VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

Compartilhe

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 419

Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Qui Nov 01 2012, 17:34

Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia e Bom Atendimento .

No ano passado comprei alguns motores Enya, entre eles tinham dois SS30 alias como sou colecionador de motores de Motores isso faz parte , só que estes são para curtir o meu Hobby

O motor em pauta se trata de Enya SS 30 ‘Novo” .

Primeiramente a coisa que muita gente não gosta muito é do Amaciamento do Motor, alias eu também não gosto muito más isso é a vida do seu motor, então vamos fazer tudo corretamente: O combustível que usei é o Recomendado pelo Manual do Motor com 20 % de óleo, só que destes 20% usei 50% de Óleo de Rícino Degomado Industrial destinado para fabricas de tintas , e outros 50% COM Óleo Sintético da Klotz o Vermelho , e o Methanol usei o Merck que vem em vidro escuro com altíssimo ter de pureza e zero de umidade , e feito isso misturei com um galão de combustível Byron com 10% de nitro e 20% de Óleo , um exelente combustível , que uso não só nos meus motores Enya uso também em outros motores , com exelente resultado
    Daí partimos para o Amaciamento propriamente dito: foram varias funcionadas de 2 minutos e esperar esfriar totalmente o motor , isso até o motor começar a soltar ai fui Aumentando Gradativamente o Tempo de Funcionamento , até chegar aos quatro minutos de funcionamento até o motor soltar de Vez . “Importante o Amaciamento foi feito com a hélice que ia usar para Voo a Sonic 10.5 X 4.7 da Graupnner “.
    Amaciado o motor coloquei no modelo e fomos voar ou melhor desenferujar fazia somente uns 18 anos que não voava U-Control , daí para frente foram vários vôos aproximadamente uns 70 , ai em dado momento senti uma vibração no motor e uma repentina perca de potência , após o pouso notei uma folga muito esquisita virando o motor . Ao chegar em casa retirei o motor do aeromodelo e com todo o cuidado e “Ferramentas Adequadas “ desmontei cuidadosamente.

E notei uma sequência de folgas : Folga na biela onde encaixa no virabrequim , folga na biela no pino do pistão , e desgaste da camisa pois o motor perdeu compressão , “Quando isso Ocorre em Conjunto é Configurado Como Desgaste Prematuro de Material ou Fadiga Prematura de Material “ , isso a gente aprende no terceiro ano de Engenharia Mecanica na cadeira de Materiais , Importante Aqui é Deixar Bem Claro Que : A Confirmação Deste Defeito , Somente Ocorre Quando o Desgaste è Em Conjunto , e Com Medidas Expecificas Das Folgas Estiverem Dentro de um Determinado Padrão .
    Confirmado o Defeito ; procurei um professor desta matéria na Univercidade Federal de Mato Grosso , levei o motor para ele fez uma análise das peças , conferio as medidas do desgaste e confirmou “Desgaste Prematuro de Material com Possibilidade de Fadiga “.
    Daí entrei em conto com a http://www.enya-engine.com/index_E.htm , expliquei todo o ocorrido em mínimos detalhes em forma de um relatório técnico , e em contato com o Sr. Ken Enya o qual me atendeu muito educadamente , passou o meu relatório para a parte técnica da Enya que em dois dias , entrou em contato comigo e me solicitou mais alguns detalhes , enviei para junto comprovante que sou aeromodelista a mais de 57 anos , e uma copia da minha licença da FAI desde 1966 .
    No dia seguinte o Sr. Ken Enya me confirmou que o pessoal da área técnica da Enya analizou o meu relatório , e que estava enviando a substituição das peças danificadas por novas , que em 25 dias já chegaram e já aqui e forma estão montadas no motor .

Aqui quero demonstrar que a Enya Metal Engines é uma Empresa Sria que se preocupa e muito , em manter a qualidade aliado ao alto padrão de qualidade dos seus Produtos no mercado , alem de terem um Exelente Suporte Altamente Tecnico `na fabrica , e um atendimento que outros fabricantes de motores não tem , e na minha opinião os Motores Enya mereciam estar no Mercado Brasileiro com uma Importadora do tipo peso pesado, com tudo que a Enya Metal Engines fabricam a disposição dos aeromodelistas e tudo a pronta entrega .

100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 5189
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '

Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

Mensagem  Manicaca em Qui Nov 01 2012, 19:34

Mario, surpreendente o desgaste tão prematuro de seu Enya SS 30.

