com agulha, mesmo com temperatura variando. Esse motor é um fenômeno que desafia as leis de Termodinâmica que conheço. O motor que uso eu peguei usado com mais de mil voos e coloquei pelo menos mais uns 1400 voos, motor continua perfeito e não vaza uma MICRO gota de óleo de tão precisa a usinagem e casamento das peças. Ficou parado por um ano e meio e quando fui pegar para dar uma olhada preocupado com os rolamentos não tinha nada. Esse motor OS é extraordinário para uso em VCC sem a bomba que deu muito problema e muita gente de R/C reclamou.

Mas a questão em pauta é a durabilidade dos OS LA, que ao contrário do que deveria ser, aqui custa mais caro!

No tópico tem relatos de vários outros motores LA e não só de um antigo Blue. Quem sabe voce esta certo e os novos não são tão ruins assim, mas devemos verificar!

Para mim esses fatos são importantes saber pois vendo OS também e me sinto na obrigação de dar informações corretas para os meus clientes. Dando a informação correta tenho certeza que voces vão ter melhores resultados e no final do dia vão estar mais Feliz ainda para curtir aquela Pizza, ou no caso aqui, aquela Batatinha Frita com Queijo e cerveja gelada Very Happy

Abraço,

Martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Qui Jun 27 2013, 15:43

Ola Sérgio,

Obrigado por expor sua experiencia. Esse é o motor Azul ou Prata?

Outro problema do ASP para R/C é o rolamento que não dura muito e tem casos que o rolamento falhou soltando pedaços de metal dentro to motor e deu PT.

O Randy vendia ou vende o Magnum 36, feito pela ASP, que é maravilhoso para VCC, mas alerta que é melhor trocar os rolamentos antes de começar a amaciar. Quando comecei comprei 4 desses motores, mas depois que conheci o Enya 40XZ acabei vendendo todos, só sobrou um que estou tentando vender a mais de 2 anos e ninguém quer levar ele Sad

Entre o ASP/Magnum 36 e um OS 46LA prefiro o ASP 36. Muito mais leve e mais forte. O problema é o preço, para importar e converter com venturi e agulha acaba ficando quase o mesmo preço que um Enya SS45 alem de ter que furar a carcaça para passar agulha, e ali é um casquinha se errar bau bau! Se colocar o custo de trocar os rolamentos por de primeira linha ai fica mais caro que um Enya e pelo preço não vale apena.

Abraço,

Martin

TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Durabilidade do OS LA

Mensagem  TAPXURE em Qui Jun 27 2013, 16:20

Olá Martin;

Não sei o que é mais bem feito; os motores O.S. 70 ULTIMATE como descreve ou o seu LABIRINTO!!!! Laughing

Cara, tem certeza que deu mais de 1400 só com o motor que descreve!!?? Se calcularmos que 1 volta e dada em 6 segundos, em 1 minuto são 10 voltas. Com um tanque que dura 6 minutos, são 60 voltas por voo. Calculando os 1400 voos x 60 voltas = 84000 VOLTAS !!!!  Shocked

Então ... presumo que você tem mais aviões!!! Vichhhhh!!!

Concluo que seu labirinto foi feito com os melhores materiais disponíveis na (sua) época. Você é descendente de alemães!!?? A "metalurgia" deles era a mais avançada na época da 2ª GUERRA MUNDIAL (um pouco antes do seu nascimento, né!!!)

Abraços;

ALEXANDRE TAPXURE
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Qui Jun 27 2013, 16:33

Manicaca escreveu:Bom motor, com ótimo torque, muito leve e com uma carburação muito fácil de ajustar e muito muito econômico no consumo de combustível (60 ml vou uns 5-6 minutos). Como o Martin disse, a durabilidade não é lá essas coisas, mas o motor funciona mesmo com o cilindro descascando no vcc. No RC pode ser que a retomada de aceleração e a lenta sejam de alguma orma afetados pelos descascamento do niquel do cilindro.

Um dos segredos da leveza do LA-40 é o cilindro INCRIVELMENTE fino. É o cilindro mais fino que já vi na vida. Não medi, mas sei lá, se bobear tem menos de 1 mm de espessura. Dá a impressão que se cair no chão entorta a qquer momento. O cilindro de um Enya 09 parece um "paredão" perto da finura do cilindro do 40 LA.

Grande Mandrake Smile

Bem observado que a camisa é bem mais fina que o padrão, mas o peso é igual de um Enya SS45 S Pro que tem uma camisa bem mais grossa, nada de especial em termos de peso tem o OS 46LA.

Alias já li em algum lugar que a camisa dos motores OS LA não é usinada, mas sim estampada para economizar na produção. Talvez seja por isso que é comum ver posts de gente reclamando de camisa ovalizada.

Mais um motivo para um inciante não querer um OS LA, se bater no chão essa camisa já Elvis!

Essa foto é da camisa de um OS 46FX? Impressionante!

Martin

martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Qui Jun 27 2013, 16:41

Bobear tem mais voos ainda. Tenho esse modelo desde 2008 e com certeza foi o motor que mais usei desde que comecei.

Não posso reclamar do meu labirinto Smile Voar de cordinha não é nada comparado com voar de planador e ficar as vezes por 4H virando em térmicas.

