VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

FAI or DIE!

Compartilhe
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 400

Re: FAI or DIE!

Mensagem  Nandoflb em Qua Ago 07 2013, 16:24

Mantovani, não é o Motor, mas sim o conjunto!!!

Não estou dizendo que o avião é ruim, mas esse conjunto Pathfinder + SS 40 vc vai penar e não vai conseguir tirar todo o proveito do modelo!!!

O Pathfinder é um modelo razoavelmente grande, com um espesso perfil aerodinâmico, e o SS 40 não gera tudo o que é necessário para tirar 100% do modelo!!!

Te juro que quando meu colega soube do dito Pathfinder, eu fiz a maior pressão para ele comprar esse conjunto.. justamente porque teve toda uma propaganda em cima dele.. ohhhhhhhhh o Pathfinder isso . Ohhhhhhhhhhhh o Pathfinder aquilo... Pedi para ele ler todos os topicos que falassem do pathfinder e ele leu... comprou, acreditou em uma ideia!!! só que quando vc chega na pista, com uma receita tirada da propaganda e descobre que a coisa não é bemmm assim.. a coisa desmotiva..!!! como obrigação moral, em uma sexta-feira, as 22:00hs fui na casa do meu colega, peguei o modelo e fiquei até as 3:00 da matina mexendo no modelo.. cara.. fiz muita coisa.., até troquei de motor, pois o dele era novo e coloquei o meu SS 40 para rodar e sei da força dele.. Resultado melhorou.. com certeza!!! mas não ficou nem proximo de executar uma gama fai sem susto!!!

Troquei mais de 10 hélices.. algumas realmente melhoram.. mas mesmo assim não tira o rendimento que precisa!!! Então numa calada de um sábado sozinho.. troquei o SS 40 pelo Super tigre 51.. mudou completamente!!! ficou bom?? não.. teria que ajustar muita coisa.. precisaria trimar novamente o modelo ajustar cabos.. mas melhorou absurdamente!!!

é com essa base que eu digo.. Pathfinder com SS 40 vc vai patinar cara.. com qualquer motor um pouco mais forte a coisa muda!!! não precisamos ir muito longe.. vc deve ter exemplos ai perto de gente que voa o Pathfinder com motor maior e consegue ter um bom rendimento.. Agora com um motor 40 vai patinar.. vai faltar tração.. vai faltar motor..

Não tenho o mínimo de interesse em desvalorizar o modelo e nem o motor, o SS 40 é forte.. mas não é uma usina de força!!! Não ache que colocar o ss40 no teu legacy 60 ele vai voar maravilhosamente bem porque não vai!!! nas no teu legacy 40, que tem uma asa mais fina que a do Pathfinder (pelo menos o que eu montei era) e colocar o SS 40 bem ajustadinho.. redondinho.. sou categórico em afirmar.. vc vai tirar muito mais dele do que do Pathfinder com o mesmo motor!!!

Cara.. não ganho nada te falando isso.. muito pelo contrário só perco.. pois acaba ficando uma imagem de "barraqueiro" e não sou.. muito pelo contrário.. prefiro ver um cara avançar e passar na minha frente do que esconder uma informação que poderia evitar um P.U.T.A sofrimento e perda de tempo!!

Além disso.. te digo.. o Martin tem as dicas para vc acertar o modelo!! se for ARF.. tem muita coisa para mexer.. se for kit tem muita coisa para melhorar!!! só na boa.. no teu lugar.. eu partiria para um motor maior, Mas é apenas minha opinião..

Grande abraço e bons voos!!!

Nando
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 765

Mensagem  martin em Qua Ago 07 2013, 21:11

Fernando,

Estou surpreso com seu relato. Como é o nome do seu amigo que tem o Pathfinder?

Pensei que depois dos ajustes estava tudo 100% com o Pathfinder/Enya SS40 do seu amigo.

Só posso concluir que esse motor não foi amaciado direito ou estão tendo problema de combustível.

Não faz muito tempo testei o Enya SS40 do Alexandre aqui de Campinas no meu Pathfinder. Esse motor ele pegou usado e queria saber se ainda estava bom porque a compressão não estava la essas coisas. Usamos APC 12x5, venturi 7.5mm e combustível caretão do Alexandre. Eu lembro que ficamos admirados da alta RPM que o motor atingiu. Como combustível estava fazendo espuma não dava boa regulagem de agulha e motor só rodava no máximo. Fiz a gama a 4.5s a volta e o bicho queria arrancar meu braço fora, não dava falta em ponto nenhum da gama, cabo super esticado todo tempo.

O Pathfinder não precisa de modificações para voar bem. Alias todo modelo se fizer modificações aplicando novas técnicas vai melhorar. Tanto o Legacy quanto esse Homa que esta voando, eu faria trocentas modificações também.

O que me preocupa é o combustível que usam, ou oelo de ricino que usam para adicionar no combustivel.