Primeiro por saber que vc é um grande conhecedor de motores, e depois por saber que existem muitos Enya rodando a 10, 20 anos ou mais que continuam funcionando como novos.

Pode ter sido realmente um problema de qualidade nos componentes de seu motor, no material ou mesmo uma deficiência de lubrificação. Talvez o óleo sintético usado em seu combustível não tenha dado a lubrificação adequada ao seu motor em algum momento, ou em alguma condição mais crítica tipo em uma condição de mistura pobre. Os sintéticos são muito pouco viscosos e além disso ao atingir uma temperatura limíte eles simplesmente queimam junto ao combustível, principalmente levando em conta que em sua região (Cuiabá) o calor é muito forte, o que pode acentuar ainda mais o problema.

Se não me engano o SS 30 usa pistão de ferro e cilindro de aço para o qual o sintético não é muito adequado

Tive experiência semelhante a sua faz anos com um Supertigre GS 40, quado "inventei" de usar sintético no meu combustível apenas por experiência. O motor era um relógio com combustível 3 X 1 e acabei com ele em 2 tanques na bancada (motor zero tinha umas 3 horas de bancada).

O custo da brincadeira foi anel, cilindro e pistão novos, além de despesas com sedex e mão de obra, e embora o motor fosse zero a garantia não cobriu o problema por ter sido "deficiência de lubrificação" Embarassed

O próprio "Sr Fox" sempre dizia nos manuais do motores dele, principalmente nos de Fox 35 que "Óleo sintético destroem um Fox 35 rapidamente". Outra frase do Mr Fox que já li em mais de um local é a seguinte "You can trust in castor oil" ou vc pode confiar no óleo de rícino.

A própria OS Engines dizia sempre em seus manuais algo como "Seu usar óleo sintético em sua mistura certifique-se de sempre uma mistura mais rica como medida de segurança"

Não estou afirmando que o sintético não presta ou coisa no estilo. Só estou narrando a minha experiência como modelista e a de ver varios motores se desgastarem rapidamente coincidentemente ou não usando este tipo de lubrificante.

Um abraço

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qui Nov 01 2012, 19:59

Aproveito a postagem do Comandante Zuffo e posto algumas fotos de defeitos em motores atribuidas a problemas de lubrificação, algumas associadas a casos de corrosão. Há uma corrente que diz que a associação de alguns tipos de óleos sintéticos ao nitrometano acentua bastante os problemas de oxidação, principalmente nos motores de 4 tempos.

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Sab Nov 03 2012, 12:57

Colegas Vetranos e Comandantes

Vamos por partes com relação ao lubrificante; é um item que pode ser interpretado de varias maneiras considerando que no "Brasil o Oleo de Ricino Não tem Uma Clasificação aprovada pelo Imetro" e tem N fabricantes pelo Brasil a fora , eu como gosto dos meus motores sempre procurei usar um Oleo de Ricino Degomado Industrial que vai para industria de Tintas , só que eu consigo sempre alguns litros com o Dono da Fabrica , e quanto ao Oleo Sitetico já esperimentei varios más para mim não tem melhor que o Klotz Horiginal sem mistura o puro é mais viscoso que o vendido aqui no Brazil , eu tenho os dois aqui na minha oficina , normalmente um amigo sempre me traz dos Estados Unidos .E Quanto ao Methanol eu uso o da Merck Sharp do Brazil que vem em garras de vidro escura com indice de pureza de 100% e umidade zero .
    Quanto a composição do combustivel como eu tenho deferentes motores que usam diferentes concentrações : Faço o combustivel sempre de acordo com o manual do fabricante que normalmente indica um bom combustivel existente no mercado , para motores RC o bicho pega , tirando o Byron eo Omega eu descarto os outros.
    Vendo esta peças Enferrujadas isso pode acontecer com combustivel de 3ºlinha "Sem Anti Oxidante , Ante Atrito , e Ante Espumante que são fundamentais pois o Nitro Methano é altamente abrasivo , e estesaditivos são indispensaveis em um bom combustivel .
    Para usar em U-Control eu procurei ouvir pessoas que estão a pleno vapor , e existe muita divergência : Mas o Basico para motores com pistão de ferro "FOX 35" é o tres litros de methanol e um litro de Oleo de Ricino , a opinião mais coerente que ouvi foi de usar 900 Ml de Oleo de Ricino e 10% de Oleo Sinteico ; porem resolvi fazer uma experiência de adicionar ao litro de Oleo de Ricino 100 ML de Oleo Sintetico
    esta pequena quantidade de sintetico foi suficiente para evitar oxidação e carbonização .
    Breve eu volto para continuar este asunto que ,é vital para as nossos motores.

Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 400

Mensagem  Nandoflb em Sab Nov 03 2012, 13:22

Na boa.. não querem oxidação.. usem after run! Pode até ser óleo para direção hidraulica.. depois do dia de vôo.. sem combustivel no motor.. meta umas 5/10 gotas no motor e gire ele alguns pares de vezes.. o motor nunca vai ter problema!!!

Em relação ao fox 35.. 3x1 caretão.. depois de cada dia de voo after run e se preocupe mais com a carbonização externa no bloco do motor do que com a interna. a externa pode criar um super aquecimento e ferrar com o motor. Experiencia propria!!!!

Caso esteja muito carbonizado internamente , use em algums voos nitro com mistura gorda de óleo e ponto final!! motor sempre inteirinho!!!

Você pode usar o melhor metanol do mercado, super purinho.. se vc abrir ele num ambiente sem controle de umidade.. ferrou!! de nada mais serve dizer que ele nao era 0% de umidade!!! A quantidade de umidade (ou água) no combustivel pode afetar a carburação dele, e pode afetar internamente se vc deixar combustivel no motor.. se vc zerar o combustivel.. nao vai ter problema!!!

mas nao se esqueça after run!!! custa R$10,00 em qualquer lojinha fuleirinha de modelismo.!!! é o melhor investimento para manter a vida util do motor!

abrasssss

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Sab Nov 03 2012, 22:15

Colegas Veteranos e Comandantes

Caro colega Nando eu por experiência propria não uso after Rum , tive varios poblemas que por indicação de um outro colega que temabem e restaurador de motores e tambem colecionador de motores como eu ,e como aqui em Cuiaba é quente o ano todo na faixa dos 40º e o ar é bem seco , eu quando faço meu combustivel eu tenho uma camara escura e o combuativel tambem e em um galão de polipropileno cinza escuro de 10 litros especifico para fazer meu combustivel , guardado nas garrafas escuras e vou usando .
    Nos meus motores de coleção que são todos zero e na caixa , uma vez por ano você tem que dar uma girada mesmo sem funcionar o motor, e depois de ter muita dor de cabeça usando After Rum que simplesmente secava e colava o pistão , ai tinha o rutual de tirar a tampa do carter emergir o motor com thinner por 5 minutos e escorrer , até secar bem depois é usar Oleo Singer , hoje tenho motores parados a mais de 20 anos e estão girando perfeitamente .
    Para os motores que estão em uso quando estão parados termino o voo e dou uma pane seca , uma mistura meio a meio de after rum com oleo Singer maravilha sem poblema ;
    depois que eu pasei a usar no combustivel para FOX adicionando a mistura 3 x 1 100ML de Oleo Sintetico da Klotz "O VERDADEIRO" a carbonização é minima .

martin
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 765

Mensagem  martin em Dom Nov 04 2012, 00:35

Interessante que vários componentes e de metais diferentes tiveram desgaste prematuro, geralmente um componente falha por defeito de fabricação não todos e ao mesmo tempo, é mais fácil eu ganhar na loteria! Para diferentes componentes desgastarem prematuramente só tem uma explicação COMBUSTÍVEL INADEQUADO E/OU Mal Uso! Escutei dizer que tem oleo Klots falsificado sendo vendido no mercado. Se a embalagem não for original da Klots fiquem desconfiados.

Sempre se deve amaciar o motor com uma hélice MENOR do que se vai voar. A carga no motor quando esta na bancada é PLENA, muito maior do que quando o motor esta em um modelo voando. A hélice recomendada para amaciar um Enya SS30 é uma 9x4~6

Martin

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Nov 04 2012, 08:02

Muito bem colocada a posição do Martin. Pensei a mesma coisa e concordo com ele bounce

No motor do Marião houve praticamente um desgaste geral, por isso logo pensei em uma falha de lubrificação

Como já dise acima, fiquei espantado por se tratar de um Enya e ainda mais sendo usado por modelista e colecionador muito experiente no caso do Marião Basketball

Carlo
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3341
    Comentários : Attitude is everything!!!

