VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

FAI or DIE!

Compartilhe
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 485

FAI or DIE!

Mensagem  Mantovani em Sex Jun 21 2013, 23:49

O título é uma brincadeira, apenas para incentivar aqueles que, como eu, estão na busca de fazer a gama FAI completa. Quais manobras faltam para você? Qual a mais difícil? E as dicas dos prós que frequentam o fórum?

Ainda não fiz o triângulo nem o oito quadrado. Mas, amanhã se o dia ajudar, vou tentar. 

Acho o quadrado normal mais difícil do que o invertido. Mas, nenhum está bom de verdade! 

Abraços!
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 400

Re: FAI or DIE!

Mensagem  Nandoflb em Sab Jun 22 2013, 09:24

Olá Mantovani, 

É dificil de dizer qual é mais dificil de fazer, se vc fizer elas na dimensão errada e altura errada, todas são relativamente fáceis de serem executadas!!!

Mas falando em um padrão de competição, na minha  humilde opinião, a Ampulheta é a mais dificil!!! mas é dificil pois tem o inicio com um angulo critico, depois tem o angulo de subida, depois o nivelamento na cabeça, o tempo do voo "nivelado", depois o angulo de descida e a finalização que é um giro brusco!! Normalmente sai feia.. é dificil de se ver uma ampulheta ser executada perfeitinha!!!

Ainda tenho muito receio em fazer o quadrado invertido!!!  faço sem problemas nenhum.. mas o coração dá uma disparada nessa hora!!  mas é só o primeiro.. depois do primeiro se eu fizer mais 10, todos vão sem nenhuma emoção pré infarto!

Agora,  dificil é  vc pular da intermediários e pegar a Mini- FAI só com manobras redondas e executar ela perfeitinha. Em todos as dimensões corretas, com nivelamentos corretos.. isso sim é dificil.. depois que vc pegou a mão na Mini-FAI, a FAI vai ser mais tranquilo de executar!!!

Então frente ao seu tópico,  para mim, a AMPULHETA, padrão competição, é a mais dificil!!!

Abraço e bons voos a todos, 

Nando
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2193

Mensagem  Sérgio Daeuble em Sab Jun 22 2013, 12:35

Bem lembrado....... O medo e as pernas tremendo apenas nas primeiras tentativas das manobras....... Depois de umas 10 ou 100 a coisa melhora.......
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Mensagem  Marcus36X em Dom Jul 07 2013, 07:38

Ou vc treme com o modelo ou o modelo treme com vc....
    Uma apostinha?
    Quem faz primeiro?
    Johnny, sorry for you kid...
    To indo pro ibira ja ja e sei nao, to com uma vontade de fazer Path tremer!!!!

Yeppee Ka Yay
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Dom Jul 07 2013, 09:43

YEAAAHHHH¡!!!
    Yeppee Ka Yay mother fucket!!!!!!!

FAI or DIE?
    FAI!!!!!

Acabei de fazer minha primeira gama FAI!!!
    Ainda to adrenado, ta dificil digitar..

Yeppee Ka Yay!
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Dom Jul 07 2013, 21:16

Como ontem mandei o quadrado invertido, estava confiante que ia rolar e cheguei no Ibira com a mente feita e adrenado.
    Conferi a sequencia das manobras com meu brother Roberto "Japa" e ST46 funcionando como sempre de primeira batida.
    Decolagem e não tinha volta.... Era a gama!
    Os loopings triangulares saíram bem feios, mas ai era hora dos oito e nunca tinha feito o oito quadrado antes...
    Sem crise, e como sem medo não existe coragem, após terminar o mesmo sabia que a gama ia sair.
    Ampulheta... meio torto mas foi dai foi só terminar e sair pro abraço.
    Dai só voei o Phoenix e só fiz a gama os outros voos. Muito gostoso e como não poderia deixar de ser, um objetivo alcançado.
    Obrigado a todos que me ajudaram a chegar até esse momento.

Yeppe Ka Yay
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3293

Mensagem  Morcegão em Dom Jul 07 2013, 21:21

Basketball cheers cheers cheers bounce Basketball 
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mantovani em Dom Jul 07 2013, 23:16

Marcus36X escreveu:YEAAAHHHH¡!!!

FAI or DIE?
    FAI!!!!!

Yeppee Ka Yay!

Se eu estivesse voando neste final de semana, com certeza teria tomado cerveja na sua conta, Marcão. Deu sorte! kkkk

Parabéns pela conquista. Quero ver na pista.

Abraço!
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 765

Mensagem  martin em Seg Jul 08 2013, 00:39

Parabéns Marcus!

Imagino a sua alegria como foi grande. Bem vindo a FAI!

Abraço,

Martin

Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Seg Jul 08 2013, 09:00

Mantovani escreveu:
    Marcus36X escreveu:YEAAAHHHH¡!!!

FAI or DIE?
    FAI!!!!!

Yeppee Ka Yay!

Se eu estivesse voando neste final de semana, com certeza teria tomado cerveja na sua conta, Marcão. Deu sorte! kkkk

Parabéns pela conquista. Quero ver na pista.

Abraço!

