VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

OS Max SF 61

Compartilhe
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

OS Max SF 61

Mensagem  betocastrucci em Sex Jun 21 2013, 22:28

Um colega do voo livre  está com um OS Max SF 61 dos anos 80 (ele acha) que nunca foi ligado. Vai ser utilizado num Ugly Stick RC mesmo, mas como a turma fera em motor glow é a do vcc, resolvi peguntar por aqui:

Esse motor é ABC, Ferro, Anelado?
    Qual o procedimento para amaciar?
    Hélice acredito que seja 12x6 mesmo.
    Caretão 4x1, ou quanto de nitro?

Abraços,
    Beto
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5154
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Re: OS Max SF 61

Mensagem  Manicaca em Sex Jun 21 2013, 22:44

Beto, boa noite. O SF 61 tinha tanto em versão anel como em versão "ABN" (niquel ao invés de cromo).
    Tenho o manual do motor, mas como está em PDF não dá pra anexar aqui no forum. Me mande um email que eu mando ele pra vc caso queira.

abraço
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1732

O.S. MAX 61SF

Mensagem  TAPXURE em Sab Jun 22 2013, 11:58

Olá Beto e Manicaca;

Pelos meus conhecimentos e já tive algum destes motores, a linha SF da O.S. eram os melhores motores da época!!! Acho que ainda não eram ABN, mas sim ABC (camisa c/ cromo duro). Estes motores são verdadeiras joias!! São motores long-stroke (maior torque e menos rpm). Os mais comuns, eram na versão ABC. Os de anel eram mais difíceis de encontrar. É só olhar na lateral do pistão, pelo buraco da saída do motor (janela de escape); se o pistão for todo cor de alumínio, é ABC. Se tiver uma faixa mais escura, é de anel.
    A versão ABC tem maior compressão e deve ser amaciado com o carburador todo aberto, em regime 4T bem rápido (quase entrando em 2T). Se for de anel, pode amaciar em 4T mais lento (rico). Abra e feche a agulha, para variar a rotação durante o amaciamento. Use hélice 12x6 para amaciar e primeiros voos. Depois de amaciado, pode por no STIKÃO até 13x6. Use vela O.S. A3, O.S. 8 ou ENYA 4. Funcione uns 2~3 tanques no chão para pré-amaciar e depois mais uns 10 voos bem rico, na agulha de alta. A lenta deve ser certa, nem rica, nem pobre! USE SEMPRE COMBUSTÍVEL IMPORTADO com 10% de nitro e no mínimo 17% de óleo. Se quiser, pode adicionar uns 60ml de óleo de rícino por galão. Depois de amaciado, SEMPRE VOAR COM A AGULHA DE ALTA UM POUCO ABERTA!!! Nunca deixamos o motor "sair apitado" (100% de rpm); sempre 300~400rpm abaixo da máxima rpm!!!

Bons Voos;

ALEXANDRE TAPXURE
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Jun 22 2013, 19:45

Olá Tapxture. Sim o 61 SF era e é um belíssimo motor. Na verdade ratifico o que havia dito, ele era vendido em algumas versões, helicóptero, com ou sem bomba de combustível (SF & SF-P), mas com relação a metalurgia de cilindro e pistão eles eram sim ou anel (ringed) ou "ABN" ou "ABC Type" (tipo ABC) como eram denominadom pela própria OS.

A esmagadora maioria dos motores da OS "Tipo ABC" tinham pistão de alumínio sim como o amigo afirmou, porém porém com cilindro de bronze ou latão niquelados, embora nos catálogos e nas caixas dos motores estivesse sempre impresso "ABC" ou mesmo "OS ABC"

Houveram uns poucos motores feitos pela OS com metalurgia "True ABC" ou verdadeiramente ABC, e eram alguns motores de ponta e de alta RPM destinados a competição, como uns poucos motores para Pylon Racing e de competição para carrinhos.

Ao que parece, essa limitação ao uso de cromo duro no Japão se deve a restrições ambientais ao uso de cromo, que parece produzir subprodutos bem mais poluentes do que o níquel no seu processamento.