Mensagem  Marcus36X em Dom Nov 04 2012, 14:38

Shit happens...

Abç
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1446
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam

Mensagem  Alexandre Margonar em Dom Nov 04 2012, 15:18

Senhores aprecio muito as pessoas que levam o VCC e motores tão a serio!
    Lendo todos os tópicos aqui, aprendi muito, e tenho certeza que muito ainda tenho que aprender, e tópicos como este, nos ajudam muito a aprender cada vez mais.
    Mas, em se falando de Enya, tenho que dar o meu testemunho, sobre essa marca.
    Tenho atualmente, 2 Enyas, um 35 VCC e um 19 RC.
    Este Enya 35 e modelo 5224 e está comigo há mais de 20 anos, e comprei-o de um amigo que também o usou bastante, mas eu não sei quanto.
    Ele está no nariz do meu Miss Dara, e esse conjunto só me dá alegria.
    Esse motor já ficou parado por 6 anos, e quando fui usar pegou na primeira.
    É um verdadeiro canhão no nariz do Miss Dara! Pega fácil gira forte e nunca me deixou na mão.
    Já tive e tenho motores de varias marcas, mas esse Enya é meu xodó.
    Confesso que eu não tenho muito cuidado com ele, então o Enyão é bom mesmo, pois mesmo assim ele está perfeito, então o nome desse tópico é a pura verdade: “Motores Enya uma questão da mais alta tecnologia”

Ai vai uma foto dele com o cabeçote raspado, devido a um pouso mau feito.
    [img][/img]

Vida longa aos motores Enya!
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Nov 04 2012, 17:09

Bellisima Macchina Alexandre. Esse seu é Enya 35 III B, série 5224 talvez o melhor dos Enya 35 fabricados até hoje.

Esse seu vale a pena vc entrar em contato com o Martin na stunthobby e encomendar um cabeçote novo e um jogo de parafusos originais, o valor é muito competitivo e o motor vai ficar "tinindo" de novo.

Se resolver encomendar um cabeçote novo, pede o cabeçote de baixa compressão (Stunt) porque esse motor tinha uma versão que vinha com 2 cabeçotes e 3 venturis, e o segundo cabeçote era de alta compressão pra speed e combate e que era pra ser usado com o venturi grandão sob pressurização de carter.

abraço

Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Nov 04 2012, 17:15

Eitah manicacada !!! Ia anexar um anúncio dos Enya serie III e esqueci de anexar na mensagem de cima ... Sleep

No anúncio dá pra ver o cabeçote extras e também os dois venturis suplementares tanto no 29 como no 35.

Segue agora Basketball

Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 3286

Mensagem  Morcegão em Dom Nov 04 2012, 18:00

Repito que só você mesmo para encontrar tanta propaganda assim.
    Tenho alguns Enyas .35 5224 e um deles comprado com o Martin. Verdadeira jóia. Tenho também um Enya .29 antigo que nunca coloquei para funcionar. Um dos .35 que tenho veio com um Aspirante e é um furacão. Muito bom mesmo.
    Quanto ao estado destes motores somente vi isto em um modelo que ficou semi enterrado num mangue por dois anos mais ou menos e em um Fox .35 que encontraram jogado no tempo em meio a várias tralhas de um francês que havia falecido em seu quarto numa fábrica numa cidade vizinha a que moro. Totalmente travado. Não vou dar opinião para o motor Enya .30, mas acredito que o Martin esteja com a razão.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Dom Nov 04 2012, 19:14

Morcegão, se vc tem os 35 III (5224) vc tem um dos melhores Enya já feitos, e são uns "cavalos" de motor, muito bons mesmo.

Tem gente que jura ser quase impossível desgastar um motor desses em uso normal e com tratamento decente, excluindo obvio quedas e o uso de combustíveis "Cruel Power" (ou potência cruel), onde a palavra "óleo" é "apenas" um complemento affraid

Abaixo umas fotos de uns Enya que fui baixando:

Enya 35 III (Série 5224) com o cabeçote e os dois venturis extras.

Esta série vinha coms os venturis quadrados

Enya 35 III B, também da Série 5224, porém com denominação "B" devido ao uso agora de venturis redondos e o uso de uma nova tampa dianteira adaptada a este novo tipo de equipamento.