Sem crise, valendo 3 skol se vc fizer terça??? Digo vc fazer, porque eu....
    Join the big boys, Johnny "The Kid" Man.

Yeppee Ka Yay
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Ter Jul 09 2013, 21:44

Esse aqui é o meu...
    Fazendo a gama pela sexta vez...
    Tava umas turbulências meio estranhas hj, e motores meio estranhos tb...
    Mas, prometo melhorar!

http://www.youtube.com/watch?v=F9kJDirviFM&feature=youtu.be

Yeppee Ka Yay
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mantovani em Ter Jul 09 2013, 22:47

É isso aí, Marcão. Agora é treinar, treinar e treinar.

Nos vemos no sábado!

Abraço.

João Mantovani
    Sérgio Daeuble
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 2193

Mensagem  Sérgio Daeuble em Ter Jul 09 2013, 23:15

Beleza.
    Very Happy Very Happy cheers cheers cheers Basketball Basketball 
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1446
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam

Mensagem  Alexandre Margonar em Qui Jul 11 2013, 20:57

Show Marcus, você é fera mesmo!

Parabéns.
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mantovani em Dom Ago 04 2013, 20:46

Ontem ventou no CASA no começo da tarde e após as 15h parou e ficou liso de tudo. Nunca tinha pego um dia tão bom. O Legacy 40 não tremia em momento algum e fiz a sequencia FAI com a pressão de Marcus cantando as manobras. Além de toda a dificuldade nas quadradas, principalmente o 8, tenho que admitir que o avião não é o ideal para isso, acho que pelo motor e talvez o peso (1,5 kg).

Não uso mais as hélices JXF Eletric, pois elas simplesmente desmancham, afrouxa o parafuso e, segundo alguns gringos, podem lascar e mandar uns pedaços para o ar. Uma pena, pois tirava um bom desempenho do motor 40FP, que funciona bem demais para a Mini FAI. Agora só vai de APC 11 x 4,5. O combustível é o do clube sem nitro e uso cabos de apenas 16,5 m, com voltas a 5s.

Agora, vou montar um Pathfinder com o Enya SS40, venturi de 7,5 ou 8 e cabos de 18 para treinar a FAI.

Abraço e boa semana a todos!

Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Nandoflb em Dom Ago 04 2013, 21:05

Ai Mantovani, apenas a minha humilde opinião ok!!!
    Eu experimentei os 2 modelos tanto o Pathfinder com SS40 quanto o Legacy 40 com OS LA 40 e sem o mínimo de dúvida o Legacy é mais avião, está em outro nivel! e Esse nível é F2B e não treinador!! Tem gente que é louco pelo pathfinder..  que ele é isso ou aquilo, mas na boa... não passa de um modelo treinador intermediário para avançado, tem suas qualidades.. extremamente estável, dificil de estolar, mas apenas um treinador.. em uma mesma condição  frente a regulagem de motor e construção, vc tira mais do Legacy do que do Pathfinder!!!

Gosto é gosto e esse é apenas o meu gosto e não me leve a mau ok... Assim como vc e o Marcão.. que estão evoluindo, eu tbm estou nesse barco.. e só gostaria de ver os amigos sempre andarem para frente !!!!

Abraço!!!
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mantovani em Dom Ago 04 2013, 21:45

Fala, Nando! Não levo a mau de maneira nenhuma. De repente o seu Legacy está melhor que o meu. Sei que pelo menos mais leve ele é, certo? Eu sou fã número 1 dos Legacy, tanto que tenho dois. Esse 40 está redondo para a Mini e vou continuar treinando com ele. Como tenho um SS40 parado, quero acertar esse motor em um Path que descolei num rolo com o Marcão. Vou fazer superleve de acabamento e botar para voar. Já vi muitos caras fazendona FAI com ele, inclusive o Martin, com diversos motores diferentes. Lá fora, muitos usam o modelo em competição, então não custa testar. Afinal, nada como um brinquedo novo! Como estão saindo os quadrados por aí? Quando puder, faz uns vídeos para nós curtirmos.

Grande abraço!
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Nandoflb em Dom Ago 04 2013, 22:36

Blz Mantovani..  

Olha cara.. meus treinos estão indo até que legal cara.. eu tenho tentado voar todo o final de semana, mas a coisa complica muitas vezes.. fazia uns 3 finais de semana que nao voavamos, até que final de semana passado rolou.. esse final de semana melou novamente..

Acredito que agora consegui terminar a trimagem do meu modelo o que me deixa mais a vontade para poder arriscar mais na altura das manobras.. O Homa é um modelo muito interessante cara... Segue ai 2 videos de voos.. no segundo voo, havia trocado o combustivel e saiu um pouco acelerado..  Esse ano tudo ficou impossivel para competir.. mas logo vcs me irão me ver ai por Sampa levando os trofeus de 1° para casa!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Grande Abraço

Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mantovani em Seg Ago 05 2013, 12:11

Nando, bem legal. Já está na base, hein? Fala um pouco mais desse avião e do motor.