Existe um tira teima muito fácil de fazer, basta ter um imã nas mãos. Se vc colocar o imã junto ao cilindro em sua face banhada e ele grudar é porque é porque o banho no cilindro  sistema usa níquel que é magnético (ABN), se não grudar é cromo que é usado no sistema ABC. Basta fazer o teste

Ao contrário qdo que muitos pensam o sistema ABN não é ruim. A Thunder Tiger de Taiwan por exemplo produziu e ainda produz excelentes motores com essa tecnologia que tem a melhor das reputações quanto a confiabilidade mecânica e longa expectativa de vida como se encontram nos excelentes TT GP 42 e TT 46 PRO muito populares também no Brasil.
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

OS Max SF 61

Mensagem  TAPXURE em Sab Jun 22 2013, 21:28

Olá Manicaca;

Nunca fiz o teste com imãs em motores, como explica! Agora, me deixou com dúvidas quanto se eram ABC ou ABN. Sou aeromodelista desde 1978. Meu primeiro motor R/C foi um O.S. 61FSR ABC, em 1980. Estes motores eram "short-stroke" e gostavam de rodar hélices com 11" de diâmetro. Depois vieram os motores SF, que como disse anteriormente, tinham mais torque. Sabe que os bons motores de helicópteros R/C são de anel, porém com a camisa cromada!!??

Pelo meu conhecimento, a O.S. mudou sua linha para ABN, com a série FX. Esta série foi lançada em virtude do mercado optar por "coisas" mais baratas. Na minha opinião, era o começo da globalização no modelismo!!! Abrimos mão da qualidade, para "comprar produtos baratinhos". A THUNDER TIGER entrou no mercado, com motores copiados da O.S.. Diziam na época, que contrataram um ex-engenheiro da O.S., transferindo tecnologia para a nova fábrica e fizeram uma grande propaganda no mercado mundial!

Eu tive loja por muitos anos. Para você ter uma idéia, vendíamos o O.S. MAX 46SF por US$229,00. Aí, a Aeromodelli começou a importar os T.TIGER PRO 46, o qual era vendido por US$149,00!!! Resultado: em poucos meses, vendíamos o dobro ou triplo de T.TIGER comparando com os O.S.. A famosa O.S. foi abalada nos seus alicerces!!! Foi aí que optaram em abrir mão da qualidade e lançaram uma séria mais "comercial"; a linha FX. Os primeiros motores, tiveram sérios problemas no NICKEL da camisa. Este se soltava, causando grandes transtornos para todos. Com o tempo, todas as demais fábricas foram se adequando a nova realidade. Na minha opinião, a fábrica que se mantem mais "fiel" aos velhos tempos, é a ENYA. Encomendei no começo deste mês, um motor NOVAROSSI R91CR. Esta fábrica Italiana, sempre produziu motores de ótimas qualidade (competição). Vou fazer o teste do imã nele, pois dizem que é ABC! Depois te conto o que deu!!!

Abraços;

Alexandre Tapxure
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Sab Jun 22 2013, 22:32

Tapxture, obrigado pela sua resposta. Coincidentemente comecei no Aero oficialmente em 78 também Basketball

O macete do imã não é meu não e sim de um cara chamado de Dave Gierke, mega guru de motores a nível mundial, escritor de livros e colunista de motores em revistas tais como a Model Airplane News entre outras.

O Dave também é conhecido pelos seus projetos de VCC (F2B) a saber a série dos Novi I, II, III e IV

O assunto do ABC/ABN tá tão batido e debatido nos foruns em geral que muitos deles já bloquearam esse tema por ser polêmico e ocupar espaços gigantes.

Os FSR também eram níquel, mas certamente a qualidade deles era muito boa pois os motores eram de boa qualidade e tinham e tem boa reputação ainda nos dias de hoje.

O níquel em sí não é ruim, basta ver que até fabricas renomadas como a Enya (40 ZX), TT e até a Webra (32, 40 e 50 GT) usavam a metalurgia em alguns de seus motores sem problemas.