Ouve-se comentários de que a Enya mudou para este tipo de venturi devido ao pedido de modelistas que desejavam tornear venturis com tamanhos diferentes dos originais em medidas personalizadas usando tornos convencionais, o que não era possível naquela época.

Os quadrados, embora funcionassem muito bem, dificultavam a confecção por parte de torneiros etc.

Este é o mesmo modelo do 35 do Margonar.

Enya 29 série 5224, este também utiliza o mesmo bloco básico do 35 5224, porém com modificações internas para reduzir a cilindrada para .29

Também vinha com 3 venturis e um cabeçote de alta taxa de compressão

São motores clássicos e muito bem feitos sunny

Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Dom Nov 04 2012, 19:31

Enya eu tenho um 25, um 30, um 40, dois 45 e um 60.
    Todos pegam de primeira e pelo spinner e funcionam bem.
    Acho que o melhor Enya que já vi foi um 29 em um aspirante, frazia tudoe voava com qualquer vento, super forte o motor, isso nos anos 80...

Abç

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Dom Nov 04 2012, 20:45

Co0legas Veteranos e Comandantes

Realmente com o meu Enya SS 30 não faltou lubrificante, depois refazendo os calculos estava com 23% de Oleo dos quais 70% Oleo de Ricino e de Oleo Sintetico 30% . Inicialmente eu usei por pouco tempo com 22% de Oleo meio de ricino e meio de sintetico este recomendado pelo Martin ,quando comprei os motores
    más devido ao calor de Cuiaba resolvi diminuir o Oleo sintetico e almentar o Oleo de ricino ,melhorou muito o motor girava mais macio ou redondo .

Quanto ao Oleo Sintetico que eu uso é o Klotz Horiginal que vem em garafas de 900ML comprados nos Estados Unidos em caixa aqui vai o link de onde eu compro .

http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXS622&P=7

O poblema do meu SS 30 foi constatado tecnicamente por gente que entende mais do que eu , acho que a gente estuda cinco anos em uma faculdade , de Engenharia Mecanica faz expecilização , um pouco a gente tem obrigação de entender alguma coisa mesmo que esteja posentado a cinco anos ; porem em nada eu desmereço quem fala por conhecimento pratico "Sem a parte Tecnica que o estudo traz" a escola da vida te ensina muita coisa que não estão nos livros .
    O Motores Enya eu concidero uma esupidez de potêcia e desempenho são motores que sobram potêcia , eu usei um Enya 35 V Modelo 5225 que eu tive que recuperar tudo este motor o bicho funcionava e escapava combustivel pelo eixo , ai refiz o motor inteiro ficou Novo e foi para minha coleção , usei este motor em um modelo RC JR.Young por muitos anos , e depois foi para o U-Control tambem por muitos anos ,vou tirar algumas fotos deste motor e vou postar aqui a caixa esta totalmente estourada más não tem outra .

ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 247

Mensagem  ANDRE em Seg Nov 05 2012, 08:57

Boa dia a todos,

Aqui na Pista da Praia Grande, temos vários Enyas SS 30, alguns com mais de 5 anos de uso intenso,que funcionam perfeitamente com combustível caretão e com melhor desempenho quando usamos 50% byron + 50% caretão (óleo sintético/rícino na proporção de 20 a 25%).
    Esse problema que o Mário Zuffo comentou já aconteceu aqui, contudo havia uma obra próxima a pista, gerando muita poeira suspensa no ar (terra, cimento e etc.), sendo que o motor acabou aspirando todo esse material e tivemos o desgaste prematuro das peças (camisa e pistão). Houve perda parcial de compressão do motor.
    Contudo esse motor é que nem de fusca, continua funcionando com 80/85% de potência, e para ligá-lo rapidamente requer o uso de starter.
    Atualmente este motor está em uma ringmaster e continua voando regularmente.
    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Seg Nov 05 2012, 19:37

Boa noite. A pedido do amigo e comandante Zuffo, posto fotos de uma bela restauração de um Enya da coleção dele.
    Lindo motor Marião Basketball

"Caro Adriano

Solicito a você a gentileza postar essas fotos para mim no Forum , na parte de Motores onde falamos sobre o motor Enya e estas fotos e da minha penultima restauração completa de A ate Z se possivel na sequência (...)"