Grande abraço!
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Nandoflb em Seg Ago 05 2013, 13:21

Blz Mantovani.. é cara.. tenho muito que melhorar.. dimensão das manobras.. altura.. interseção delas.. mas tá tomando forma!!!

O Modelo é o Homa (projeto base do modelo Classic dos irmãos Yatsenko, redesenhado por Jorge Homa e Fabio Poppi para o motor ST 51), o Motor é o Super Tigre G 51 Chines, com hélice Osni (fibra de carbono) 12,5x5,5, Escapamento é Randy Smith e uso com defletor. Cabos de 19m, tanque Mazzarino,  hoje o modelo está com 1565gr.

Cara é um bom modelo, já estou cortando outro um pouco mais leve e com pequenas alterações no sistema de comando, de modo unicamente experimental! Como é um avião grande ( do tamanho de um Legacy e afins) vai bastante madeira na construção.. Mas se vc tem um ST 51 sobrando pode ir firme que não tem decepção!!!

Como ele foi um modelo experimental ( primeira construção de modelo fuselado para motor 51 ou +), acabou servindo como uma gigante escola. Simplesmente tudo o que podia testar nele foi testado, inclusive motor!! foi leadout, comandos, posição de tanque, de inclinação de motor, peso na asa. até que hoje estou com o conjunto que me atende muito bem!!!

Caso se interesse, tem a planta dele neste link : Planta modelo Poppi e Homa   está em escala 1:1 e com todas as peças desenhas..

Grande Abraço

Nando
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 765

Mensagem  martin em Qua Ago 07 2013, 11:07

Não dizem que o Pathfinder é isso e aquilo atoa, é fato comprovado nas pistas aqui e lá fora.

No ano Passado competi com Pathfinder na FAI/Open de igual para igual com modelos TOP, mesmo com problemas nos flaps que refiz errado e fazia meu modelo rolar um pouco quando dava comando. Agora esse problema foi corrigido e como devem ter visto no video que fiz com o Saito 40 o bicho está virando muito firme. Considerem também que ultimamente não tenho voado quase nada e para piorar tenho voado diversos modelos.

Melhor manobra do Path é a ampulheta, quando treino e pego mão do bicho, faz os outros parecer fazer "Oitolheta" kkkkkk

Martin
    p.s. Na Brodak o Pathfinder esta categorizado com modelo de competição!
    Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mantovani em Qua Ago 07 2013, 12:07

Como ainda não voei o Path, não posso falar. Mas isso vai mudar em breve Very Happy 
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qua Ago 07 2013, 12:16

Mantovani escreveu:Como ainda não voei o Path, não posso falar. Mas isso vai mudar em breve Very Happy 

Pelo jeito esse logo logo demora ainda....

Kkkkkk

Yeppee Ka Yay
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Nandoflb em Qua Ago 07 2013, 13:48

martin escreveu:Não dizem que o Pathfinder é isso e aquilo atoa, é fato comprovado nas pistas aqui e lá fora.

No ano Passado competi com Pathfinder na FAI/Open de igual para igual com modelos TOP, mesmo com problemas nos flaps que refiz errado e fazia meu modelo rolar um pouco quando dava comando. Agora esse problema foi corrigido e como devem ter visto no video que fiz com o Saito 40 o bicho está virando muito firme. Considerem também que ultimamente não tenho voado quase nada e para piorar tenho voado diversos modelos.

Melhor manobra do Path é a ampulheta, quando treino e pego mão do bicho, faz os outros parecer fazer "Oitolheta" kkkkkk

Martin
    p.s. Na Brodak o Pathfinder esta categorizado com modelo de competição!

Então Prezado Martin, Apenas dei minha pequena e humilde opinião, quem ja testei e trimei os 2 modelos que mencionei.. o Legacy 40 e o ARF Pathfinder com ENYA SS40.

Tenho uma visão completamente diferente entre Competição e precisão e volto a repetir no mesmo padrão de construção e motorização, o Legacy 40 com um SS 40 é muito mais avião de "competição" e "precisão" do que o Pathfinder com o mesmo motor!!!

Veja que não estou tirando os creditos do modelo, muito pelo contrário, com uma motorização maior, deve ser um bom avião, mas com o SS 40 me desculpe, a palavra "competição" e "precisão" não vão estar no mesmo contexto.

Abraço e bons voos

Mantovani
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mantovani em Qua Ago 07 2013, 14:24

Nando, acho interessante voltarmos na história deste motor para falarmos de competição. Eu tirei o SS40 do Legacy para colocar um 40FP, e não posso reclamar. A ideia de usar o Enya no Pathfinder é para me convencer que eu estava apressado e não esperei para obter o máximo de desempenho deste Enya, que acredito deve tomar muito tempo até ficar bem amaciado. No entanto, a convicção do nosso amigo Martin me faz acreditar que isso vá acontecer e, agora que tenho dos Legacy voando bem, dá para fazer voos tranquilos com o Path até o motor mostrar tudo o que é capaz. Até ele ficar redondo, vou fazer uns for fun enquanto os outros esfriam! Mas, a ideia é ir pra competição com o Path e esse motor, sim. Por que não acredita nele?

JM

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter Set 26 2017, 17:07