O foco maior do problema se concentrou nas séries FX da OS como o amigo citou e esporadicamente nas séries SF e LA do mesmo fabricante.

Com essa deficiência se abriu um mercado para fabricantes autônomos como a Nelson entre alguns fabricarem cilindros e pistões especiais de verdadeiro cromo duro para a linha OS e YS. Muitos desses motores com esses kits opcionais foram repassados a terceiros funcionando muito bem. Então muitos pensam que esses motores viera de fábrica assim, mas na realidade são motores já modificados com kits de verdadeiro cromo.

Pra quem quiser, segue link de postagem das desaventuras e revoltas de um espanhol com seu 46 FX e o descaso com seu motor após múltiplos descascamentos de cilindro em seu motor.

Link do cara: http://personales.ya.com/katraska/os.htm
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Mensagem  Marcus36X em Sab Jun 22 2013, 23:54

O Bob Hunt me falou que em 78 quando foi campeão mundial, ele trocou o ST 46 por um 40 FSR, virando uma tripá, e assim conseguiu o titulo.
    Eu ainda vou ter um, de preferencia o 45 FSR:heart:
    O meu 46 FX, adivinha? Descascou a camisa, phodeu tudo, só trocando...

Yeppee Ka Yay
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Mensagem  Marcus36X em Sab Jun 22 2013, 23:59

Uma ftz que o Bob me mandou do modelo em questão...

Yeppee Ka Yay
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Jun 23 2013, 00:26

Marcão, uma verdadeira honra de receber uma foto do Bob Hunt com o mítico Genesis.

Quanto ao cilindro e pistão do FX 46 tem jeito. A turma do RC daqui costumava trocar o kit original do 46 FX que estourava pelo kit de cilindro e pistão do CB 46 feito em verdadeiro cromo duro.

Outra maneira, já que a CB INFELIZMENTE fechou é optar por um kit de um dos varios clones chineses do 46 FX que existem no mercado. Ai acaba o problema de descascamento bounce
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master

OS Max SF 61

Mensagem  TAPXURE em Dom Jun 23 2013, 11:31

Pois é amigos ... "VIVENDO E APREDENDO"!!!!!!!

Outra coisa; de "MANICACA" parece que você não tem nada, né ... Manicaca!!! Continue mandando notícias. Acho ótimo me informar, aprender e conversar com pessoas esclarecidas ... e que esclarecem!!! Quem guarda o conhecimento só para si, é egoísta e pensa pequeno!!!

O MARCÃO não precisa de comentários! É "o cara" mais presente e eclético deste (e outros) fórum!!!

Abraços e obrigado;

Alexandre Tapxure

PS:  Vamos voar hoje um PATHFINDER (c/ O.S. 46LA) e um T-25 Aerobrás  (c/ ENYA SS35) que eu mesmo montei, para lembrar os "velhos tempos"!!!
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Jun 23 2013, 12:38

Manicaca com orgulho meu querido Tapxture cheers
    Todos os dias aprendo MUITO com essa turma boa e saudável que está aqui no Forum. Espero ter o prazer de conhecer essa moçada toda pessoalmente e além de voarmos juntos podermos conversar e até tomarmos umas "birras nitradas" juntos.

Sempre que eu encontro algo diferente pela net procuro trazer pra cá pra gente compartilhar e aprendermos juntos, o que é legal

Os outros fazem o mesmo, logo de feijão em feijão fazemos uma grande feijoada !! KKKK BasketballaffraidBasketballaffraid

Abrasssss !!
    Arthur51
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 19

Mensagem  Arthur51 em Qui Nov 21 2013, 08:49

Marcus36X escreveu:Uma ftz que o Bob me mandou do modelo em questão...

Yeppee Ka Yay

Este avião está hoje na casa de um amigo meu, em Águas de São Pedro, SP.... foi comprado de Bob Hunt há muitos anos.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Jul 23 2017, 13:44