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Seg Nov 05 2012, 20:13

ANDRE escreveu:Boa dia a todos,

Aqui na Pista da Praia Grande, temos vários Enyas SS 30, alguns com mais de 5 anos de uso intenso,que funcionam perfeitamente com combustível caretão e com melhor desempenho quando usamos 50% byron + 50% caretão (óleo sintético/rícino na proporção de 20 a 25%).
    Esse problema que o Mário Zuffo comentou já aconteceu aqui, contudo havia uma obra próxima a pista, gerando muita poeira suspensa no ar (terra, cimento e etc.), sendo que o motor acabou aspirando todo esse material e tivemos o desgaste prematuro das peças (camisa e pistão). Houve perda parcial de compressão do motor.
    Contudo esse motor é que nem de fusca, continua funcionando com 80/85% de potência, e para ligá-lo rapidamente requer o uso de starter.
    Atualmente este motor está em uma ringmaster e continua voando regularmente.
    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.

André, muito pertinente sua colocação meu amigo. A poeira, areia e outros detritos abrasivos destroem qualquer motor mesmo.

Em região de poeira um filtro de ar é muito recomendável.

Abraço

Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 em Seg Nov 05 2012, 21:49

Colegas Veteranos e Comandantes

Eu comecei a me didicar a restauração de motores , quando encontrava todas as peças horiginais para substituir as danificadas por diverços motivos , é uma coisa gratificante ex: este belo ENYA 35 V T.V modelo 5225 , este sim foi usado alem do limite praticamente aprendi a voar Radio com elê por volta de 1966 , o que eu derrubei de avião com este motor e brinacadeira ai por volta de 1069 passei elê para U-Control , nunca me negou uma partida, no radio elê aceitava combustivel a 4 x 1 más para U-Control usava o mesmo dos meus motores FOX , este motor ficou guardado por um bom tempo ai no inicio deste ano resolvi colocar este motor , em uma bancada para ver como elê estava , cara estava perdendo compreção e jorrando combustivel pelo eixo , ai resolvi que este motor merecia um trato e foi o que eu fiz , comprei todas as peças horiginais na The Control line Sthor no Ebay , e aqui vai um detalhe importante a ENYA fabrica e dispõe de peças de todos os seus motores já fora de linha , tanto que estou recuperando um outro motor Enya desta vez um 49 X T.V , as peças ja chegaram e só uma questão de tempo para ter mais um ENYA na minha coleção .

Quanto ao meu ENYA SS 30 foi memso fadiga de material , tanto que tenho outro SS 30 que já rodou muito mais que este que deu poblema, e o mais interessante usei o mesmo combustivel e esta redondo redondo , aqui voamos em area asfaltada , e tem um detalhe se com o que eu sei a opinião do Diretor do Departamento de Fisica da UFMT , fosse contraria a minha eu respeitaria e encerrava o caso , más por uma questão de direito fui atraz do que estava correto , e tudo deu certo sem qualquer poblema .

Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qua Nov 07 2012, 20:28

Encontrei uma ilustração bem bacana da Enya contendo algumas ilustrações bem bacanas de alguns Enya clássicos, posto abaixo.

Marião, estava pensando, que tal postar pro grupo algumas fotos de sua coleção de motores aqui no tópico?
    Ia ser bem bacana, sei que vc tem belos motores e aqui é um excelente local pra divulgar e mostrar suas máquinas que tal a idéia? Se eu puder te ajudar já "Tô Dentro" !!!!! hehehehe cheers cheers Basketball Basketball Basketball

Me escreve quando quiser que a gente vai combinando

Carlo

Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qua Nov 07 2012, 21:16

O enya 60 com saida de escape dooutro lado...
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Manicaca em Qua Nov 07 2012, 21:27

Bonito o 60 né Marcão? bounce

Era um 60 denominado de Thypoon, tinha a descarga do lado direito e a tampa frontal fixada com seis parafusos
    Segue uma fotinho ...

betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master

Número de Mensagens : 1040

Mensagem  betocastrucci em Qua Nov 07 2012, 21:43

Motores para uso em VCC montados de cabeça para baixo deveriam ter a saída do escape do lado esquerdo. Vi muito poucos motores com essa configuração, geralmente bem antigos e de pequeno porte. Existe alguma razão do escape ser sempre do lado direito do motor?
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master

Mensagem  Marcus36X em Qua Nov 07 2012, 22:10

Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Set 22 2017, 03:02