No Enya SS40 recomendo usar :

1- Byron 10/20 adicionando óleo de rícino para chegar a 24~26%
    2- Byron 20/20 meio a meio com 2.5x1 usando óleo de rícino.
    3- VP Power 10/17 adicionando óleo ricino para chegar a 24~26%.
    4- Omega 10/17 adicionando óleo rícino para chegar a 24~26%.
    5- Cool Power 10 meio a meio com 2x1 usando óleo de rícino
    6- 3x1 caretão feito com 20~40% sintético e 60~80% rícino
    7- 3x1 caretão feito só com Rícino, mas cuidado com a temperatura melhor usar 4-2-4 ou 4-4-4 com hélices 11” ou menor. Obviamente funciona com uma 12" como funcionou no meu voo de teste, mas tenho certeza que se ficar usando o SS40 em 2-2-2 com caretão feito só com rícino logo logo da problema.

Martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Qua Ago 07 2013, 21:55

Estou me divertindo com o Pathfinder e Saito 40 que é bem mais fraco que o SS40.

Nos EUA tem vários usando OS 40LA no Pathfinder.

Usei por muito tempo o Enya 45 6001 que também é mais fraco que o SS40.

Afinal o Projetista especifica motor 40 a 46.

Abraço,

Martin

Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Nandoflb em Qua Ago 07 2013, 22:04

Martin, o nome do meu colega é Rafael, e o conjunto compramos do Marlo de Curitiba.. não sei te dizer se a procedencia foi atraves de sua loja ou algo do gênero.. O motor que veio junto é praticamente zero e precisa continuar no amaciamento, o Meu SS40 já está amaciado e gosto muito do motor..

Todos os ajustes que fiz,melhoraram realmente o modelo como havia comentado no Voocircular, mas assim, fiz um voo e perto do ultimo voo estava um luxo e deixei o Rafael voar.. e fui tratar do meu modelo, mas como conheço e voo com ele a pouco tempo (21 anos) sei quando o equipamento não está passando segurança pois ele fica com um receio imenso de manobrar.. foi o que aconteceu.. peguei o modelo para fazer mais um voo e a tração é muito baixa!!! usamos cabos de 18m o regime de trabalho do motor é 2-2-2 alto!!!
    Combustivel Wildcat premium com 18% oleo (80/20) e 10% nitro, aumento o oleo para 24%

hélice, hoje está com uma APC 11x5!

e o que relatei foi o que aconteceu.. no momento que entrou um motor mais forte o modelo mudou completamente.. tração e segurança!!!

como o SS 40 a falta de tração começa na decolagem e termina no pouso!!!

TUDO foi verificado.. Exeto o venturi... que estou sem meu paquimetro para verificar a real abertura! Asa sem empeno, flaps zerados e sem empenos, alinhamento cravado!!! Coloquei angulo no leme.. calço no motor, alinhamento do motor, do tanque.. peso na asa como recomendado.. e a maior surpresa foi o motor.. aumentei o motor mudou tudo.. creio um enya 45 de conta do recado, mas com o 40 nao rola!!!

se rolar voos nesse final de semana eu gravo e comento manobra a manobra para vc ter ideia..

A sensação de voo dele é como se o modelo esta voando sozinho e só uma leve tensao no cabo, responde bem... mas dá falta em todos os pontos!!!

parece que nem estamos falando do mesmo modelo!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk

E o pior é que nao é um motor.. são 2 motores que rodam diferente, mas o voo nao muda!!!

Abraço
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  martin em Qua Ago 07 2013, 22:28

Ahhh então é a praga que roguei para quem não compra na StuntHobby affraid affraid affraid affraid lol! lol! lol! 

Antes de voar verifique o venturi!!!

Nossa 18m!!! Uso cabos de mais de 19m!

Nunca gostei de WildCat. E vejo gente ai tendo problemas com oleo de ricino que compram. Experimente outro fornecedor de Oleo caso problemas persistam. Em 2-2-2 exige melhor oleo, 4-2-4 as temperaturas ficam bem mais baixas.

Se esses motores foram comprados pelo Ebay fica meio complicado saber a história real deles.

Abraço,

Martin
    p.s. o Marlo não comprou essas coisas aqui.
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Nandoflb em Qua Ago 07 2013, 22:46

Martin, não posso reclamar do Wildcat não cara.. uso ele no meu SS40, no St 51 e no Enya 60III ambos funcionam perfeitamente da maneira que quero, não desregulam e o super tigre depois do voo a temperatura está sempre baixa se colocar combustivel e bater na helice pega de primeira sempre!!!

Falando em StuntHobby, vou te mandar um e-mail em PVT!!!

Abraço!
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 485

Mensagem  Mantovani em Qua Ago 07 2013, 23:54

A Frase do Nando "parece outro modelo" é o que senti no meu Legacy. Vou partir pro venturi, então!
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Mensagem  Marcus36X em Sab Ago 31 2013, 19:59

Mais um indo para a mini...

Thiago, vc prometeu amanhã fazer  todas hein!!!
    Hj fez oito, oito vertical e se atrapalhou um pouco no oita na cabeça e no trevo.
    Parabéns irmão!!!

Yeppee Ka Yay
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 485

Mensagem  Mantovani em Sab Ago 31 2013, 20:05

Isso aí, Thi. Caminho sem volta. Cade a bolsa de apostas?

Acho que faz, hein?

Vídeo, vídeo, vídeo.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab Nov 18 2017, 23:47