Abraço,

Martin
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Qui Jun 27 2013, 17:53

Tenho OS da década de 70 (OS Max 15 III) que funciona bem até hoje. No R/C eu sempre entendi que essa linha LA era a entry level da OS, para combater os motores chineses. Não se pode esperar performance nem durabilidade de algo feito para ser descartável e para principiantes. Não imagino que a linha para VCC seja diferente.
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2154

Mensagem  Sérgio Daeuble em Qui Jun 27 2013, 18:59

Meus dois motores OS para VCC são "Azuis". Um LA-40 e um LA-46S. O LA-46S anda não viu glow.......
    Existe diferença entre o "Azul" e o Anodizado natural??? Eu gostei do acabamento azul quando o motor é novo. Após alguns vôos o azul começa a ficar escuro.......
    Quanto a dica da qualidade dos rolamentos dos motores ASP realmente é verdade. No meu ASP 46 amaciei sem desmontar e o motor ficou perfeito. Tive sorte..... Já no ASP 52 senti na mão que "tinha alguma coisa errada" e resolvi desmontar o motor antes da bancada...... Encontrei dois rolamentos "novos" com folgas e soltando limalhas. Comprei dois novos de primeira linha e o motor é uma maravilha. Tambem encontrei rolamentos novos ruins em um ST-51 Italiano novinho. Os rolamentos eram tão ruins que não tinha nenhuma identificação de onde foi fabricado, apenas a numeração padrão...... Acredito ser Chinesa. Encontrei os rolamentos novos com facilidade em uma loja [Carione Rolamentos] em Floripa especializada em rolamentos e retentores. Na epoca não paguei mais de vinte pila em cada.
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Durabilidade do OS LA

Mensagem  TAPXURE em Qui Jun 27 2013, 19:13

Martin;

Me lembrou de um amigo que adora voar planadores R/C. Como os voos são muuuito longos e o pescoço dói pra caramba, o camarada comprou uma espreguiçadeira para pilotar. Resultado .... dormiu em pleno voo!!!! Quando acordou, cadê o planador!!!!????  Sad

Me tira uma dúvida Martin; os motores de aeromodelos usam rolamentos originais NORMAIS ou com FOLGA C3!!??

Andei comprando uns motores ASP 4 TEMPOS e tive o cuidado de desmontá-los antes de funcionar pela primeira vez. É impressionante o tanto de sujeira (limalhas e ou óleo sujo) que saem de dentro do motor. Os chinas fazem até um motor bem feitinho, mas são muito porcos na limpeza das peças antes da montagem. Até guardei por um tempo o thinner do recipiente de limpeza para mostrar aos amigos.

Nos motores que limpei e depois funcionei na bancada, deu tudo certo (reloginho)! Eles só não têm muita potência!

ALEXANDRE TAPXURE
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Qui Jun 27 2013, 20:16

Ola Beto,

Também tenho um OS 15III, impressionante como é leve e forte, bicho berra com uma 9x4.

A TT, Enya, Evo e outros fabricantes também tem motores baratos para iniciantes mas que duram muito mais, são mais robustos e bem mais fortes. Pelo jeito a OS exagerou no corte de qualidade para fazer algo barato.

Martin

Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3259

Mensagem  Morcegão em Qui Jun 27 2013, 20:25

Um amigo comprou junto ao sobrinho e outra pessoa alguns ASP .40 dos primeiros. Foram bem baratos e teve gente que achou que haviam jogado dinheiro fora. Ele tem um até hoje e sempre funcionou muito bem. Eram bem parecidos com o OS .40 FSR e tinha o cabeçote escuro. Estes de hoje são de modelo diferente e de acordo com o que estou lendo aqui, pioraram de qualidade. Tenho um .40 novinho na caixa, mas nunca pretendi usar em RC, mas sim em uma pantaneira. Vou olhar os rolamentos antes de usar.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5154
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Mensagem  Manicaca em Qui Jun 27 2013, 20:34

Martin e demais comandantes, boa noite. As fotos dos cilindros fui baixando da inet, creio que eram da linha FX sim.
    Como o Martin falou com propriedade, a linha 4 T e os motores com anéis da OS são todos TOP !!

Esse problema afetou que eu saiba grande parte (senão quase toda) a linha da OS "ABC", inclusive a linha premium deles como uma série especial do 61 RF "ABC" batizado de Hanno Special, um motor assinado pelo maior piloto de F3A de todos os tempos, o Hanno Prettner. Esse mesmo motor na versão anel não apresentou qquer problema e era relamente um verdadeiro "Rolex" em funcionamento, Era um motor bem caro, numerado um a um e fabricado em um série bem limitada. O descascamento se limitava a série "Tipo ABC"

Os OS Max sempre estiveram entre os grandes motores, mas esta fase realmente maculou muito a história e a tradição deles No

Imagens do Hanno Special

Imagem da Pipa T-4010, desenhada especialmente pra ele pela fábrica (opcional)

Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3259

Mensagem  Morcegão em Qui Jun 27 2013, 20:46

cheers cheers cheers
    Muito bonito mesmo.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Jul 23 2017, 13:44